Assista aqui

Últimas postagens

Disco - Xuxa 10 Anos

A passagem da Xuxa pela Globo, apesar dela ter feito vários programas, ficou marcada pelo Xou da Xuxa que serviu de modelo para todos os programas infantis que vieram na mesma época, e para os que surgiram depois. E uma das características do Xou era celebrar datas festivas, Páscoa, São João, dia das crianças, Natal, o aniversário da Xuxa, aniversário do programa, programa de edição 1000... tudo se convertia em programa especial.

E no ano de 1996, Xuxa celebrou seus 10 anos de TV Globo em um evento como se toda a sua carreira se limitasse a esse tempo. Ou seja, os três anos de modelo e outros três anos de Clube da Criança foram ignorados. Teve Xuxa Park Especial, um especial que passou a noite, e foi lançado o álbum Xuxa 10 anos, em junho.

Na época, Xuxa apresentava o Xuxa Park e o Xuxa Hits que era um quadro do Xuxa Park e depois, em 1997, se converteu em Planeta Xuxa. E Xuxa estava percorrendo o país com a turnê Sexto Sentido desde 1994, na ocasião do lançamento do álbum homônimo. Em 1995, mesmo tendo lançado o disco Luz No Meu Caminho ela continuou com o mesmo show e em 1996 teve uma reedição, a terceira, então ela aproveitou para divulgar o álbum 10 anos também.

O 10 Anos foi o décimo nono álbum da Xuxa. Ela teve quase dois discos lançados por ano nesse tempo de TV Globo. Vamos fazer as continhas, em 1985 teve seu primeiro disco oficial, o Xuxa e Seus Amigos, quando ainda apresentava o Clube da Criança na Manchete. Antes ela já tinha gravado participações em algumas faixas e uma música solo no álbum Clube da Criança, mas este não entra na sua discografia.

Depois, já na Globo, lançou o Xou da Xuxa em 1996, o Xegundo Xou da Xuxa em 1987, e no mesmo ano teve o Karaokê Da Xuxa. No ano seguinte, em 1988, lançou o Xou Da Xuxa 3, no comecinho de 1989 lançou a trilha sonora do filme Super Xuxa Contra Baixo Astral, e no mesmo ano o 4º Xou Da Xuxa.

No começo de 1990 chegou no mercado brasileiro o primeiro Xuxa em espanhol, que já tinha sido lançado no ano anterior no mercado externo, e ainda em 90 tivemos o lançamento do Xuxa 5. Depois, em 1991 foi lançado o Xuxa em espanhol 2 e o Xou Da Xuxa Seis.

Em 1992 teve o lançamento do Xuxa em espanhol 3 e o Xou Da Xuxa Sete. Em 1993 nós tivemos o disco só com o nome dela, Xuxa, sem título e sem número, e no mercado externo teve um álbum com a mesma capa que era uma compilação dos três lançamentos em espanhol, intitulado Todos Sus Êxitos.

Em 1994 foi lançado no Brasil o ábum Sexto Sentido e no mercado externo o álbum El Pequeño Mundo que tem 10 faixas que são versões de Sexto Sentido e cinco inéditas. No ano seguinte, em 1995, tivemos o álbum Luz No Meu Caminho, e em 1996, antes do lançamento de Tô De Bem Com a Vida, tivemos Xuxa 10 anos. São, portanto, 19 discos.

Xuxa 10 anos foi produzido por Michael Sullivan, com coordenação artística de Marlene Mattos e Xuxa Meneghel. E direção artística de Aramis Barros. O álbum tem 13 faixas, das quais cinco são versões originais, cinco são remixagens em ritmo tecno/dance que estava em moda na época, e três são inéditas.



A primeira faixa é: Valeu, com o subtítulo 10 Anos de Amor, de Michael Sullivan e Aloyzio Reis. Essa é a primeira música inédita do álbum.

A segunda faixa é: Tindolelê, de Cid Guerreiro, remixada. O remix é do DJ Memê.

A terceira faixa é: Dança da Xuxa, de Prêntice e Ronaldo Monteiro de Souza, remixada. O remix é do DJ Humberto Mello.

A quarta faixa é: Brincar de Índio, de Michael Sullivan e Paulo Massadas, remixada. O remix é do DJ Cuca. 

A quinta faixa é: Jogo da Rima, de Zé Henrique, Ângela Mattos e Marcelo Faria. Essa música é uma versão de The Name Game, de Shirley Ellinston e Lincon Chases. O remix é do DJ Memê.

A sexta faixa é: Nosso Canto de Paz, de Dido Oliveira. O remix é do DJ Humberto Mello, a introdução me faz lembrar a primeira temporada de Malhação, soa parecido com a trilha da novela que era majoritariamente dance, euro-dance.

A sétima faixa é: Dez Anos, de Álvaro Socci e Cláudio Matta. É a segunda faixa inédita do álbum, muito bonita e ganhou um vídeo clipe também muito bonito. essa música fecha o lado A do disco.

Abrindo o lado B, a primeira faixa é: o maior hit da Xuxa, o imbatível Ilariê, de Cid Guerreiro, Dito e Ceinha. Nesse lado do disco as músicas são as versões originais.

A segunda faixa é: o clássico dos clássicos Doce Mel que tem como subtítulo Bom Estar Com Você, de Cláudio Rabello e Renato Corrêa.

A terceira faixa é: Arco-Íris, de Michael Sullivan, Paulo Massadas e Ana Penido. Outro hino da Xuxa.

A quarta faixa é: Lua de Cristal, de Michael Sullivan e Paulo Massadas. A música que sintetiza as mensagens da Xuxa, desde sempre, querer poder e conseguir.

A quinta faixa é: Festa do Estica e Puxa, de Bell Marques e Wadinho Marques.

E fechando o álbum, a sexta faixa é: Vamos Comemorar, de Marcos Monteiro e Márcio Monteiro. É a terceira música inédita do álbum, com bastante destaque para as Paquitas Nova Geração.

Xuxa 10 anos tinha sido anunciado que seria o último álbum da Xuxa a ser lançado em vinil, e não foi. O último foi Tô De Bem Com a Vida. Xuxa 10 anos foi relançado em CD em 2005, 2006 e 2008 pela Som Livre. Na época do lançamento original, o disco vendeu aproximadamente 500 mil cópias e recebeu certificado de platina, correspondente a 250 mil cópias.

Andrea Veiga, Àngela Mattos e Aline Barros gravarama a música Minha Rainha que foi a mais marcante da celebração dos 10 anos de Xuxa na Globo. Foi apresentada no Xuxa Park especial e ganhou um vídeo, mas, lamentavelmente, não entrou no álbum.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo:

Nenhum comentário: