8 de março. Ainda somos muito machistas.

Passado o dia das mulheres, eu fiquei lendo algumas publicações em homenagem a elas e pensando, o quanto ainda somos machistas. Temos mudado, isso é óbvio, ao menos estamos tentando, mas a cultura ainda é muito paternal e mesmo as mulheres acabam cometendo equívocos e afirmando o machismo em seus próprios posts.

Vi muitas brincadeiras a respeito do tema. Brincadeiras são legais, mas devemos saber quando fazê-las, e piadas, vídeos desastrosos para arrancar graça, ou coisas do gênero no dia 8 de março, com mulheres como tema, não são bem vindos.

Acredito que muita gente esquece o significado desse dia e confunde com as campanhas comerciais, como tudo tem sido. E mesmo em coisas que parecem ter sido com boas intenções, está lá, o machismo impregnado. Darei um exemplo.

O texto abaixo, do britânico Willian Golding, circulou pela web no dia 8 de março.
"Creio que as mulheres estão loucas se pretendem ser iguais aos homens. São bastante superiores e sempre foram. Qualquer coisa que dê a uma mulher, ela fará melhor. Se lhe der esperma, dará-te um filho. Se lhe der uma casa, dará-te um lar. Se lhe der alimentos, dará-te uma refeição. Se lhe der um sorriso, dará-te seu coração. Engrandece e multiplica qualquer coisa que lhe dê. Se lhe der lixo, prepara-te para receber toneladas de merda."

Pode parecer fofo nas primeiras linhas, mas termina de forma grosseira. No entanto, eu digo mais, mesmo parecendo legal no começo, o texto sempre coloca a mulher em segundo plano, já que o homem está sempre como o provedor de alguma coisa. E ainda que, com exceção da última frase, o texto seja bom, a luta das mulheres não é para provar que são tão boas, ou melhores do que eles, elas querem, precisam, ter os mesmos direitos.

Sigamos com as boas intenções, mas nos esforcemos um pouco mais para olhar para uma mulher não apenas pelos seus atributos físicos, e fique claro que direitos de igualdade se refere a, por exemplo, uma mulher receber o mesmo salário de um homem, se ela atua na mesma profissão e executa o mesmo papel que ele.

0 comments: