Quando premiaram como vencedor o segundo colocado.

Imagine você ficar rico de uma hora para outra sem nunca ter feito inscrição em qualquer tipo de sorteio, ou concurso. Pois, em 2017, o português João Lopes recebeu uma ligação da emissora TVI dizendo que lhe pertencia um prêmio de 25 mil euros, que na época equivalia a quase 100 mil reais. Obviamente o cara ficou exaltante e foi feliz por dois dias e meio porque no terceiro a emissora ligou de novo dizendo que tudo não passava de um engano.

Segundo a emissora, houve um erro na marcação do número de telefone. A equipe da TV trocou dois dígitos e ligou para a pessoa errada. O mais curioso é que o homem nem sequer estava inscrito no programa que fez o sorteio. Ele disse que acreditou que era o ganhador porque a sua filha teria participado no mesmo concurso duas semanas antes. 

Veja agora outras 5 vezes em que o ganhador não ganhou.

Para a eleição do Óscar, um dos prêmios mais populares do cinema, mais ou menos 9 mil membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas votam nos filmes indicados e a cada ano novos membros são convidados e dentre eles, todos aqueles que foram indicados ao Oscar no ano anterior. Tem uma organização bem minuciosa e meio complexa na verdade, em um primeiro momento, por exemplo, somente os profissionais dentro de cada uma das 24 categorias votam. Ou seja, apenas os diretores votam na categoria de Melhor Diretor, os editores na de Melhor Edição, e assim sucessivamente.

Mas não precisamos entrar nesses detalhes agora porque o que nos interessa é o resultado dessa votação. Depois da equipe de produção apresentar os 5 indicados a estatueta, uma pessoa, ou dupla, convidada anuncia o ganhador. E em 2017, houve uma troca nos envelopes e os atores Warren Beatty e Faye Dunaway anunciaram os vencedores errados para o Oscar de Melhor Filme. Eles disseram LaLaLand.

Os diretores subiram no palco, receberam a estatueta e começaram o discurso de agradecimento, mas algumas pessoas da produção começaram a circular entre eles lá no palco para conferir o envelope com o nome do ganhador e o sonho durou pouco. O diretor de LaLaLand se encarregou de explicar a confusão e anunciar o verdadeiro ganhador, o filme Moonlight – Sob a Luz do Luar.

Miss Colombia e Miss Filipinas - 2015.

Outro evento bem conhecido é o Miss Universo. Em 2015 foi realizado nos Estados Unidos e teve como apresentador o humorista Steve Harvey que anunciou a Miss Colômbia, Ariadna Gutierrez, como a grande vencedora. A moça recebeu a faixa, a coroa, o buquê e empunhou a bandeira de seu país, mas em seguida o apresentador volta ao palco e diz que se equivocou. Na verdade, quem havia vencido era a representante de Filipinas, Pia Alonzo Wurtzbach.

A coroa foi retirada da cabeça de Ariadna que se manteve calma o tempo todo e colocada sobre a de Pia. Mais tarde, Ariadna revelou em entrevista que precisou fazer terapia.

Em 2022 aconteceu algo parecido no Brasil, no concurso Miss Goiás. Ana Lívia Diniz foi anunciada como campeã e recebeu a faixa de vencedora, mas segundos depois ela teve a faixa de miss retirada pelo apresentador do evento. A modelo contou em uma entrevista que aquilo foi a cereja do bolo de uma série de desorganizações cometidas pela franquia que promovia o concurso. Ela disse que a equipe não lhes tratava bem, eram mal-educados, e quando alguma das meninas pedia informação, era tratada com grosseria.

O reality Australia's Next Top Model tem como missão lançar no mercado uma nova modelo. As jovens aspirantes a modelos vivem juntas em uma casa e participam de diferentes desafios e testes, sessões de fotos e encontros com figuras da indústria de modelagem. A cada semana a concorrente com o pior desempenho é eliminada, e assim é a dinâmica da competição até que a última que sobrou seja coroada a nova supermodelo da Austrália com um contrato com uma agência e uma série de outros prêmios.

Em 2010, Kelsey Martinovich foi coroada campeã do programa pelo voto popular e estava na metade de seu discurso de agradecimento, quando a apresentadora Sarah Murdoch anunciou que a vencedora era, na verdade, Amanda Ware. Ela ficou tão constrangida quanto a modelo que ganhou, mas não ganhou e disse que estava se sentindo mal com a situação, mas são coisas que podem acontecer quando se faz TV ao vivo.

E seguindo no mundo dos realitys, em 2020 a apresentadora Ana Hickmann segurou o rojão da gafe da competição Hair: O Reality dos Cabelos, da Record que passava dentro do programa Hoje Em Dia e que tinha como objetivo revelar a melhor cabelereira, ou o melhor. No final da competição, em um sexta-feira, ela anunciou como vencedora a participante Amanda Lucci que recebeu o troféu do programa e um prêmio de 30 mil reais. Só que o mais votado pelo público tinha sido o participante Emerson Moura.

Para reverter a gafe, Ana regravou o anúncio do vencedor e a final correta que foi exibida na noite de sábado com ela pedindo perdão aos participantes e ao público, além de informar que não foi possível consertar a situação durante a transmissão do programa ao vivo.

Aí a Record tomou duas atitudes, uma boa e uma ruim. A boa é que o troféu foi retirado da posse de Amanda e entregue ao verdadeiro vencedor, mas ela não perdeu o prêmio em dinheiro. Ou seja, a emissora decidiu manter o prêmio de dinheiro para Amanda e entregou outros 30 mil, além do troféu, para o Emerson. E a notícia ruim é que a pedidos da RecordTV, o Youtube bloqueou os vídeos que mostravam e criticavam a falha da emissora na premiação.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: