Hebe.

Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani nasceu em Taubaté, SP, no dia 8 de março de 1929.

Colecionadora de joias, carros e dona de propriedades milionárias, Hebe tinha fama de ser uma pessoa acessível e muito simpática, embora tenha levado alguns processos por ter feito afirmações duras e críticas direcionadas a pessoas famosas em seu programa. Ela iniciou sua carreira como cantora de rádio na década de 1940, na rádio Tupi, e se tornou a maior comunicadora da tv brasileira.

Hebe foi convidada por Assis Chateaubriand para se juntar ao grupo que foi ao porto de Santos buscar os equipamentos para dar início a primeira rede de tv no Brasil, a Rede Tupi. Entre os convidados estava o Lima Duarte e Inezita Barroso. Ela foi convidada também para participar da primeira transmissão ao vivo da tv, mas não compareceu alegando um mal-estar, e anos mais tarde revelou que faltou a inauguração da tv porque teria que cantar o hino da tv brasileira e achou a letra horrível.

Uma de suas primeiras participações na tv foi no programa Rancho Alegre, em 1950, e em 1955 estreou o primeiro programa feminino da tv brasileira, O Mundo é Das Mulheres.
Não por acaso, Hebe recebeu o título de a Rainha da TV Brasileira. Ela se tornou a maior entrevistadora do Brasil, tendo entrevistado diversas personalidades ao longo de sua carreira, como Neil Armstrong, Edith Piaf, Julio Iglesias e Xuxa.

Aliás, Hebe e Xuxa se tornaram grandes amigas. As duas participaram do programa uma da outra, incluindo a vez em que Xuxa estava em seu auge quando foi até o SBT e outra vez em que apareceu na plateia de Hebe, com Ana Maria Braga, quando a apresentadora retornou às gravações depois do tratamento contra um câncer. E ainda, na Rede TV!. Já Hebe, foi entrevistada por Xuxa na estreia de seu programa Xuxa, que foi ao ar aos domingos em 1993 e no especial da Globo, 50 Anos Luz, que celebrou os 50 anos da tv no Brasil em 2000. Elas ainda estiveram juntas em eventos beneficentes e atuaram no mesmo filme (Xuxa e o Mistério de Feiurinha).

Troca de emissoras. Ao longo de sua carreira, Hebe trocou algumas vezes de emissora. Em 1950 ela fez as suas primeiras aparições na Rede Tupi, onde estreou em 1955 o seu programa e permaneceu até 1964, saindo para dar à luz ao seu filho Marcello Capuano. Em 1966 ela retornou pela Record TV a contragosto de seu marido, o Décio Capuano, quando estreou o programa que ficou no ar por mais de 40 anos, o programa Hebe. Em 1974 ela retornou a Rede Tupi onde ficou até 1975. Em 1979 estreou o programa na Rede Bandeirantes. Em 1986 o programa estreou no SBT, onde ficou até 2010 e participou de vários especiais na emissora, quando surgiram boatos de que sua saída aconteceu devido o corte de seu salário de 1 milhão e 500 mil para 1 milhão e depois deveria cair para 250 mil numa época de declínio da rede. Em 2011 estreou na Rede TV!, onde ficou até 2012 quando teve o contrato rescendido após algumas internações.

Em 2012, dois dias após a Rede TV! anunciar a sua saída da emissora, o SBT anunciou o seu regresso. No entanto, em uma entrevista o apresentador Carlos Alberto de Nóbrega disse que Silvio Santos sabia que ela não estrearia, deixando claro que a sua recontratação teria sido um gesto solidário com a apresentadora, em consideração pelos anos de casa, de amizade e como uma forma de dá-la uma razão para buscar forças em seu tratamento. Um bonito gesto.

Quando estreou como cantora na Rádio Tupi, Hebe tinha apenas 15 anos. Ela montou com sua irmã e mais duas primas, o quarteto Dó-Ré-Mi-Fá que durou três anos. Depois, fez dupla caipira com sua irmã, a Rosalinda e Florisbela. Em 1960 lançou o seu primeiro disco, Sou Eu, seguido por outros nove: Hebe Comanda o Espetáculo (1961), Hebe e Vocês (1963), Hebe (1964), Hebe 65(1965), a Coletânea Hebe (1994), Hebe Pra Você (1998), Hebe Camargo & Convidados (2001), Hebe Mulher e Amigos (2010) e Hebe Mulher (2010).

Em 2010, a apresentadora descobriu que tinha um tumor raro na região abdominal, que foi exterminado após um tratamento. Mas, em 2012 o tumor reapareceu e após algumas internações e cirurgias ela morreu no dia 29 de setembro daquele ano, em São Paulo, aos 83 anos.

Curiosidades. 
Apesar de fazer a linha ostentação, Hebe teve uma infância pobre e estudou só até a 4ª série.

Só em 1957, sete anos depois de sua estreia na tv, é que Hebe tingiu os cabelos de loiro e desde então nunca mais usou os fios escuros.

Em 1981 Hebe sofreu um acidente de avião.

Em 1985 foi convidada para posar nua para a Playboy.

Hebe teve dois casamentos, o primeiro em foi 1964 com Décio Capuano, de quem se separou em 1971. O segundo foi em 1973 com Lélio Ravagnani, com quem viveu até a sua morte, em 2000.

E ela alimentava um amor platônico por Roberto Carlos, que nunca ficou claro se o que falava era de verdade ou só brincadeira, já que sempre demonstrou bom humor.

Além dos programas da Xuxa, Hebe esteve na Globo em outras ocasiões. Em 2000 ela participou do programa do Jô ao lado de Nair Belo e Lolita Rodrigues. E em 2010 recebeu de Faustão o troféu Mario Lago.

Hebe ganhou uma avenida em sua homenagem com o seu nome na cidade de São Paulo, a Avenida Hebe Camargo.

Assista o vídeo aqui.

0 comments: