Em um dos episódios da quarta temporada da série Avisa Lá Que Eu Vou, Paulo Vieira disse que existem três grandes bruxos na cultura brasileira, o Nino do Castelo Rátimbum, a Keka do Xuxa No Mundo Da Imaginação, e a Cuca do Sítio do Picapau Amarelo. Pois, das três, a Cuca é a mais terrível e tem a história mais macabra por detrás da personagem também.
E, detalhe, a Cuca não é brasileira nata, ela é uma adaptação de uma entidade que aparece em folclores de vários países, só muda o nome. Coco, Coca, Cuco...
Ela assume a forma de uma bruxa velha com aspecto de jacaré e não se sabe ao certo sua idade, mas estima-se mais de 3 mil anos. A metade da vida da Morgana, outra bruxa icônica do infantil Castelo Ratimbum, que tem 6 mil anos. Mas a Morgana é praticamente uma fada, né, um doce de bruxa, já a Cuca entra na classe de bicho-papão.
Na série Cidade Invisível, da Netflix, de 2023, a Cuca, vivida por Alessandra Negrini, é a entidade mais forte e respeitada de todos os personagens que aparece, mas sempre em forma humana mesmo. E também não faz nenhuma relação com a Cuca do Sitio do Pica Pau Amarelo, é a Cuca que vem pegar a criança que não quer dormir. Ou melhor, não se limita só a crianças, ela hipnotiza e domina a mente de qualquer pessoa.
Em relação ao Sitio do Pica Pau Amarelo, a primeira adaptação para a TV aconteceu em 1952, pela Tupi, quando a TV brasileira tinha apenas dois anos de existência e ficou 11 anos no ar, até 1963.
Como na época tudo era ao vivo, já que não existia o vídeo-tape, o programa era semanal, exibido nas noites de quinta-feira, e tinha como único cenário a varanda da casa de Dona Benta e não tinha Cuca, apenas a Dona Benta, a Tia Nastácia, a Emília, a Narizinho, o Pedrinho, o Marquês de Rábico, e o Visconde de Sabugosa.
Em 1963, a TV Tupi encerrou o programa, mas a atriz Lúcia Lambertini, que interpretava a Emília, levou a ideia para TV Cultura. Nesta fase, o Sítio do Pica pau Amarelo teve apenas uma temporada de 36 episódios, que foram ao ar entre maio de 1964 e março de 1965.
E em 1967, foi a vez da TV Bandeirantes fazer a sua adaptação da obra, essa versão ficou no ar entre dezembro de 1967 e março de 1969.
Oito anos depois, é que a Cuca apareceu pela primeira vez, e foi interpretada por distintas atrizes ao longo dos anos. A adaptação mais recente do Sitio do Pica Pau Amarelo foi feita pelo SBT e disponibilizada pela plataforma +SBT. Ao contrário das outras versões que se baseavam nas histórias de Monteiro Lobato, as quais duravam meses no ar, esta versão ficou focada em apenas um conto, dividida em várias esquetes e clipes musicais em cada episódio.
Ou seja, transformaram o Sitio em um musical. E não a toa, a Cintia Abravanel dirigia os musicais No Reino das Águas Claras e O Terror dos Mares desde 1996, e em 1999, ela queria produzir para a TV, mas Silvio Santos não quis. A adaptação para a emissora só aconteceu em 2024, e a Cuca apareceu apenas na segunda temporada, em 2025.
A atriz Kelly Ghidotti ficou responsável por dar vida à bruxa em corpo de jacaré, ela iniciou sua carreira aos 14 anos e atuou em diversas peças de teatro. O registro profissional como atriz, recebeu em 1999, aos 19 anos. Kelly se especializou em teatro infantil e começou a manipular bonecos no programa Planeta Luluca, da Rede NGT interpretando a personagem Sue, e depois disso passou a criar e produzir também. Participou do elenco do seriado Cocoricó da TV Cultura, onde interpretou as personagens Lilica, Patavina e Mimosa. Interpretou e manipulou o boneco Elmo, de Sésamo, e dirigiu o Canal do Klin, no YouTube, que é de um cachorro mascote da marca de calçados Klin. Entre vários outros trabalhos.
A Cuca do SBT é a mais fiel a descrição de Monteiro Lobato. Ela tem cauda de dragão, unhas de gavião, e roupa feita de trapos. É uma Cuca de respeito.
Anterior a Cuca do SBT, nós tivemos o Sítio do Picapau Amarelo em versão desenho animado. A Globo lançou a série no dia 7 de janeiro de 2012, em parceria com a Mixer, e contou com três temporadas, totalizando 78 episódios. A atriz Alessandra Araujo foi quem deu voz à Cuca nesta fase.
Alessandra Araujo, é dubladora, locutora e diretora de dublagem. Ela começou a dublar em 1987, nos estúdios Álamo. Lembra disso? Depois de Herbert Richers, Álamo é o nome mais lembrado nas versões brasileiras. Versão brasileira, Álamo. Ela foi diretora de dublagens também nos estúdios Mastersound, Sigma e TV Group Digital. Além da Globo, a série animada do Sítio do Picapau Amarelo foi exibida também pelo canal Cartoon Network até setembro de 2016.
Em 2001, A Globo produziu sua segunda versão do Sítio do Pica Pau Amarelo. Para os anos 2000 tínhamos uma grande expectativa a respeito do uso de novas tecnologias, era como a reinvenção de tudo o que já conhecíamos, qualquer coisa lançada a partir de então tinha que ser melhor e mais surpreendente de tudo o que já tinha sido feito, e a Cuca passou por várias releituras.
A personagem precisava de mais de uma pessoa para ganhar vida, então, a atriz Jacira Santos, nascida em 1993, em Salvador, ficou com a responsabilidade de vestir a fantasia. Ela fez parte do grupo Cem Modos, a companhia gaúcha de teatro de bonecos que produziu os personagens da TV Colosso, inclusive, foi uma das pessoas que vestiram a fantasia da Priscila.
E a voz da Cuca foi feita pela dubladora Mônica Rossi, que também fez a voz da Priscila da TV Colosso. Ou seja, a alma da Cuca foi a mesma da Priscila.
Em 2001 e 2002, a Cuca tinha um aspecto meio Jessica Rabit, era bastante sensual, usava um vestido justo, tinha curvas... e tinha o cabelo duro, parecia uma boneca de plástico. Era vaidosa. Nesse segundo ano até a Angélica interpretou a Cuca no episódio A Pedra Mágica de Tupã, como um disfarce da Cuca verdadeira.
Em 2003, mudou. Ganhou uma peruca mais natural, mas continuava usando um corset e ainda tinha um corpo bem humanoide, mas parecia ter ganhado uns quilinhos, já não era mais a bonequinha de plástico dos anos anteriores.
Em 2005, ela se converteu totalmente na figura de jacaré. Perdeu as curvas, o vestido, e a vaidade.
Em 2007, na última temporada do Sítio do Pica Pau Amarelo, o programa passou por uma grande transformação, todos os atores foram trocados. Quem passou a dar vida a Cuca foi a atriz Solange Couto, e pela primeira vez a personagem não tinha cara de jacaré. Solange Couto tem uma extensa lista de trabalhos na televisão, ela atuou em obras de distintas emissoras, como Manchete, Band e Record, além da Globo.
No primeiro ano, a Cuca foi vivida por Dorinha Duval. Ela nasceu no dia 21 de janeiro de 1929, e ao longo dos anos atuou como atriz, humorista, apresentadora e vedete. Passou pelas emissoras TV Tupi, TV Excelsior e TV Rio entre as décadas de 50 e 60, antes de migrar para as novelas da Rede Globo em 1969, e em 1977, aceitou incorporar a primeira versão da Cuca.
Ela ficou apenas um ano interpretando a personagem, depois voltou a interpreta-la em 1979. E no ano seguinte, em 1980, encerrou sua carreira na televisão ao ser presa por assassinar seu marido, o Paulo Sérgio Garcia de Alcântara, com três disparos.
Em 2002, lançou suas memórias autobiográficas num livro intitulado Em busca da luz, onde conta como foi a experiência de ter sido violentada aos quinze anos de idade, ter sofrido um aborto e se prostituído. Também revelou que tentou tirar a vida após se separar de Daniel Filho, e contou porque disparou no seu segundo marido. Disse que aconteceu durante uma discussão e que ele a maltratava por querer mulheres mais jovens, já que ela tinha 16 anos a mais que ele.
A família dele contestou as alegações de maus tratos e levantou a possibilidade de que o crime tivesse sido premeditado. Dorinha manteve um contrato de trabalho com a TV Globo até seu último dia de vida. Ela partiu para outros planos no dia 21 de maio de 2025, aos 96 anos.
De 1978 a 1980, a Cuca foi interpretada por Stella Freitas, ela nasceu no dia 18 de maio de 1954. Sua lista de trabalhos na televisão é bem extensa, uma de suas personagens mais marcantes foi a Dona Cândida da Escolinha do Professor Raimundo entre 1990 e 1991. E ela gravou outras participações no Sitio do Pica Pau Amarelo depois de ter deixado o papel de Cuca. Em 1984, como Assunta Ribeiro, e em 2006, como Florena Caipora. Em 1980, no seu último ano dando a vida a personagem, ela dividiu o papel com Dorinha Duval.
A partir de 1981, até1985, a Cuca foi vivida por Catarina Abdalla. Ela nasceu no dia 13 de julho de 1958, e também tem uma extensa lista de trabalhos na televisão, a Cuca foi a primeira. Catarina trabalhou em diversas telenovelas e distintos programas de TV, uma de suas personagens mais conhecidas é a Maria Joana da Anunciação, a Dona Jô do humorístico Vai Que Cola.
E a última atriz a interpretar a Cuca nessa primeira versão da TV Globo, foi a atriz Rosana Israel, nos últimos episódios que foram ao ar no ano de 1986. Infelizmente não encontrei nenhuma informação sobre ela.



























0 comments:
Postar um comentário