Hoje é o dia do indígena. Veja alguns famosos que já os representaram na tv e cinema.

Em época de politicamente correto e cuidados para não fazer uso de apropriação cultural, ainda cabe homenagens ao dia do indígena?

Carlos Alberto Ricelli e Bruna Lombardi, que formam um dos casais mais fofos e lindos do mundo artístico, conheceram-se durante a gravação da novela Aritana, em que ele interpretava o indígena que dava nome a trama. O folhetim, de Ivani Ribeiro, foi exibida pela TV Tupi em 1979.


Leonardo Brício e Marcio Garcia interpretaram Peri, o protagonista de O Guarani.
Leonardo, que fez par romântico com Angélica, estrelou o personagem em um minissérie produzida pela Rede Manchete em 1991. E Marcio interpretou o personagem para a versão cinematográfica, em 1996.


Dira Paes iniciou a carreira de atriz no filme norte-americano "The Emerald Forest" (A floresta de esmeralda), de 1985. A direção foi de John Boorman e o seu filho protagonizou o longa que foi rodado todo no Brasil.


Claudio Heinrich viveu o Tatuapú na novela Uga Uga, em 2000. Carlos Lombardi se inspirou no filme A Floresta de Esmeraldas para dar vida ao indígena loiro.


Stênio Garcia foi o Caraíba na minissérie A Muralha, em 2000. Na versão da TV Tupi, de 1968, o ator viveu Aimbé. Na época, o personagem rendeu ao vetereno o prêmio de melhor ator de TV. Stênio ainda interpretou outro indígena no filme Hans Staden.


Camila Pitanga e Deborah Secco interpretaram araguaçu e Moema respectivamente, na minissérie A Invenção do Brasil, em 2001, na Rede Globo.


Priscila Fantin viveu a Serena na novela Alma Gêmea, em 2006. Na novela de Walcyr Carrasco, a personagem era a encarnação de uma bailarina que morreu durante sua primeira apresentação no Teatro Municipal de São Paulo.


Eunice Baía deu vida a Tainá no cinema e foi Ayani na minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, em 2007, na TV Globo.


Glória Pires viveu A Filha Do Sol, fime nacional que estreou em 1982.


Cleo Pires interpretou Estela na novela Araguaia, em 2009, de Walther Negrão.


1 comments:

Anônimo

Acho que cabe uma correção, Dira Paes tem ascendência indígena, então é interessante saber o que ela diz sobre usa participação nesse filme, e Eunice Baía é uma mulher indígena, então não há questionamentos.