Assista aqui

Últimas postagens

Paquito Robson Barros

No dia em que entramos oficialmente no inverno, recebemos a triste notícia de que Robson Barros, Paquito, partiu para outros planos no dia anterior, ainda no outono, em 20 de junho. Há cinco meses de completar 58 primaveras. Ele foi o segundo Paquito admitido no concurso de 1989 que formou o grupo musical da Xuxa.

Em 1989, Xuxa e Marlene Mattos resolveram lançar um álbum musical das Paquitas e formar um grupo masculino com o objetivo de coloca-los no mercado fonográfico como uma boy band. O disco das meninas teve uma vendagem que surpreendeu positivamente a todos os envolvidos, passando de um milhão de cópias e desde então as soldadinhas do Xou nunca mais foram as mesmas, elas viraram estrelas de grande porte.

Simultaneamente ao lançamento do álbum delas, Xuxa e Marlene promoveram um concurso para lançar o grupo dos Paquitos. Na época, a maior referência de uma banda adolescente de sucesso era o Menudo, de Porto Rico, mas que se tornou um fenômeno em todo o continente americano, similar ao RBD nos anos 2000. Pelo Menundo passou o Rick Martins, o integrante mais famoso do grupo, o Roby Draco Rosa que antes de virar artista em Hollywood lançou dois discos no Brasil, o Roy Rosello que namorou a Mara Maravilha e teve até programa de TV na Record, além de Ray que teve uma carreira solo mais discreta por aqui.

O Menudo foi referência para muitos grupos musicais, teve várias boy bands que copiaram a fórmula. No Brasil, a mais sucedida foi o grupo Dominó. E os Paquitos nasceram para fazer o mesmo, o grupo foi lançado oficialmente no Natal de 1989. Diferente das Paquitas que eram assistentes de palco da Xuxa, eles foram selecionados para ser um grupo musical. Até auxiliavam em alguns momentos, a recebiam na porta da nave, levavam o café da manhã, seguravam as crianças enquanto as meninas cantavam e as substituíam durante suas férias, mas eram, a rigor, um grupo musical.

E além do Menudo, outra referência que tinham era o Michael Jackson. Mas essa referência não se limitava só a eles, vários uniformes deles e das Paquitas, e até da Xuxa, eram inspirados, ou puras reproduções mesmo, dos figurinos de Michael Jackson.

Robson Barros nasceu no dia 15 de novembro de 1968, na cidade de São Paulo. Foi o segundo a ser admitido no grupo dos Paquitos, depois de Marcelo Faustini, antes de Claudio Heinrich, Egon Júnior e Alexandre Canhonhi. Alexandre era o vocalista do grupo, os outros soltaram a voz em uma música apenas, Muito Prazer, e só o Robson fez solo por duas vezes.

Eles não tiveram muito sucesso com o disco, não venderam tão bem quanto as meninas porque em 1990, quando o álbum foi lançado, Fernando Collor de Melo que tinha acabado de assumir a presidência do Brasil confiscou a poupança de todo mundo. Muitas empresas foram a falência, teve gente que tirou a própria vida com o desastre que foi essa estratégia que o governo adotou para frear a inflação. Então, com todo mundo sem dinheiro, as lojas cancelaram os pedidos dos discos, o lançamento estava previsto para sair com mais de 400 mil cópias, mas a venda total não chegou nem a 150.000.

Genival Barros, pai de Robson, desde 1965, era responsável por equipes de som, iluminação, montagem de palco e produção geral dos shows de Roberto Carlos. Com o passar das décadas, tornou-se uma peça fundamental nos bastidores da carreira do cantor, além de expandir seu trabalho para outros artistas. Foi em um dos concertos em que ele montou para a Xuxa que Robson teve seu primeiro contato com a apresentadora, razão pela qual recebeu o convite para fazer testes para o grupo dos Paquitos e foi aprovado, recebendo o apelido de Rob Paulistinha.

O primeiro integrante da Turma da Xuxa a partir para outros planos foi Armando Moraes, em 2003. Ele interpretava o personagem Praga e tinha migrado da Rede Manchete com a apresentadora. No Clube da Criança era chamado de ET.

Em 2021, foi a vez de Maria partir. Ela começou a trabalhar com a Xuxa em 1988 e se tornou uma personagem da sua turma sendo representada nas revistas em quadrinhos e até sendo mencionada em músicas, como em Huppa Hulle do álbum Tô De Bem Com A Vida.

No mesmo ano, Oswald Berry também nos deixou. Assim como Maria ele também virou personagem dos quadrinhos, mas era mais exposto do que ela, pois estava constantemente na frente das câmeras.

Berry era o coreógrafo da turma e participava ativamente na seleção das meninas nos concursos de Paquitas. Sua partida se deu a complicações de saúde decorrentes de um câncer no fígado, a mesma razão da partida de Robson. Não que a enfermidade tenha acometido o fígado, exatamente, até a publicação deste vídeo a família não tinha entrado em detalhes, mas era uma luta que ele travava já há algum tempo e nos seus últimos dias tinha dificuldades para se comunicar devido as complicações do tratamento.

A diferença da partida de Robson em relação ao Praga, a Maria e ao Oswald Berry é que os três eram vinculados diretamente a turma da Xuxa, mas eram personagens independentes. Robson integrou o grupo dos Paquitos, o grupo é como se fosse uma entidade que agora fica sem um dos seus membros. Dentre todos os que foram Paquitos e Paquitas, Robson é o primeiro a partir, e, curiosamente, foi o primeiro a deixar o grupo dos meninos.

Ele ficou basicamente um ano no grupo, em 1989 aconteceu a seletiva e o lançamento, e no final de 1990 fez a sua despedida. Em 1991, optou por seguir a profissão do pai e em seu lugar entrou o Yuri Martins que ficou apenas um ano no grupo. Havia planos de Os Paquitos gravarem o segundo álbum musical com solo de todos, eles já estavam em preparação para entrar em estúdio, no entanto, Alexandre optou por seguir carreira solo, e em 1992, apenas Marcelo, Claudio e Gigio foram remanejados para o Show do Mallandro que era a versão do Xou da Xuxa nas manhãs da Globo. Os três seguiram fazendo apresentações na TV e ao vivo até 1995, quando Claudio assumiu o papel de um dos protagonistas de Malhação.

Robson optou por trabalhar com o pai, que começou a transferir parte dos negócios para ele. Com o crescimento e a experiência acumulada tanto nos bastidores quanto nos palcos, fundou a TAS Eventos, uma empresa especializada na produção de festivais, congressos e desfiles, consolidando seu espaço na indústria do entretenimento.

Depois de deixar o grupo dos Paquitos, a primeira reaparição de Robson na TV foi no último programa do Xou da Xuxa, em 30 de dezembro de 1992, ao lado dos outros integrantes do grupo Paquitos. Depois disso ele apareceu poucas vezes, como em maio de 2016, no programa Tudo Por Audiência comandado por Fábio Porchat e Tatá Werneck no canal Multi Show, onde esteve ao lado de Marcelo Faustini e das Paquitas Cátia Paganote e Priscilla Couto.

Depois, em 2018, esteve com Marcelo e Gigio no Programa do Porchat, na Record. E em maio de 2020, durante a pandemia do Covid-19, participou de uma live com Andreia Faria onde disse que tinha o maior orgulho do seu passado na TV e que ficava impressionado como, mesmo após três décadas, o público ainda o reconhecia com carinho. Ele atualizou os fãs sobre sua vida pessoal e profissional, contando que já era avô aos 51 anos e que trabalhava como empresário de eventos.

Disse também que, apesar de não se falarem diariamente, a relação dele com a Xuxa e com os outros ex-componentes, especialmente com Egon Júnior e Marcello Faustini, continuava muito afetuosa. Na ocasião, respondeu a perguntas dos fãs, contou histórias de bastidores das turnês dos Paquitos e relembrou a convivência com outros personagens icônicos do programa. Um dos temas da conversa foi porque ter sido ele o escolhido para ficar nu no filme Sonho de Verão. Sua resposta foi bem descontraída, segundo ele, é porque talvez tivesse a bunda mais bonita. Esse foi um dos últimos registros, se não o último, dele em uma transmissão ao público.

Genival Barros, o pai, partiu para outros planos em janeiro de 2026, aos 85. Cinco meses antes de Robson. Andrea Veiga disse ao Gshow que amigos e ex-integrantes do grupo conseguiram se despedir de Robson nos últimos dias de vida, por meio de mensagens gravadas enviadas à família. Pelas suas palavras: Cada uma de nós gravou uma mensagem de fé e otimismo para ele ouvir. A esposa dele colocou todas as mensagens para ele escutar. Ela disse que ele se emocionou muito. De certa forma, conseguimos dizer o quanto gostávamos dele.

Ana Paula Almeida, a Pituxita, Juliana Baroni, a Catuxa Jujuba, também prestaram homenagem a Robson através de suas redes sociais. Assim como seus ex-companheiros de grupo Alexandre Canhonhi e Marcelo Faustini que postou uma foto em que estiveram juntos em fevereiro de 2026.

E Xuxa que postou: Meu Robson paulistinha... você foi e é um cara incrível. Que Deus te receba com um sorriso lindo e muito carinho. Você merece todos os aplausos, meu eterno Paquito. Te amamos.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo:

Nenhum comentário: