Tarzan - a série de 1966

Tarzan foi criado pelo escritor estadunidense Edgar Rice Burroughs na revista pulp All-Story Magazine em 1912, e foi publicado em formato de livro em 2014. De lá para cá o personagem já apareceu em muitos livros, filmes, séries, animações.

Não é uma história inédita, pois existem outras lendas similares de crianças que foram criadas por animais. Temos por exemplo o Mogli, o menino lobo, que é mais antigo do que o Tarzan. O Livro da Selva, que conta a história de Mogli foi publicado em 1894, e tem também a história de Rômulo e Remo, dois irmãos gêmeos que foram criados por uma loba, e um deles, o Rômulo, fundou a cidade de Roma e foi o seu primeiro rei. A data de fundação de Roma é indicada, por tradição, em 21 de abril de 753 a.C.

Em relação ao Tarzan, uma frase que virou referência ao personagem é: Mim Tarzan, você Jane. Mas essa versão selvagem não reflete o personagem original dos romances, porque apesar dele ter sido criado por macacos, é filho de aristocratas ingleses que faleceram quando estavam em uma selva africana, então ele foi concebido para ser gracioso e altamente sofisticado.

Seu verdadeiro nome é John Clayton III, Lorde Greystoke. Tarzan é o nome dado a ele pelos macacos e significa Pele Branca. Então, aquela antiga série que mostra um Tarzan barbeado e com um bom corte de cabelo não é tão surreal quanto possa parecer. Surreal é de qualquer forma, mas é mais fiel a ideia original do seu criador.

Tarzan é uma série de televisão exibida originariamente pela rede NBC, nos Estados Unidos, entre 1966 e 1968. O personagem foi interpretado pelo ator Ron Ely e é mostrado como um homem bem-educado que, cansado da civilização, retornou à selva onde cresceu e viveu diversas aventuras ao lado de Jai, um menino órfão que acolhe. O seriado conta com a presença da macaca Cheeta, mas não tem a participação de Jane, o seu par romàntico.

O produtor da série, Sy Weintraub, planejou o personagem para o ator Mike Henry, pois ele tinha as caracteristicas físicas mais próximas do personagem lo livro. Era moreno de cabelos bem escuros, alto e com o corpo trincado, um detalhe que deveria ser levado em consideração porque o personagem só cobre as partes essenciais. Então, para preparar os telespectadores, o produtor resolveu lançar uma trilogia no cinema o que lhe acarretou uma série de maus bocados.

Mike Henry gravou cenas no Brasil e no México, aqui na terrinha o filme teve participação do ator Paulo Gracindo, e quando o Henry dava atenção a um grupo de fãs no Rio de Janeiro, a maioria crianças, apareceu uma vaca que começou a avançar em sua direção e ele saiu correndo. O público presente ficou chocado e decepcionado, tipo, esse é o cara que luta com leões e tigres e tem medo de uma vaca?! Ele perdeu totalmente a credibilidade.

Mas não foi só isso que aconteceu, ele levou uma mordida de um chimpanzé, no queixo, e precisou levar vinte pontos. Depois as locações foram transferidas para o México e lá o ator teve intoxicação alimentar e contraiu algumas infecções. Então, ao terminar o terceiro filme ele não quis saber de protagonizar a série na TV e processou o produtor por maus tratos, abuso, e péssimas condições de trabalho que prejudicaram sua saúde e bem-estar.

Ron Ely era um ator que estava a um bom tempo tentando decolar na carreira, mas até então não tinha tido a oportunidade de conseguir um bom papel. Ele estava escalado para fazer uma participação na série, onde interpretaria um Tarzan impostor em um dos episódios, e fora o fato de ser loiro, tinha 1,93 m de altura e um bom porte físico, ou seja, estava dentro do perfil do personagem, então foi escalado para ser o novo protagonista.

E além dos quesitos físicos a seu favor, Ron Ely já tinha lido todos os livros do Tarzan, então ele conhecia detalhes do personagem e usou isso em sua interpretação, ou seja, foi mais fiel aos livros do que os atores anteriores. Ele foi o 15º ator a interpretar o Tarzan.

A série foi transmitida pela NBC com algumas alterações em relação aos livros originais. O personagem tem os cabelos claros e se chama Earl Greystok, ele fica órfão ainda bebê depois que seus pais morrem em um acidente de aeroplano no continente africano, é achado e criado pelos grandes macacos e recebe o nome de Tarzan, que significa pele branca.

Passam-se os anos e o jovem Earl é resgatado pelos parentes e levado para os Estados Unidos, onde recebe educação e entra para a Universidade, tornando-se um fenômeno dos esportes, inclusive no karatê, mas se decepciona com a civilização e volta para a Selva Africana, tornando-se novamente Tarzan e ganha um companheiro de aventura, o menino Jay, também órfão, que é adotado pelo rei das selvas.

A personagem Jane não ocupa o papel de esposa de Tarzan na série.

Nos livros, Tarzan jamais frequentaria uma Universidade, mas era um homem viajado e tinha o dom de aprender as coisas com facilidade. Ele aprendeu várias línguas, dirigir carros, pilotar aviões, e várias técnicas de lutas. Não adotou nem uma criança, mas teve uma esposa, a Jane, o que não acontece na série de TV.

Ron Ely também gravou alguns episódios no Brasil e no México, mas sem nenhum incidente. No entanto, ele se recusava usar dublês para transmitir mais veracidade em suas cenas e frequentemente saía ferido ou com alguma fratura das gravações. Constantemente tinha músculos distendidos e atuava sentindo fortíssimas dores, além de ter sofrido queimaduras em uma cena de incêndio e levado uma mordida de um leão durante as filmagens, mas dizia sempre que Tarzan era o papel que ele tinha esperando a vida toda.

Além de atuar, ele também dirigiu um episódio da segunda temporada, o nono, intitulado Hotel Hurricane que foi inspirado no filme Key Largo de 1948. Em português esse filme se chama Paixões em Fúria.

Vários atores encenaram mais de um personagem ao longo da série. Ao todo foram 58 episódios divididos em duas temporadas, 32 na primeira e 26 na segunda. No Brasil, a série foi exibida no início dos anos de 1970 pela Rede Globo, no final da década pela Record e nos anos de 1980 pelo SBT.

Alguns episódios de duas partes foram reeditados para serem exibidos nos cinemas como filmes. É o caso de Tarzan's Jungle Rebellion em 1967, que nada mais era do que o piloto da série que além de ir para o cinema, também tinha sido inserido como episódio inédito na segunda temporada, dividido em duas partes.

Os outros filmes que foram retirados da série são: Tarzan and the Four O'Clock Army, em março de 1968. Tarzan's Deadly Silence, em julho de 1970. E Tarzan and the Perils of Charity Jones, em outubro de 1971.

Em 13 de março de 2012, a Warner Bros lançou a primeira temporada em DVD, e a segunda em 17 de setembro de 2013.

Com encerramento da série, Ron Ely fez participações especiais em outras séries para a Televisão, como Mulher-Maravilha, estrelado por Lynda Carter e A Ilha da Fantasia, estrelado por Ricardo Montalban, ambos da década de 1970. Depois disso, entrou em alguns projetos que não tiveram êxito e passou a se dedicar a profissão de escritor. Ron escreveu dois romances policiais com o detetive particular Jake Sands, o Night Shadows em 1994, e East Beach em 1995.

Ele até fez algumas participações na TV, declarando a sua aposentadoria em 2001, no entanto, voltou a atuar no filme para televisão Expecting Amish, em 2014. 

Ron Ely se casou em 1984, com a modelo Valerie Lundeen, ela trabalhou como comissária de bordo e foi eleita Miss Airlines Internacional de 1980, em um concurso realizado pela cia aérea. Eles tiveram três filhos, as gêmeas Kirsten e Kaitland e Cameron Ely. Na noite de 15 de outubro de 2019, Cameron Ely, aos 30 anos, tirou a vida de sua mãe a golpes de faca e chamou a polícia em uma tentativa de incriminar o pai.

Os policiais acabaram disparando contra o rapaz alegando auto-defesa, já que ele parecia estar armado. Foram 24 disparos efetuados por diversos policiais. Em 2020, Ron Ely abriu um processo de homicídio culposo e danos, contra a polícia justificando que o filho estava desarmado e não oferecia riscos à polícia, além disso, os policiais não se preocuparam em saber se a mulher ainda estava viva para tentar socorre-la.

As causas do ato do filho nunca foram esclarecidas. Ron Ely faleceu na casa de sua filha no Condado de Santa Bárbara, em Califórnia, nos Estados Unidos, no dia 29 de setembro de 2024, aos 86 anos.


Curiosidades


O famoso grito do Tarzan era descrito pelo autor dos livros como aterrorizante e quase desumano. O personagem sempre o emitia quando matava um inimigo, era a sua forma de celebrar a vitória. Mas isso ficava apenas na imaginação dos leitores e dos expectadores dos filmes porque até 1939, o cinema era mudo. O primeiro Tarzan que emitou voz foi o ator Johnny Weissmuller.

Johnny era nadador profissional, então ele tinha fôlego para gritar, mas o grito que se tornou um dos atos mais marcantes da história não saia apenas de sua garganta, era uma mixagem que tinha também a voz de uma soprano e até de cães treinados.

O menino adotado por Tarzan foi interpretado por Manuel Padilla Junior, na época com 10 anos. Ele faleceu no dia 29 de janeiro de 2008, aos 51 anos.

Em setembro de 1966, foram reunidos antigos atores que haviam interpretado Tarzan: James Pierce, Johnny Weissmuller e Jock Mahoney que apareceram juntos de Ron Ely como parte da publicidade para o lançamento da série.

Joseph C. Poller, que com o nome de Gene Pollar tinha interpretado Tarzan nos filmes dos anos de 1920, não foi convidado e reclamou do boato na época de que ficou de fora porque pensaram que tinha morrido.

Weissmuller tinha sido cotado para interpretar o pai de Tarzan, mas a ideia não foi concretizada.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: