Relembre alguns fatos de 1993.

O ano de 1993 foi revolucionário em vários aspectos, Itamar Franco, que era o vice-presidente de Fernando Collor, deposto do cargo, assumiu a presidência e um dos seus feitos foi relançar o fusca. Fernando Henrique Cardoso era o ministro da fazenda e lançou nesse ano a URV, Unidade Real de Valor, que era uma correção diária do valor da moeda que antecedeu a oficialização do Real, a moeda que temos hoje.

Na TV, a Globo começou o ano com Despedida de Solteiro no horário das 18h, mas já no primeiro dia de fevereiro foi substituída por Mulheres de Areia, que deu lugar a Sonho Meu, em setembro. 

No horário das 19h, o ano começou com Deus Nos Acuda, que deixou a grade da emissora em março e foi substituída por O Mapa da Mina que ficou no ar até setembro.Essa foi a última novela do autor Cassiano Gabus Mendes e a emissora queria Angélica como protagonista, mas ela preferiu continuar se dedicando a sua carreira de apresentadora infantil. E em setembro estreou Olho No Olho.

No horário das 20h, o ano começou com De Corpo e Alma. E em março estreou Renascer que foi até novembro, quando deu lugar a Fera Ferida.

No horário das 22h30 passaram as minisséries Conto de Verão que foi de abril a maio, Sex Appeal de junho a julho, que lançou vários atores na TV como Luana Piovani, Camila Pitanga, Daniele Winitis, Carolina Dieckmann, Nico Puig e Felipe Folgosi. E no mesmo ano passou também Agosto, do finalzinho de agosto até meados de setembro. 

A Rede Manchete anunciou O Marajá, um folhetim que fazia alusão ao ex-presidente Fernando Collor de Melo e tinha previsto o primeiro capítulo para o dia 26 de julho, desde o fim de Amazônia, em junho de 1992, a emissora não tinha uma faixa de novelas a noite, mas, a justiça proibiu a exibição da trama no dia da estreia, a pedido do Collor. Então, só em novembro é que estreou Guerra Sem Fim.


Na programação infantil da manhã a Globo começou o ano de 1993 com reprises do Xou do Xuxa, depois teve reprises do Show do Malandro, e finalmente estreou o TV Colosso. O SBT continuava com o Show Maravilha e no decorrer do ano Eliana estreou o Bom Dia & Cia. A Record também tentava pegar uma fatia do público infantil com o programa Tati Bitati, que estava no ar desde 1992. Já pela tarde Angélica estreou o Casa da Angélica, alavancando a audiência da emissora de Silvio Santos, e em seu lugar na Rede Manchete a Mylla Christie assumiu o Clube da Criança.

Os adolescentes também tinham um espaço reservado para eles, no SBT Serginho Groisman seguia firme e forte com o Programa Livre e a Globo estreou o Radical Chic, uma mistura de humorístico com game show. Outro programa que merece ser lembrado desse ano, apesar de ser direcionado ao público adulto, é o da Elke Maravilha, um talk show que tinha a sua cara, apresentado diariamente na emissora do Silvio.

Aos domingos tivemos duas grandes estreias. No SBT, Gugu estreou o Domingo Legal, que a princípio era gravado previamente e garantia a segunda colocação no IBOPE para a emissora, e na Globo, Xuxa voltou às telas com o programa que levava o seu nome, direcionado para toda a família, mas não durou muito tempo, pois ficou no ar apenas seis meses.

Em relação às músicas, das musas infantis, Mara Maravilha foi a que mais vendeu. O álbum O Importante É Ser Feliz beirou as duas milhões de cópias, enquanto que Xuxa teve o seu pior desempenho, aliás ela não gravou nada inédito, ou melhor, ela gravou 20 canções em inglês, versões de suas músicas mais conhecidas da coleção Xou da Xuxa, mas o seu lançamento desse ano foi uma compilação de sobras dos discos anteriores. Angélica conseguiu um bom resultado com o seu único álbum que teve nome, Meu Jeito de Ser. E Eliana reeditou a forma de fazer músicas para crianças, em seu álbum tinha bastante cantigas de roda, era quase um Só Para Baixinhos.

Os eventos musicais também foram bem marcantes em 1993, tivemos vários grandes shows no país. Em janeiro aconteceu a quinta edição do Hollywood Rock que contou com a presença de bandas nacionais e internacionais como Nirvana, Red Hot Chili Peppers e L7. A Globo transmitiu os shows ao vivo para o desespero dos conservadores de plantão, já que de um concerto de rock pode-se esperar de tudo. Flea, do Red Hot Chili Peppers que costuma ficar nu nos palcos, comportou-se, ficou de cueca, mas teve gente nua na plateia e as meninas do L7 surpreenderam ao arrancar a roupa já nos últimos minutos da apresentação.

Kurt Cobain, do Nirvana, estava totalmente fora da casinha e cuspiu nas câmeras, tentou destruir elementos do palco e mostrou o pênis para um cinegrafista, simulando uma mansturbação. A própria banda reconheceu esse concerto como a pior apresentação que fizeram. Kurt morreu pouco mais de um ano depois.

Em outubro tivemos shows do rei do pop com a sua turnê Dangerous World Tour, realizada por intermédio de Marlene Mattos através do Xuxa Produções. O carro em que Michael Jackson usava para se delocar pela cidade atropelou um fã, e ele foi visitar o garoto no hospital.

Em novembro foi a vez de Madonna desembarcar no Brasil pela primeira vez com a sua turnê The Girlie Show.

No cinema, dos filmes que se destacaram tivemos Jurassic Park que se tornou um clássico, Proposta Indecente com Demi Moore e Corpo em Evidência com Madonna.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: