O desenhista Bob Kane é oficialmente creditado como o criador do super-herói, inspirado em um esboço de Leonardo da Vinci, em heróis como Zorro e o Sombra. Porém, o escritor Bill Finger foi tão decisivo na formação de pontos chaves do mito, que muitos o consideram um cocriador, foi ele que deu ao personagem o formato que o consagrou.
Batman é o nome usado pelo riquíssimo Bruce Wayne quando incorpora o herói que caça bandidos em Gothan City. Bruce Wayne é um milionário, ou bilionário, magnata de negócios, filantropo e dono da corporação Wayne Enterprises. A cerca desse herói a história é vasta e uma coisa apenas é certa, o Batman quase nunca é o mesmo.
Nas histórias em quadrinhos o personagem já protagonizou fases distintas, em tempos distintos, universos paralelos, mudou de personalidade, ficou em cadeira de roda, morreu, reviveu, e teve diferentes trajes, bem como atores que o incorporou na tv e no cinema.
O que não muda em Batman, é a sua origem. Quando era criança ele testemunhou a morte de seus pais e treinou a vida toda para dominar diversas técnicas, como a ventriloquia, habilidades teatrais, artes marciais, e usou do próprio medo para amedrontar seus inimigos com a ajuda, também, da tecnologia que seu dinheiro pode comprar e do seu fiel escudeiro, o mordomo Alfred Pennyworth.
O personagem foi criado em 1939 sob encomenda da DC Comics, apareceu em maio daquele ano na revista Detective Comics, e em 1940, devido a grande popularidade, ganhou a sua primeira revista na cidade fictícia de Gothan. Batman, é ainda nos dias de hoje o personagem mais rentável da produtora.
Bruce Wayne nasceu em 1916 e aos 8 anos viu seus pais serem assassinados. Ele jurou vingança e foi criado pelo seu tio Philip Wayne, embora em outras histórias, foi o mordomo Alfred quem o criou. Ou seja, a história é assim, complexa.
O homem morcego tem vários inimigos, o mais célebre de todos é o Coringa. Tem ainda, Pinguim, Charada, Duas Caras, Espantalho, Ben, Mister Freezer, Era Venenosa e Mulher Gato por quem o herói tem uma quedinha. Todos adeptos de artifícios e características fantasiosas, assim como o próprio Batman.
Série de TV.
Batman. Entre 1966 e 1968 o intérprete mais famoso do Batman, Adam West, interpretou o herói em uma série focada no humor. E Burt Ward interpretou o Robin popularizando a expressão Santa (qualquer coisa) Batman. Os dois enfrentavam os vilões e sempre se livravam de suas criativas armadilhas. As cenas de lutas eram repletas de onomatopeias com a música tema de fundo que se tornou clássica.
Filmes.
Batman.
O primeiro filme do homem morcego chegou aos cinemas em 1989, intitulado apenas Batman, teve direção de Tim Burton e interpretação questionável de Michael Keaton. O ator não foi bem aceito pelos críticos, diziam que ele, com sua cara de gaiato, não combinava com o perfil do herói.
Batman O Retorno.
No entanto, a dupla Tim Burton e Michael Keaton repetiu o sucesso nas telonas com o filme Batman Returns em 1992.
Batman Eternamente.
Em 1995 Joel Schumacher assumiu a direção de Batman Forever com Val Kilmer no papel de Batman e apresentou o companheiro do herói, Robin, interpretado por Chris O’Donnell.
Batman & Robin.
E em 1997 o diretor enterrou a série com o desastroso, propositalmente, Batman & Robin. George Clooney interpretou o homem morcego em parceria com Chris O’Donnell no papel de Robin novamente em uma saga repleta de piadas e cenas que extrapolaram o bom senso. O filme apresentou a Batgirl.
Batman o Começo.
Em 2005 chegou nas telonas o primeiro filme de uma nova série para o deleite dos fãs. Batman Begins, dirigido por Chistopher Nolan. Christian Bale encarnou o herói em sua melhor versão até agora.
O Cavaleiro das Trevas.
A sequência chegou nos cinemas em 2008 com o título The Dark Knight. O Cavaleiro das Trevas Ressurge.
O Cavaleiro das Trevas Ressurge.
E em 2012 o terceiro filme fechou a série com The Dark Knight Rises. Este filme apresentou o Robin que não chegou a usar o uniforme, mas segundo o diretor, o longa não deixou margens para uma continuação.
Batman Vs Superman.
Em 2016 Ben Affleck estreou na pele do homem morcego no filme Batman Vs Superman que mostrou o quanto o cara é espetacular, pois mesmo sem superpoderes, com o uso da estratégia e coragem (e muita estupidez, convenhamos), venceu o homem de aço.
Esquadrão Suicida.
No mesmo ano, em 2016, Bruce Wayne apareceu no filme Esquadrão Suicida, onde os vilões são os protagonistas.
Liga da Justiça.
Quase no final de 2017 a DC Comics lançou em parceria com a Warner Bros Pictures o filme Liga da Justiça que trouxe Ben Affleck novamente no papel do homem morcego e Zack Snyder como diretor.
Curiosidades.
Na década de 1950 as histórias do Batman tiveram que ser adaptadas ao capitalismo dos EUA, infantilizadas sob a desconfiança de que o comunismo da Rússia usava os quadrinhos para disseminar a sua ideologia. Foi quando surgiu o Robin, uma criança multicolorida para quebrar o lado sombrio das histórias, e outros personagens foram acrescentados como Ace, Bat-cão e Bat-woman.
Ao contrário da série da década de 1960, Batman não age durante o dia. E foi por exigência dos produtores desse seriado que surgiu nos quadrinhos a segunda versão de Batgirl.
Vários criadores trabalharam no sentido de trazer de novo o personagem de volta às suas raízes sombrias para os quadrinhos e em 1986 Frank Miller, o mesmo autor de Os 300, fez The Dark Knight Returns.
Batman não brigou só com o Superman, ele já lutou, e venceu, o Capitão América.
Veja o vídeo aqui.
0 comments:
Postar um comentário