Pare de buscar sentido para a sua vida.

Você é do tipo de pessoa que se preocupa em encontrar um sentido para a vida? Já parou para pensar de onde vem essa ideia, de que a nossa existência precisa ter um sentido, uma razão de existir?

E se eu te disser que não existe sentido nenhum?

Pois não há.

Ou melhor, há. Como em toda a natureza, já que fazemos parte dela, temos uma função, ou seja, não é um sentido exatamente, é uma razão de existir, que é sobreviver e reproduzir para perpetuar a espécie. Mas calma, não se preocupe se você é do tipo que optou por não ter filhos, ou não pode, ao menos biológicos, pois como eu disse, fazemos parte da natureza e ela é muito sábia e sabe como manter o equilíbrio em tudo, então, se a sua opção é pela não reprodução, ótimo, a sua decisão é parte dessa equalização natural entre as espécies do planeta.

Bem, a verdade é que não precisamos fazer esforço nenhum para essa razão de existir, pois estamos fora do risco de extinção, e por isso ficamos inventado outras razões de estarmos presentes no planeta. Pensamos que somos especiais porque somos inteligentes e dominamos uma série de coisas, mas tudo o que dominamos só diz respeito a nós mesmos. Ou seja, um tigre, um leão, um babuíno, ou qualquer outro animal, deve dominar também alguma habilidade que permita a continuação de sua espécie e não está nem aí para as nossas descobertas e habilidades.

O fato é que não existe nem uma outra espécie sobre o solo do planeta que exista em abundância como nós e, talvez, por isso não vemos seus templos religiosos ou suas obras de arte, da mesma forma que nada disso existia entre nossos antepassados quando as suas necessidades se limitavam em encontrar abrigo, comida e proteção. Então, quando dominamos o cultivo da terra, da domesticação e criação de animais e nos assentamos, pois já não tinhamos mais necessidade de continuarmos nômades em buscas de lugares fecundos, sobrou tempo para filosofar. No entanto, quando as indagações fugiram da nossa capacidade de encontrar respostas, resolvemos atribuir o inexplicável a algo inatingível, a um ser espiritual.

Então, caro leitor, lamento te decepcionar, não existe um sentido para a vida porque não temos nada de especial em relação aos outros seres do planeta. Você já se deu conta do quão insignficante somos quando vistos do alto? E não precisa subir muito, ha poucos metros de altura nós já desaparecemos da lente do observador. Somos nada, só resistentes, somente.

Mas essa resistência não nos faz senhores do planeta, pois estamos vulneráveis às suas inestabilidades e ainda que pareça que estamos no comando, é um ledo engano. Fazemos parte da natureza, lembre disso, ocupamos uma célula viva no espaço e quando ela quer, dá um jeito de botar ordem na casa.

Conseguimos driblar os furacões, prever os terremotos, respeitar os vulcões, enfim, sobrepomo-nos às adversidades do planeta, mas nos tornamos vítimas de nossas próprias necessidades e estamos em um processo de encolhimento, lento, mas gradativo.

Já observou em sua família quantos filhos seus avós tiveram em relação aos seus pais e a sua geração? Os casais fazem cada vez menos filhos e na Europa o índice de mortalidade já é maior do que o de natalidade. Além disso há mais homens do que mulheres no mundo, principalmente na China, onde está a maior concentração de pessoas do planeta. Ou seja, se o rítmo de nascimento masculinos continuar crescendo mais do que o feminino, imagine que numa tentativa de salvar a espécie humana nós nos comportássemos como os animais e gerássemos filhos sem vínculos afetivos, apenas por instinto. Não resolveria, pois se existisse uma mulher para cada cem homens, ela poderia gerar apenas uma criança de cada vez, enquanto que um homem para cada cem mulheres poderia gerar cem novas crianças.

É fato amigos, não há nada de especial em sermos humanos, há somente vantagens. E não há nenhum sentido para a vida, preocupe-se em aproveitar bem o seu tempo sobre esse planetinha azul porque o tempo passa rápido e nós temos só uma chance. 

0 comments: