1984
Vereda Tropical
No dia 23 de julho de 1984, estreou a novela Vereda Tropical, na TV Globo, às 19 horas. Foi escrita por Carlos Lombardi, teve direção geral de Jorge Fernando e Guel Arraes, e contou com as atuações de Lucélia Santos, Mário Gomes, Maria Zilda, Walmor Chagas, Geórgia Gomide, Gianfrancesco Guarnieri, Marieta Severo e Paulo Betti nos papéis principais.
Um dos fatos mais inusitados da novela foi quando a produção aproveitou um jogo entre Corinthians e Vasco, pelo Campeonato Brasileiro, para gravar uma cena com o personagem Luca, vivido por Mário Gomes. Ele fazia papel de um jogador de futebol que tinha sido contratado pelo clube paulista. Chegou em campo de helicóptero e no momento em que o Corinthians fez um gol invadiu o gramado e comemorou junto com os jogadores. O juiz da partida, José de Assis Aragão, o expulsou em seguida, mas fazia parte da cena e o cara quase foi punido por isso, porque contribuiu com a gravação se desviando da sua atuação no jogo.
A novela teve dois
álbuns musicais, o nacional e o internacional. Na década de 80 a Som Livre não
colocava necessariamente os atores das novelas, podia ser uma arte mais neutra
ou ter fotos de modelos que nada tinham a ver com a trama, foi o caso de Vereda
Tropical.
1989
Bobeou Dançou
No dia 9 de julho
de 1989, o Bobeou Dançou estreou como um programa ao meio dia dos domingos da
Globo. Era uma gincana entre adolescentes que tinha sido inspirado no programa
Fun House. Antes dessa estreia aos domingos, o programa já existia como um
quadro do Xou da Xuxa que ia ao ar no programa de sábado.
A trilha sonora, tema, entrou no álbum 4º Xou da Xuxa. A mudança para o domingo tinha sido uma aposta da Globo para competir com o Passa ou Repassa do SBT, mas durou pouco tempo, ficou no ar só até do ano.
Kananga do Japão
No dia 19, estreou
a novela Kananga do Japão, na Rede Manchete. Escrita por Wilson Aguiar Filho,
foi dirigida por Tizuka Yamasaki e Jayme Monjardim. Contou com a atuação de
Christiane Torloni, Raul Gazolla, Tônia Carrero, Giuseppe Oristanio, Elaine
Cristina, Carlos Alberto, Júlia Lemmertz e Rosamaria Murtinho nos papéis
principais.
A novela foi a antecessora de Pantanal e saiu da cabecinha de Adolpho Bloch, o dono Manchete. Ele deu a ideia de produzir uma trama que mostrasse o Grêmio Recreativo Familiar Kananga do Japão, um famoso cabaré da década de 1930, então, os atores tiveram que aprender dança de salão. A emissora gastou 20 milhões de dólares com a produção, as filmagens se iniciaram em 15 de maio de 1989.
A estreia deveria
ter sido em 16 de junho, mas o elenco ainda não estava fechado e o texto também
precisava de algumas correções, então foi adiada por um mês, mas superou todas
as expectativas chegando a 25 pontos de média no IBOPE do Rio de Janeiro. Foi
lançado um álbum da trilha sonora com a atriz Christiane Torloni na capa.
1994
Moeda Real
No dia 1º de julho de 1994, a moeda Real entrou oficialmente em vigor, valendo sete centavos mais do que o dólar. Obviamente ao longo dos anos foi preciso desvalorizar a moeda por diversas razões, entre elas está a necessidade da exportação do produtos nacionais, mas nós temos uma moeda estável.
Clube da Criança com Pat Beijo
No dia 4 de julho
de 1994, Patrícia Pat Beijo estreou como apresentadora do Clube da Criança,
assumindo o lugar que antes tinha sido de Mylla Christie. O programa fez
bastante sucesso e teve uma boa repercussão, sobretudo porque exibia a animação
Cavaleiros do Zodíaco, e Pat surfou na onda, lançou boneca, disco... Ela ficou
no comando do infantil até setembro de 1995.
Novela Pátria Minha
No dia 18 de julho
de 1994, estreou a novela Pátria Minha, na TV Globo. Foi escrita por Gilberto
Braga, teve direção geral de Dennis Carvalho e contou com Tarcísio Meira, Vera
Fischer, José Mayer, Eva Wilma, Renata Sorrah, Marieta Severo, Fábio Assunção e
Cláudia Abreu nos papéis centrais da trama.
A novela passou por alguns problemas, a audiência ficou abaixo do que alcançava a novela da sete, na época foram exibidias duas, a Viagem e Quatro Por Quatro, e, algumas vezes, menor que a novela das seis, a Tropicaliente.
O autor teve que fazer várias adptações na novela, inclusive matou a personagem da Vera Fischer e do Felipe Camargo porque eles eram casados na época e estavam passando por um problema no casamento. Então, como faltavam nas gravações, ou atrasavam, causavam problemas para toda a produção. Aí o autor inventou um incêndio para tirá-los definitivamente da novela e criou uma personagem Isabel para preencher o vazio. Luiza Tomé foi a escolhida para interpretar a personagem.
Patria Minha teve
dois álbuns musicais, a trilha sonora nacional com a atriz Claudia Abreu na
capa, e a trilha internacional com o ator Fabio Assunção na capa.
1999
Festival Woodstock
No dia 22 de julho
de 1999, deu-se início ao festival Woodstock em Roma, estado de Nova Iorque,
nos Estados Unidos. Foi a edição mais caótica do festival feita até então.
A primeira edição aconteceu em 1969, os organizadores perderam totalmente o controle, mas o evento entrou para a história como um dos maiores festivais musicais já produzidos e com pouquíssimos incidentes. Em 1994 foi promovido o segundo festival para celebrar os 25 anos do primeiro, e em 1999, o terceiro para celebrar os 30 anos do festival. No entanto, esse último não acabou bem.
Como a equipe de produção pensou basicamente em ganhar dinheiro, não se preocupou com os participantes. O evento aconteceu em uma área com piso acimentado que somado com as milhares de pessoas presentes, o calor se tornou insuportável. Não havia árvore, pouquíssima vegetação, então as pessoas usavam o que podiam para se proteger do sol e muitas passaram mal.
Ninguém podia levar nada, nem para comer, nem para beber, no entanto, tudo era vendido por preços muito altos. Havia água gratuíta, mas ao final ela ficou contaminada e era como se as pessoas estivessem bebendo água de um vaso sanitário. Falando em vasos sanitários, os banheiros químicos começaram a transbordar e as pessoas, algumas das milhares presentes, fizeram farra na cáca. Eles literalmente se jogaram na merda.
Essa série de desrrespeito com os participantes provocou uma revolta coletiva que resultou em muito vandalismo. Mais ou menos 100 funcionários pediram demissão devido ao caos e falta de segurança. E acabou da pior forma, durante o show da banda Red Hot Chilli Peppers foram distribuídas 100 mil velas para encenar uma espécie de vigília na plateia, que foram usadas para atear fogo no festival.
E nunca mais se cogitou promover outra edição do Woodstock.
Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.
0 comments:
Postar um comentário