Filmes que foram refeitos.

Alguns filmes se tornam clássicos do cinema e com o passar do tempo, por razões diversas, faz-se necessário regravá-lo e com as tecnologias atuais, a releitura da obra pode deixá-lo ainda mais interessante, o que não é uma regra, pois em alguns casos o mais antigo continua sendo o melhor. E tem também aqueles filmes que pedem uma regravação porque a primeira tentativa não funcionou direito, e isso não tem nada a ver com a tecnologia e, sim, mais a ver com o roteiro e direção. 

Nosferatu é uma leitura do livro Drácula de Bran Stoker, o filme foi gravado na Alemanha, em 1922, pelo diretor Friedrich Wilhelm Murnau. Como os herdeiros do escritor não concederam aos produtores autorização para adaptar a obra, os personagens tiveram os nomes trocados, mas o plágio foi percebido e em um processo por violação de direitos autorais a justiça ordenou a destruição das cópias do filme. Algumas delas, entre as muitas já distribuídas, permaneceram guardadas até a morte da viúva de Bram Stoker e estão hoje em dia disponíveis em versões restauradas. O filme teve uma refilmagem em 1979, Nosferatu: Phantom der Nacht, dirigida por Werner Herzog.


O Incrível Hulk ganhou uma série para tv em 1978 e o personagem foi interpretado por dois atores, o Bill Bixby que interpretava o David Benner e o Lou Ferrigno, Mister Universo e campeão de fisiculturismo, que interpretava o Hulk transformado. O primeiro longa chegou nos cinemas em 2003, estrelado por Nick Nolte e dirigido por Ang Lee. O filme foi distribuído pela Universal Pictures e não agradou os críticos, nem os fãs, a ponto de esse filme ter sido ignorado e outra versão ter sido produzida em 2008, estrelado por Edward Norton e dirigido por Louis Leterrier.


Em relação ao Super Man, teve mais de uma tentativa de resgate do prestígio do Herói. O primeiro filme de sucesso estrelou em 1978, e a sequência que saiu em 1980 não funcionou muito bem, ainda assim ganhou mais dois filmes, em 1983 e 1987. Foi essa sequência que marcou a imagem de Christopher Reeve como o homem de aço. Em 2006 estreou nos cinemas o filme Superman Returns, com direção de Bryan Singer e estrelado por Brandon Routh, que seria a continuação do segundo filme da série iniciada na década de 70, mas apesar das críticas positivas e da arrecadação de cerca de 391 milhões de dólares, a Warner Bros se mostrou desapontada e declarou não possuir interesse na produção de continuações. Em 2013 estreou o Homem de Aço, dirigido por Zack Snyder e estrelado por Henry Cavill. O filme é fruto de um projeto que se iniciou em 2008, quando a Warner Bros começou a receber propostas de escritores de quadrinhos, roteiristas e diretores, optando por reiniciar a franquia, e a decisão se deu após uma decisão judicial que entregou os direitos da origem de Superman de volta para a família de Jerry Siegel junto com o direito autoral, afirmando que a Warner não devia a família royalties adicionais dos filmes anteriores, porém se não começassem a produção de um filme do personagem até 2011, então, os espólios de Siegel e Joe Shuster poderiam processar o estúdio pelo lucro perdido por um filme não produzido.


Spider-Man, assim como Incrível Hulk, Super-Man e Batman, também teve uma série de tv na década de 70, mas o primeiro filme da franquia só estreou nos cinemas em 2002 com Tobey Maguire no papel principal e dirigido por Sam Raimi. O filme arrecadou mais de 400 milhões e foi a maior bilheteria do ano. O segundo filme chegou nos cinemas 2 anos depois, em 2004, e repetiu o êxito do primeiro. O terceiro filme estreou em 2007 e se tornou a segunda produção de maior bilheteria da Sony Pictures Entertainment, ficando atrás apenas de Skyfall. Após o sucesso de Spider-Man 3, foi previsto que Raimi dirigiria Spider-Man 4, no entanto, divergências entre Raimi e a Sony fizeram com que diretor deixasse o projeto, e assim Sony cancelou o filme. Pouquíssimo tempo depois, Andrew Garfield estrelou um reboot lançado em 2012, ganhando uma sequência em 2014. O terceiro filme desse reinício já tinha sido divulgado, mas após um acordo inédito entre a Sony e a Marvel Studios, Homem-Aranha voltou para os cinemas fazendo parte do Universo Cinematográfico Marvel. Desta maneira, o personagem ganhou um novo ator, o jovem Tom Holland, que recomeça a história, mas omite os eventos que fizeram parte dos filmes anteriores, como a morte de Ben Parker, o Tio Ben.



Batman teve sua estreia no cinema em 1989 sob direção de Tim Burton e interpretaçao de Michael Keaton como Bruce Wayne, o Batman. Em 1992 a dupla, de ator e diretor, repetiu a parceria em Batman o Retorno. Em 1995, Tim Burton produziu o Batman Forever, mas a direção ficou a cargo de Joel Schumacher, e o personagem principal foi interpretado por Val Kilmer. Apesar do desentendimento do ator com o diretor e sua equipe, o filme foi o segundo lugar na arrecadação de bilheterias do ano. Depois, em 1997, estreou Batman & Robin no topo das bilheterias e recuperando seu orçamento, mas foi o filme menos lucrativo do herói e recebeu 11 indicações na cerimônia de 1997 do Framboesa de Ouro, que seria como um troféu abacaxi, incluindo uma para Pior Filme, e frequentemente é listado entre os piores filmes de super-heróis de todos os tempos. Schumacher disse que queria homenagear a brega série dos anos 60 e acusou o mal resultado pela pressão dos estúdios. Após isso, a Warner Bros cancelou o projeto de Batman Triuphant e a série foi reinicializada com o filme Batman Begins em  2005 pelo diretor Christopher Nolan e com Christian Bale no papel principal, que aliás, produziram a melhor série do homem morcego até agora, dando sequência em 2008 com The Dark Knight e em The Dark Knight Rises em 2012.

Veja o vídeo aqui.

0 comments: