Diferenças culturais entre Brasil e Espanha.

Se você acha que só brasileiro gosta de um feriadinho, espere para ver como são as coisas na Espanha. Os espanhóis têm mais feriado do que temos no Brasil, e poucos perdem a oportunidade de viajar e de aproveitar um feriadão, que eles chamam de puente. Aliás, os espanhóis adoram fazer festa, para cada feriado tem uma festa.

Outra coisa que eu ouvi muito no Brasil, foi pessoas dizendo que o dia dos namorados era diferente do resto do mundo, porque enquanto no mundo todo se celebra no dia de São Valentin, que é 14 de fevereiro, no Brasil é 12 de junho. Bom, antes de falar sobre o dia dos namorados na Espanha, preciso falar um pouco sobre o país.

A Espanha é um país constituído por estados autônomos, cada um tem a sua cultura e a sua língua. Tem, por exemplo, o castellano, que é a língua de Castilla, e que foi adotado como a língua nacional, por isso tem gente que faz questão de ressaltar que não é correto dizer que a língua falada no país é o espanhol. O certo, é que os espanhóis falam o castellano, a língua de Castilla, e cada um dos outros estados autônomos tem a sua língua. Em Barcelona, por exemplo, é o catalão, na Galícia é o galego que, aliás, deu origem ao português.

Agora voltando ao dia dos namorados. No estado autônomo da Catalunha o dia dos namorados não é celebrado no dia 14 de fevereiro e nem no dia 12 de junho. É no dia 23 de abril, no dia de São Jorge. Não é que seja o dia dos namorados oficialmente, é um dia em que as pessoas presenteiam umas as outras com livros e rosas.

A sensação é que as coisas na Catalunha são aos avessos.

Além das estações do ano que a gente aprende ainda nos primeiros anos do colégio que quando é verão no hemisfério sul é inverno no hemisfério norte e vice-versa, tem uma série de costumes diferentes. O dia de São João, por exemplo, que é o dia de pular fogueira nas festas juninas e tomar quentão no Brasil, na Espanha também se faz fogueira, apesar de ser verão. Na verdade essa festa tem origem pagã e o objetivo é celebrar o solstício, o começo do verão, e é o dia em que se solta mais fogos de artifício do que na virada do ano.

A virada do ano é meio xoxa, e ninguém se importa com a cor da roupa que vai usar. Essa coisa de usar branco para a paz, amarelo para dinheiro... esqueça. Como a virada do ano cai no inverno, as pessoas querem mesmo é se proteger do frio, e por isso, todo mundo usa preto, ou outras cores escuras.

No final do ano as pessoas têm costume de comprar uma árvore de verdade para enfeitar para o natal. E depois tem os dias limites para descartar-las nas ruas para a prefeitura recolher. E quanto a cultura do Papai Noel não faz muito tempo que os espanhóis cederam, porque o dia de entregar os presentes na Espanha é no dia 6 de janeiro, no dia de reis.

Aliás, a cabalgata, que é o desfile da chegada dos reis magos, é uma super festa, é maior do que o carnaval que tem no país, é mais similar ao carnaval do Brasil.

E enquanto no Brasil todo mundo quer sair de férias no final do ano para aproveitar o verão, na Espanha também acontece uma paradinha entre Natal e dia dos Reis, mas férias não. Já, enquanto no Brasil as pessoas estão trabalhando no mês de agosto, no inverno, na Europa é verão e para tudo. Ou quase tudo. Ao menos na Espanha, porque agosto é o mês mais forte do verão.

Para assistir a este conteúdo, clique aqui.

0 comments: