Virou Manchete (terceira semana de outubro) - Passou Nesse Mês (outubro de 1990)


E estreou o programa Angélica ao Vivo na GNT com a participação de Murilo Benício e Grazi Massafera, além da Tatá Werneck e do antropólogo Michel Alcoforado. Como parceiros fixos a apresentadora conta com André Marques na cozinha e Aline Wirley na banda.


Quando soube que o programa teria culinária e conversa, já pensei que seria só mais uma versão de Estrelas e não. O cenário é bem grande e tem plateia, mas tudo acontece na mesa. É um talk show com comida.


Angélica parecia acelerada, talvez pela ansiedade do retorno a TV depois de um longo período fora, e ao vivo. Em alguns momentos cheguei a pensar que ela estava bêbada pelo excesso de sinceridade em algumas falas. É melhor que vá mais suave nos próximos episódios, que pense melhor no que deve e não falar para evitar constrangimentos dos convidados e tirar o álcool da mesa. Fora isso, achei legal, espero que dure.

LOTV News 

Duas estrelas brasileiras tiveram seus momentos com a realeza britânica, Anitta e Gisele Bundchen. Ou melhor, uma delas, a outra ainda terá. Anitta e o cacique Raoni Metuktire se encontraram com o Rei Charles III, na quarta-feira dia 15 deste mês, outubro, para uma conversa sobre a importância da Floresta Amazônica e da preservação ambiental. Foi um encontro de líderes e personalidades engajadas na pauta climática.


O cacique Raoni foi homenageado pela Liberatum (organização internacional de diplomacia cultural), que, segundo Anitta, o prêmio foi uma forma de agradecer pela sua coragem, pela sua voz e por manter viva a esperança de que ainda há tempo se aprendermos a ouvir aqueles que sempre souberam cuidar da natureza. Me chamou a atenção os vestidos que ela usou nesses eventos, no encontro com o rei e na premiação, ambos com os ombros de fora.



No evento da Liberatum, o vestido foi mesmo que ela usou no Grammy Latino de 2022, uma reprodução de um vestido que Xuxa usou no último episódio do Xou da Xuxa em 1992.


E quanto a Gisele Bundchen. No dia cinco de novembro vai acontecer O Prêmio Earthshot de 2025, no Museu do Amanhã no Rio de Janeiro. Trata-se de um projeto fundado pelo Príncipe William, é um prestigiado reconhecimento global para soluções inovadoras que enfrentam os desafios ambientais mais urgentes do planeta.


Foram selecionados 15 finalistas, incluindo projetos do Brasil e de outros países sul-americanos, e dois projetos brasileiros estão entre os finalistas na categoria Proteger e Restaurar a Natureza. Gisele Bündchen foi nomeada membro do conselho do prêmio. Ela será a primeira brasileira a assumir esse cargo, juntando-se a outros líderes de destaque, como o Príncipe William do Reino Unido e a Rainha Rania Al Abdullah da Jordânia, entre outros.
 Aconteceu 

A Globo anunciou uma prorroga da novela Êta Mundo Melhor!. O folhetim vai ficar no ar até março de 2026. Com isso, entrará na lista das novelas mais longas da faixa das 18h, junto com outras tramas do autor como O Cravo e a Rosa e Alma Gêmea.


Esse foi o segundo anúncio de esticamento da novela, originalmente acabaria no dia 13 de fevereiro e foi prorrogada até 27 do mesmo mês, agora irá até 13 de março.

O site da revista Variety publicou uma matéria sobre os 100 anos do Grupo Globo e se referiu à Xuxa como a maior popstar do Brasil. A apresentadora é citada em um parágrafo sobre o licenciamento de obras da Globo para a Telefé, canal da Argentina. A Globo licenciou para a Telefé a novela Todas as Flores e Xuxa, o Documentário. Ambas, produções da Globoplay.


Maria Antonieta de las Nieves anunciou a aposentadoria da Chiquinha depois de 57 anos interpretando a personagem. Ou seja, se a Chiquinha tivesse nascida como um bebê teria essa idade, 57 anos. Originalmente chamada de Chilindrina, Chiquinha é aqui para nós no Brasil, a personagem foi criada em 1968... as datas entram em conflito.

Maria Antonieta de las Nieves disse que está com 75 anos, então ela teria nascido em 1950 e Chilindrina foi criada em 1968... tá tudo bem, ela teria 18 anos. Mas na Wikipédia a informação é que a atriz nasceu em dezembro de 1946, ou seja, está prestes a completar 79 anos. Não dá para acreditar em gente famosa.
O Upfront, evento para anunciar as novidades da Globo, mostrou que finalmente Eliana terá o seu programa de domingo na emissora, teve Xuxa como uma das apresentadoras, com cabelo, o tratamento capilar está dando certo... mas o evento recebeu muitas críticas de diversos canais, jornalistas e apresentadores, pelas menções depreciativas que fizeram à Band.


Willian Bonner disse que a Fórmula 1 voltará para a Globo e que estava desaparecida, estava na Band... A Renata Vanzetto disse que um episódio do Chef de Alto Nível deu mais audiência do que todas as temporadas do MasterChef juntas, MasterChef é da Band...

Eduardo Sterblitch zombou da HBO também ao chamar a personagem de Camila Pitanga da novela Beleza Fatal de Bebel da 25 de Março. E a novela também passou na Band. Ficou feio para a Globo.

Passou Nesse Mês

No dia oito de outubro de 1990, estreou a minissérie La Mamma, na TV Globo. Baseada na peça homônima de André Roussin, de 1957, uma adaptação teatral do romance O Belo Antônio, de Vitaliano Brancati. A peça de Roussin também foi adaptada para a TV por Augusto César Vanucci e Paulo Figueiredo, em cinco capítulos, com roteiro de João Bethencourt e direção de Vanucci. Teve Dercy Gonçalves e César Filho nos papeis principais.


No dia nove, estreou a minissérie Mãe de Santo, na Rede Manchete. Foi ao ar às 22h30 em 16 episódios, escrita por Paulo César Coutinho e dirigida por Henrique Martins e Álvaro Fugulin. Contou com Júlia Lemmertz, Totia Meirelles, Denise Del Vecchio, Neuza Borges, Esther Góes e Giuseppe Oristânio no elenco, além de vários outros autores.

Mãe de Santo apresentava um tema distinto em cada capítulo, foi uma das várias vezes em que a TV Manchete realizou e exibiu uma produção que tinha como conteúdo as religiões de matriz afro-brasileira como o Candomblé e a Umbanda. No quarto episódio, narrou a história de Lúcio e Rafael, um casal homossexual interpretado pelos atores Raí Alves e Daniel Barcellos, que protagonizaram o primeiro beijo entre homens da história da televisão aberta brasileira. No quinto episódio foi feita referências a AIDS, que era um tabu. E em oturo episódio abordou a transexualidade, intersexualidade e androgenia.


No dia 10, Thalia lançou seu álbum de estreia no México. O álbum homônimo contém 10 faixas com músicas nas vertentes rock, pop, synthpop e baladas.

No dia 12, estreou nos cinemas brasileiros o filme Robocop 2. O mesmo já tinha sido lançado em junho nos Estados Unidos. É uma sequência do aclamado RoboCop de 1987, com um tom mais sombrio e cínico, e um roteiro original controverso da lenda dos quadrinhos Frank Miller. Apesar de uma recepção crítica amplamente dividida no lançamento, que criticou seu enredo complexo e violência extrema, o longa foi um sucesso financeiro moderado e, ao longo dos anos, desenvolveu um status de clássico cult, sendo reavaliado por sua sátira social cáustica e seus efeitos especiais inovadores, especialmente o trabalho de stop motion.

No dia 15, estreou a novela Araponga, na TV Globo. Escrita por Dias Gomes, Lauro César Muniz e Ferreira Gullar, teve direção de Cecil Thiré e contou com as atuações de Tarcísio Meira no papel principal, uma versão caricata de James Bond. Tem um vídeo com 20 fatos sobre a novela aqui no canal.


No dia 20 entrou no ar a MTV Brasil por meio de uma parceria entre o Grupo Abril e a MTV Networks, subsidiária da Viacom, atualmente Paramount Global. Foi a terceira versão da MTV no mundo e a primeira a operar em sinal aberto. Destacou-se por ser a primeira emissora segmentada do país com programação voltada exclusivamente à juventude e por transmitir conteúdo 24 horas por dia. Até meados da década de 90 as emissoras ficavam algumas horas fora do ar durante a madrugada.

No dia 29, estreou a novela Meu Bem Meu Mal, na TV Globo. Escrita por Cassiano Gabus Mendes, teve direção geral de Paulo Ubiratan e contou com as atuações de Sílvia Pfeifer, José Mayer e Lima Duarte nos papeis principais. A encomenda da Globo aconteceu apenas dois meses antes da estreia, já que Araponga, que seria a substituta de Rainha da Sucata foi ao ar no horário das 21h30 antes da data prevista.

Foi em outubro de 1990 também que estreou a curta-metragem Chico Bento, Oia a Onça!. É uma histórias baseada nos quadrinhos de Maurício de Sousa.

0 comments: