ZYB Bom

ZYBem Bom foi um programa infantil que passou na Band, a sua estreia aconteceu no dia 6 de julho de 1987, e ia ao ar diariamente, ao vivo, das 16h ás 18h.

A ideia de criar o programa foi do Augusto César Vanucci, que foi também o diretor do mesmo. Em parceria com Daltony Nóbrega e Vicente Burgere ele queria transformar os especiais infantis nos quais trabalharam na Rede Globo em um programa diário que fosse divertido e pedagógico. Para isso, colocou um grupo de pré-adolescentes para apresentá-lo, formado por Aretha Marcos e o Rafael Vannucci que eram seus filhos. Aliás, a mãe deles também era bem conhecida, a cantora Vanusa que nos deixou no dia 8 de novembro de 2020. Além de Jefferson, Juliana Casitas, Samantha Monteiro e Rodrigo Faro.


Aretha já era conhecida do público infantil por suas participações nesses especiais da Rede Globo, enquanto que os outros integrantes eram estreantes, ou haviam participado de produções em papeis menores.

Em relação ao nome do programa faz-se necessário entender o sentido do mesmo.

Você já deve ter ouvido durante a programação de uma rádio, o locutor dizer Super FM, ZYK 521, não? Pois bem, essa combinação de letras e números é a localização geográfica da estação de rádio, ela mostra se a transmissão é por AM, FM ou radioamador e ainda pode diferenciar estações com nomes iguais, que em termos de rádio acontece muito. Sem esse indicativo, a rádio não pode funcionar e quem escolhe essas letras e números é a Anatel, é ela que determina a combinação que vai identificar a estação, a partir de padrões estabelecidos pela União Internacional de Telecomunicações, uma agência da ONU.

Desde 1947, as emissoras brasileiras usam indicativos que começam obrigatoriamente com ZV, ZW, ZX, ZY ou ZZ, e as TVs têm os mesmos indicativos das rádios FM. Até os anos 90, os canais também anunciavam o código no início da programação e foi esse código da Band, ZYB 852, que virou o nome do infantil.

A sequência numérica foi omitida, mas foi acrescentado o BOM, e o til na letra B, que lhe dá o som de Bem. E assim nasceu o ZYBem Bom, Rede infantil ano 2000.

Os apresentadores mirins comandavam competições no palco com as crianças que iam ao programa, resolviam charadas, apresentavam o quadro Brincadeira tem Hora que ensinava a criação de brinquedos com sucata, recebiam convidados e exibiam os videoclipes das músicas do infantil, além de cantarem ao vivo também. O momento sério do programa ficava por conta dos conselhos educativos e na homenagem a uma pessoa que costumavam fazer no final da atração.

Em 1987, o grupo gravou o primeiro disco, intitulado ZYB Bom, que incluía a música da abertura do programa e foi composta pelo próprio Augusto César Vanucci, em parceria com  Daltony Nóbrega. E no ano seguinte, o sexteto gravou o segundo álbum, intitulado ZYB Bom - Caçadores de Aventura.

Ao longo do tempo teve também um grande número de desenhos animados, praticamente todos da Hanna-Barbera, como Dom Pixote, Esquilo sem grilo, Pac-Man, Os Herculóides, Hong Kong Fu, Falcão Azul e o Bionicão, Os Impossíveis, Josie e as Gatinhas, Tutubarão, e Silver Hawks.

ZYB Bom durou até 30 de dezembro de 1988. Em 1989, em seu lugar entrou no ar o Circo da Alegria com os palhaços Atchim e Espirro.

Por onde andam os apresentadores? 

Rodrigo Faro: Nasceu em São Paulo, no dia 20 de outubro de 1973. Ele iniciou sua carreira aos 9 anos, em 1982, ao participar de um comercial de leite, ou seja, foi modelo antes de entrar para o ZYB Bom. Em 1986 esteve na formação do grupo Ultraleve, fazendo companhia com Maracelo Totó, Marcio Tucunduva, Ticiane Pinheiro e Angélica, mas o quinteto infantil não vingou.

Depois do ZYB Bom, em 1990 ele apresentou o programa Zap, com a Myla Christie. Aos 19 anos integrou o conjunto musical Dominó. Depois tentou emplacar uma carreira de cantor solo e chegou a gravar CDs e a fazer participações em uma canção com a Angélica, mas foi na TV mesmo que ele se deu bem. Rodrigo se formou-se em rádio e TV pela USP, e estreou como ator em 1996, no SBT, na telenovela Antônio Alves, Taxista. E logo em seguida transferiu-se para a Rede Globo, onde atuou em algumas outras produções. Em 2008, transferiu-se a Rede Record para apresentar o Ídolos, mas antes de estrear foi chamado às pressas para substituir o Márcio Garcia no programa O Melhor do Brasil, que anos depois mudou para Hora do Faro.

Aretha Marcos: Nasceu no Rio de Janeiro, no dia 15 de maio de 1974, e estreou na TV aos seis anos de idade. Ela fez os especiais A Arca de Noé, Pirlimpimpim, Plunct Plact Zuuum... todos da Globo.  Antes de estrear no ZYB Bom ela já tinha gravado um disco, em 1984. Depois de um hiato em sua carreira, chegou a aparecer no Planeta Xuxa com a sua mãe, a Vanusa.

Ela passou a cantar em bares e casas de show do Rio de Janeiro e São Paulo, e em 2006, lançou o CD e DVD Aretha Marcos ao vivo, e em 2010 Aretha – Discobertas.

Rafael Vanucci: Nasceu no Rio de Janeiro, no dia 23 de janeiro de 1978. Ele tem um histórico curioso ao longo de sua carreira. Em 2002, venceu o reality Casa dos Artistas 2, no SBT, apesar de ter sido convocado de última hora, com o programa já no ar. Na época ele concorreu o prêmio com a Tiazinha, com a Feiticeira e Elen Roche, entre outros artistas.

Rafael namorou Thamy Miranda, na época em que ele ainda era menina. Ou seja, O Rafael namorou A Thamy. O Thamy, de hoje, ainda não tinha iniciado o processo de transição de gênero. E em agosto de 2001, o Rafael Vanucci posou nu para a revista G Magazine. Em 2003 ele lançou um CD, e hoje em dia trabalha como empresário e produtor sertanejo.

Samantha Monteiro: Nasceu em São Paulo, no dia 10 de março de 1973. Ela começou sua carreira artística em 1979, participando de comerciais de TV, desfiles, fotos publicitárias e editoriais. Além do programa ZYBem Bom, ela participou de vários festivais internacionais de teatro, nos Estados Unidos, Espanha, Dinamarca, Portugal, Alemanha, México, Venezuela e Cuba.

Trabalhou na Rede Manchete, na Rede Globo, no SBT, na Record. Fez várias telenovelas, peças teatrais, filmes e seriados. Ela esteve por exemplo na segunda temporada de Malhação, em 1996, e em Vende-se um Véu de Noiva. No cinema ela atuou em 2 Coelhos.

Sobre o Jefferson e a Juliana eu não encontrei informações. Na verdade, eu encontrei a Juliana, deu para perceber que ela não está ligada a nem um ramo artístico, e eu enviei uma mensagem em sua rede social, mas não obtive retorno. E o Jefferson é bastante difícil encontrá-lo sem sobrenome.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.


2 comments:

André Arteiro

Antes do programa, o Jefferson foi o vencedor do Festival Internacional da Criança em 1983, de onde saíram Patricia Marx, Luciano Nassyn e Juninho Bill para integrar o Trem da Alegria. Atualmente é produtor musical e toca na banda da dupla AnaVitória. O nome que ele usa atualmente é Jeff Pina,ele tem perfil no Instagram com esse nome, inclusive.

Leo Cordeiro

Legal André.
Obrigado pela informação.