Como foi novembro de 1984, 1989, 1994 e 1999

1984

No dia cinco de novembro de 1984, estreou no SBT a novela Jerônimo baseada na radionovela Jerônimo, o Herói do Sertão, de Moysés Weltman. Foi escrita pelo próprio Moysés, teve direção de Antonino Seabra e contou com Francisco di Franco, Suzy Camacho, Joffre Soares, Jussara Freire, Marcos Caruso, Rogério Márcico, Annamaria Dias e Neusa Borges nos papéis principais. Trata-se de um cavaleiro justiceiro que ajuda a população a se livrar dos bandidos e dos desmandos do temido Coronel Saturnino Bragança. 

Poderia ser a nossa versão brasileira do Zorro. Essa foi a segunda adaptação televisiva da obra, a primeira tinha sido o seriado Jerônimo, o Herói do Sertão, de 1972, transmitido pela TV Tupi. 

No dia 26, estreou na TV Globo a novela Corpo a Corpo, inspirada na obra Pensão Riso da Noite: Cerveja, Sanfona e Amor de José Condé. Foi escrita por Walter George Durst com a colaboração de José Antônio de Souza, Tairone Feitosa e Tom Zé, com roteiro final e direção de Walter Avancini. Teve Ney Latorraca, Dina Sfat, Tássia Camargo e Lucinha Lins nos papeis principais.

A novela estreou no canal viva em 24 de junho de 2024. Como a Globo já não tinha mais a versão original completa em seu acervo, optou por adaptar a versão que foi vendida para outros países. Corpo a Corpo teve dois álbuns como trilha sonora, o nacional e o internacional.


1989

No feriado do dia 15 de novembro de 1989, aconteceu a primeira eleição presidencial pela nova constituição. Foi a primeira vez que a população pode ir às urnas para escolher um presidente depois do fim da ditadura militar. A votação para o segundo turno aconteceu em um domingo, no dia 17 de dezembro.

Foram 22 candidatos e foi a primeira vez em que presidente e vice-presidente foram eleitos juntos. Sim, antes o vice-presidente também tinha que disputar a vaga. Fernando Collor de Mello e Luiz Inácio Lula da Silva disputaram o segundo turno e Collor foi eleito no final.

No dia 18, aconteceu o lançamento do primeiro álbum da Xuxa em espanhol no mercado latino. De todos os seus lançamentos em espanhol esse foi o mais bem sucedido de sua carreira.


1994

No dia 29 de novembro de 1994, estreou na TV Globo a minissérie Incidente em Antares. Foi escrita por Charles Peixoto e Nelson Nadotti, com direção geral de Paulo José e Nelson Nadotti, com direção de núcleo de Carlos Manga e Paulo José. Trata-se de uma greve ds coveiros da cidade de Antares que se negam a efetuar o enterro de sete morto e, então, os sete defuntos vão para o centro da cidade gerando pânico entre a população e passam a contar todos os podres da cidade, desde os políticos, envolvendo as personalidades, até os devaneios sexuais dos moradores. 

A obra original foi a última escrita por Érico Veríssimo, em 1971. A adaptação para a TV contou com um grande elenco de estrelas, dentre as quais estava Betty Faria e Marilia Pêra, além de algumas participações curiosas como a de Valéria Monteiro que se destacou na emissora como jornalista e também da Nani Venâncio, a modelo que protagonizou a vinheta de abertura da novela Pantanal.


1999

No dia sete de novembro de 1999, estreou o Show do Milhão no SBT, inicialmente chamado de Jogo do Milhão. É um dos grandes clássicos da emissora que alcançou uma grande repercussão logo na primeira temporada e ganhou versões em jogos para computador. O único vencedor do prêmio máximo foi o sul-mato-grossense Sidiney Ferreira de Moraes, em 2003, que acertou em que dia nasceu e em que dia foi registrado o então presidente Luiz Inacio Lula da Silva.

A última pergunta tem apenas três opções. Se acertar o jogador leva um milhão para a casa, se parar de jogar leva 500 mil, e se errar perde tudo. Por isso quem consegue uma boa quantia em dinheiro prefere parar e garantir o que já conquistou. O formato é muito parecido com o jogo Quem Quer Ser Milionário, que pertence a Sony, e ficou bem popular depois do filme que leva o mesmo nome.

Já em 1999, o SBT teve que entrar na justiça para garantir o direito de produzir novas temporadas porque a Sony alegou que o Show do Milhão era um plágio. A defesa, entenda Silvio Santos, disse que o formato é original do SBT e que tem diferenças suficientes para ser considerado outro tipo de programa. Ele tentou usar a mesma tática com a Casa dos Artistas, mas não conseguiu convencer que não era plágio do Big Brother.

No dia oito, estreou na TV Globo, a novela das sete, Vila Madalena. Foi escrita por Walther Negrão, com direção de núcleo de Jorge Fernando e contou com as atuações de Edson Celulari, Maitê Proença, Marcos Winter, Yoná Magalhães, Ary Fontoura, Laura Cardoso, Flavio Migliaccio e Luiza Tomé nos papeis principais. Foi a estreia de Suzana Werner como atriz.

O folhetim tem como pano de fundo o bairro Vila Madalena, em São Paulo, mas o cenário foi reproduzido no complexo de estúdios da TV Globo. A produção optou por apresentar como vinheta um vídeo diferente a cada dia com as músicas que compunham a trilha sonora nacional, Profecias, do álbum Xuxa 2000, foi uma delas. Foram 14 vídeos ao total.

A novela teve dois álbuns musicais, a trilha sonora nacional com a atriz Maitê Proença na capa e a trilha internacional com o ator Thierry Figueira na capa.

No dia 14, estreou no SBT o programa Canta e Dança Minha Gente comandado por Carla Perez. O cenário reproduzia um discoteca onde a apresentadora promovia um concurso de dança entre o público presente ao som dos cantores e bandas que recebia como convidados, além de fazer também algumas entrevistas.

Na ocasião Carla Perez gravou a música Canta Canta Minha Gente, popularizada na voz de Martinho da Vila. Aqui no canal você encontra um vídeo sobre esse programa.

No dia 15, entrou no ar, oficialmente, a RedeTV. Desde 11 de maio o grupo TeleTV ocupava os canais da antiga Rede Manchete, mas usava somente a logo de TV! A nova emissora estreou com uma grande promessa por parte dos donos e uma grande expectativa por parte dos telespectadores, mas ao longo dos anos a realidade se mostrou bem diferente e hoje em dia o canal está entre os que menos audiência tem no país.

No mesmo dia 15, estreou o TV Fama, na RedeTV!. A primeira versão foi apresentada por Mariana Kupfer, mostrando os bastidores de festas e eventos, mas saiu do ar em duas semanas. Voltou em julho de 2000, sob o comando de Monique Evans e Paulo Bonfá, com foco em entrevistas e notícias das celebridades, seguindo a linha do programa estadunidense Entertainment Tonight, da CBS.

Desde então, já passaram vários apresentadores pelo TV Fama, mas um deles se destaca pela longevidade e pelo famosoo jargão Ok Ok. O Nelson Rubens que assumiu o comando em 2001, ao lado de Janaína Barbosa.

O SuperPop, também foi um dos programas de estreia da RedeTV!. A primeira versão teve apresentação de Adriane Galisteu, quando fazia jus ao nome do programa. Depois de sua ida para a Record, a proposta foi sendo adaptada aos apresentadores que assumiram o comando. Aqui no LOTV tem um vídeo sobre esse programa.

E também no dia 15, na estreia da RedeTV!, entrou no ar o infantil Galera na TV, um infantil estrelado pela Xiquita Sorvetão, Andréia Faria. O programa tinha como cenário uma lanchonete onde Andreia encontrava seus amigos, intercalando as histórias com a exibição de desenhos animados. Havia vários personagens fixos, além de convidados especiais que passavam por situações inusitadas e que divertiam ao mesmo.

O infantil transmitia noções de cidadania, saúde, cultura, ciência e ecologia, entre outras coisas, mas a emissora não conseguiu bancar a produção por muito tempo e no dia 26 de agosto de 2001, saiu do ar.

Foi no ano de 1999, no começo de novembro, que Angélica lançou o álbum Angel Hits & Amigos com 14 faixas, das quais 12 são duetos. A primeira é uma nova versão de Vou de Táxi com Claudinho e Buchecha.

A intenção foi lançar um projeto para tocar nas rádios direcionado ao público adulto, algumas faixas são bem produzidas e ficaram muito boas, mas Vou de Táxi que foi usada como uma das apostas, não foi uma boa escolha.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: