Patricia Lage - Patsy.

Patricia Lage nasceu na Argentina, no ano de 1956.

Em julho de 1973, aos 17 anos, foi coroada Miss Young Internacional e em agosto do mesmo ano representou a Argentina no concurso de nível mundial que aconteceu em Tókio, no Japão. Patrícia não se classificou para as semifinais, mas o feito lhe abriu algumas portas. Ela se tornou modelo fotográfico, além de estampar muitas capas de revistas, e também trabalhou para algumas marcas.


Na década de 1980 Patricia era bem conhecida pelos seus trabalhos como modelo e pelos comerciais, e também estrelou um programa chamado La casa de Patrícia. Foi nesse período que, em uma viagem para Misiones, o estado que está no nordeste da Argentina, e que faz divisa com os três estados do sul do Brasil, ela viu na tv o Xou da Xuxa, onde era possível captar as imagens da tv brasileira.


A apresentadora gostou do formato do programa e resolveu reproduzi-lo. Ela juntou dinheiro e foi até o Rio de Janeiro para comprar os direitos do Xou da Xuxa, e assim o fez. Estreou, então, El Clan de Patsy.

Houve várias apresentadoras que se inspiraram na Xuxa, mas arrisco dizer que Patrícia foi a primeira que teve a idéia de reproduzir o modelo que consagrou a nossa rainha dos baixinhos. Para ter uma idéia, das Xuxas americanas mais famosas, o El Show de Yuli, no Peru, estreou em janeiro de 1989 e Todo El Mundo Está Feliz, na Colômbia, estreou em 1991. O El Clan de Patsy, na Argentina, estreou em 1988.

Até então a Globo não achava viável levar o Xou da Xuxa para o exterior. O El Show de Xuxa, só estreou em 1991, então, arrisco outra vez dizer que Patrícia Lage levou a Xuxa para a Argentina.


Patrícia adotou o nome artístico de Patsy e o programa El Clan de Patsy foi transmitido pelo canal ATC, que hoje é a Televisión Pública Argentina, com praticamente todos os elementos, pelo menos os principias, do Xou da Xuxa.

Dos outros programas que foram também reproduções do Xou da Xuxa, Patricia Lage teve a melhor nave espacial. E ela tinha também as Bastoneras, que eram as suas Paquitas, o Grillo que era a sua versão do Dengue e o Bichi, uma joaninha que fazia a vez do Praga.

E a estréia do El Clan de Patsy é bem parecida com a estréia do Xou da Xuxa, pelo menos a introdução, aquele momento em que a Xuxa se descrevia, apresentando-se ao público. Os baixinhos, ela chamava de patsytos e tinha um bordão que usava para expressar deslumbre ou surpresa que era “guachi guau”. Expressão que é usada ainda nos dias de hoje pelos argentinos, como brincadeira, ou a sério, involuntariamente.

Ángel Mahler e Martín Bianchedi são dois renomadíssimos compositores que já produziram músicas para vários filmes e musicais, foram responsáveis pela produção dos dois álbuns de Patsy.


No primeiro, a capa é um pouco estranha porque ela está visivelmente se esforçando, toda torta, para permanecer sentada numa posição que deveria ser confortável. E as músicas são: Pat-Sip, Dulce Dulce, El Clan de Patsy, Ben-Ben, Por Tu Cumpleaños Esta Canción, Mousse de Patsy, He-Man, Chip-Chip, Los Chicos Al Poder e El Circo.


No segundo disco a reprodução é bem fiel a capa do Xegundo Xou da Xuxa e a contracapa também é bem colorida, dá vontade de escutar, mas as canções, assim como no disco anterior, também não são tão fiéis aos discos da Xuxa. Começa com Carnaval de Patsy, seguida por Besuquero Besucon, Muchos Para Coquetear, La Banda de Patsy, Nosotros Somos El Mañana, Ven a Jugar Conmigo, Vamos Tomados De La Mano Con Patsy, La Navidad Del Clan, Amiguita Patsy, El Sueño de Patsy e A Mis Queridos Patsos.

Além dos dois discos, Patsy lançou um VHS. Para quem não sabe o que é isso, foi o antecessor do DVD, uma versão em fita, para vídeo.

Tudo isso aconteceu em apenas 4 meses. Foi o tempo que durou o programa. E o final não foi por culpa da Patsy, pois, infelizmente o país passava por uma crise que afetou a distribuição de energia elétrica e os canais de tv só podiam transmitir a sua programação no período da noite. Tudo o que estava abaixo das 19h, ou acima das 23h, foi extinto. E, infelizmente, o El Clan de Patsy era um programa vespertino, ia ao ar às 17h.


Aproveitando o sucesso do programa, Patsy pode aproveitar um pouco mais e fez uma turnê pelo país. Depois disso ela deu seqüência a sua carreira artística, continuou trabalhando na tv e em 2012 a sua biografia foi lançada com o mesmo nome do programa, El Clan de Patsy.

No dia 16 de outubro de 2023, Susana Milano, amiga de Patricia, soltou a notícia de que a artista havia falecido no domingo dia 15. Não foi informado os detalhes, mas sabe-se que Patricia havia sofrido um AVC uns anos atrás e não queria ser vista debilitada.


Para assistir a esse conteúdo, clique aqui.

2 comments:

Memórias do Picapau Amarelo

Leo, ela não lançou nenhuma biografia não...

Leo Cordeiro

Ah, não?
Não se pode confiar na internet, hehe.
Obrigado.