A evolução do TV Fama


O TV Fama estreou no mesmo dia em que a RedeTV! entrou oficialmente no ar, no dia 15 de novembro de 1999, e se converteu em um programa de entrevistas e notícias de celebridades, que, aliás, é um estilo de programa que tem o mérito da RedeTV! porque até então esse tipo de conteúdo se limitava a um quadro dentro de outros programas.
O TV Fama já teve vários apresentadores ao longo dos anos, mas um deles bateu o recorde no posto, o Nelso Rubens.


Na ocasião da estreia, o TV Fama foi apresentado por Mariana Kupfer e mostrava os bastidores de festas e eventos. O cenário era em tons claros, elegante, e fazia uma linha bem jornalística, mas a proposta não conquistou o público e saiu do ar em duas semanas. Em 17 de julho de 2000, o programa voltou ao ar sob o comando de Monique Evans e Paulo Bonfá, dessa vez focando em entrevistas e notícias das celebridades, seguindo a linha do Entertainment Tonight, da CBS, dos EUA.


A similaridade com o programa da CBS foi um processo gradativo porque nessa volta com Monique Evans e Paulo Bonfá ainda usavam uma bancada, o design já era um pouco menos sério do que a primeira versão, os dois eram bastante extrovertidos, mas o programa continuava com cara de jornalístico.


Em 2001, Nelson Rubens assumiu o comando com Janaína Barbosa e deu outro ritmo ao programa. Ele tinha saído da Record, onde trabalhava no Note e Anote, o programa que estreou com Ana Maria Braga e teve Cátia Fonseca e Claudete Troiano posteriormente na apresentação. E para a sua entrada o cenário passou por outra reformulação, mas ainda mantinha a bancada.


Janaína Barbosa ficou até 2002, quando Luísa Mell passou a fazer parte da apresentação e se manteve até 2006. Nesse tempo, em 2003, o formato ficou mais parecido com o Entertainment Tonight, inclusive com a logo do programa e as cores do cenário nos mesmos modelos e tons e em 2004 o programa ganhou um cenário virtual adequando-se ainda mais ao padrão do formato estados-unidense.


Em 2006, Adriana Lessa assumiu o posto ao lado de Nelson, e em 2007, Íris Stefanelli que tinha sido um dos destaques do Big Brother Brasil se juntou a dupla. Na época Íris foi bastante criticada pela sua inesperiência em apresentar programa, o que era perdoável, já que era uma estreante no cargo, mas não tinha o menor traquejo para ler o teleprompter, a leitura era nível primeira série.


Mas ao longo dos anos ela melhorou muito e aprendeu a ler o TP com mais naturalidade e permaneceu como âncora até maio de 2010, quando o programa passou por outra reformulação, ela se tornou repórter fazendo matérias externas, e Adriana foi substituída por Flávia Noronha.


Nelson e Flávia passaram por um longo período juntos, eles dividiram a apresentação do TV Fama, mais precisamente, durante 11 anos. Nesse tempo, tiveram até uma segunda edição do programa, que a partir de 29 de junho de 2015, passou a ir ao ar às 19h, antes do RedeTV! News, e depois, às 21h30.


Em 2019, Léo Dias que, até então, era um dos apresentadores do Fofocalizando no SBT, deixou a emissora e foi contratado pela RedeTV! para atuar como diretor executivo do TV Fama. Na ocasião ele fez uma série de exigências para assinar o contrato, como mudar o programa de horário para não competir com a novela da Globo, voltar com um cenário físico e não mais virtual como estava sendo, fazer com que os apresentadores se movimentassem mais pelo cenário e apresentassem com mais naturalidade abrindo mão do teleprompter, pelo menos do escesso desse artifício, e que a emissora abrisse mão de uma lista de nomes de famosos que não podiam ser mencionados devido a boicotes e processos jurídicos.

No entanto, o contrato inicial era de apenas seis meses e ele não ficou mais do que isso, tão pouco conseguiu colocar em prática todas as mudanças que pretendia para alavancar a audiência do programa.

Continuou tudo igual até 2021, quando Nelson Rubens passou a apresentar apenas um quadro do TV Fama que teve outros apresentadores oficiais, e desde então, os telespectadores viram um desfile de novos apresentadores passar pela telinha.


Em março, entraram Alinne Prado, Julio Rocha e Lígia Mendes. A passagem do Júlio e da Lídia foi relâmpago, ele não chegou a ficar nem dois meses no programa, saiu em 20 de maio, e ela aguentou alguns dias mais, saiu em sete de junho. No final do mês, no dia 25, o casal Flávia Viana e Marcelo Zangrandi se juntaram a Alinne para comandar o programa.


O trio durou até fevereiro de 2022, quando Flávia foi dispensada, depois dela, a Alinne deixou o programa no mês de abril, e Marcelo seguiu sozinho até o final de maio, quando Nelson Rubens e Flávia Noronha voltaram a apresentaram o programa e dessa vez com companhia do Fefito.


Leão Lobo integrou o grupo de apresentadores a partir de agosto de 2024, após o fim do programa Vou Te Contar que era apresentado por Claudete Troiano, nas manhãs da emissora, onde ele atuava como colunista.



Curiosidades

O TV Fama já teve vários repórteres famosos, entre eles estão Monique Evans, Franklin David, Íris Estefanele e o próprio Léo Dias.

Antes de Nelson Rubens assumir o comando do TV Fama, ele recebeu uma proposta da Marlene Mattos que lhe ofereceu um contrato para trabalhar no Planeta Xuxa. Função que David Brasil e Amin Khader acabaram assumindo.

Nelson Rubens revelou no especial dos 25 anos da RedeTV! que Silvio Santos tentou levar toda a produção do TV Fama para o SBT, porque ele gostava muito do programa.

0 comments: