Pablo e outros dubladores do Qual É A Música?.

O sucesso do Silvio Santos na TV boa parte é devido ao seu carisma, mas tem muito a ver com as escolhas dos seus programas que fazem com que o telespectador participe ativamente dos mesmos. E um dos clássicos programas foi o Qual é a Música? Um jogo entre famosos, cujas brincadeiras eram todas relacionadas a música.

Antigamente a competição era só entre cantores e eles disputavam uma coroa, para consegui-la tinham que ganhar dez semanas consecutivas. No final da década o programa voltou reformulado, com mais tecnologia, e qualquer famoso podia participar, passou a ser homens contra mulheres. E um dos quadros mais legais do programa, não a toa ficava por último, era o Leilão das Notas Musicais onde o Sivio fazia uma charada e se o artista prestasse bem atenção já descobria o nome da música e ainda tinha a oportunidade de ouvir a melodia tocada em um piano, no entanto, com 7 notas no máximo. Para tirar a prova, se o artista acertou ou não, o Silvio perguntava a um dublador qual era a música.

O programa Qual É a Música? estreou nos anos 70, mas foi na década de 80, no SBT, que se eternizou com uma figura que até hoje está no imaginário popular, o Pablo. Ele sempre aparecia com um desenho no rosto, dublando as canções de forma muito expressiva, ostentando brilho, cores... todos os exageros oitentista, além de um cabelo de dar inveja em muita gente que até diziam que era peruca.

Pablo é espanhol, ele nasceu em Galícia na Espanha. Seu verdadeiro nome é Augusto Rodriguez. Em 1974, ele estava com 17 anos e cursava medicina quando resolveu interromper os estudos para morar no Brasil. No ano seguinte, em 75, participou do programa Show do Gongo, apresentado por Silvio Santos, dublando o Ney Matogrosso e, então, Silvio o convidou para participar do Qual É a Música? que estreou em 1976 e lhe deu a missão de dublar homens e mulheres, pedindo que o dublador fizesse uma coisa bonita.

Mas se você pensa que Pablo só era bom em fazer caras e bocas, engana-se. Ele foi nomeado produtor do programa Show de Calouros que estreou em 1977. Atuou no filme Procuro uma Cama, uma comédia erótica de 1982, e gravou dois compactos.

Até 1978, Pablo atuou sozinho, mas aí, o mesmo que aconteceu com ele, aconteceu com a Virginia Lago, que na época tinha 19 anos. Ela foi participar do Show de Calouros, dublando uma música, e ganhou nota máxima de quase todos os jurados. Silvio Santos gostou tanto dela que ofereceu um emprego no Qual é a Música?. E desde então, para todo o sempre, o quadro contou com uma dupla.

Pablo passou a dublar só as canções de intérpretes masculinos e ela das intérpretes femininas. Também com o rosto pintado, diferente dele que tinha o cabelo sempre igual, ela ostentava penteados distintos e sempre linda, linda, linda, linda.

Em 1986, Pablo deixou o Qual é a Música? e o Brasil também. Ele voltou para a Espanha e foi morar em Madri. Passu a fazer shows pela Europa, principalmente na França e na Suíça, e passou também pela África.

Ele abriu um atelier de costura na Suíça, produzindo roupas para espetáculos, além de elaborar coreografias. Na verdade, o cara é multi talentoso, ele dublava, manipulava bonecos, atuou com jurado de diversos concursos... Em 2012, ele voltou ao Brasil e reencontrou o Silvio Santos, mas foi apenas para uma breve visita, vir para morar outra vez não está em seus planos.

Em 1987, Silvio Santos convidou Carlos Cesare, que na época tinha 20 anos, para ocupar o posto deixado por Pablo. Ele também tinha sido um participante do Show de Calouros, e tinha ganhado um prêmio no programa. E detalhe, faz aniversário no mesmo dia de Silvio Santos, em 12 de dezembro.

Foi também nesse ano, 87, que Virginia saiu do Qual é a Música?. Ela se casou com o estados-unidense Daniel Lago e foi morar com ele nos Estados Unidos. Lá, ela estudou desenho industrial, trabalhou em uma fábrica de brinquedos e continuou fazendo arte. Passou a pintar paisagens, fazer retratos de animais de estimação, dar aula de pintura para idosos e construiu seu próprio estúdio no estado de Georgia, onde reside.

Em 1988, Fernanda Spadotto ocupou o posto deixado por Virginia. Ela é filha do ator do quadro de pegadinhas do programa Silvio Santos, Ivo Holanda. Além de dubladora, Fernanda também atuou como atriz e ficou até o final do programa. Ela abandonou a carreira artística e se tornou investigadora da Polícia Civil de São Paulo.

Carlos Cesare ficou durante quatro anos no Qual é a Música?, mas em entrevista disse que atuar como dublador era frustrante porque ele queria atuar e cantar de verdade. E conseguiu. Inclusive participou do Qual é a Música e foi convidado para ser júri de programas do SBT. Mais tarde passou a animar festas infantis e atuar no teatro. Ele chegou a participar até do Se Vira nos 30, no Domingão do Faustão. Carlos se tornou professor de teatro, e atua também em espetáculos de seu grupo. Ele tem um perfil no Instagram onde sobe fotos e vídeos atuais, além de relembrar os tempos de dublador.

Com a sua saída, Anibal Beltran ocupou o seu posto entre os anos de 1990 e 1991, até o programa sair do ar. Assim como o primeiro dublador que não é brasileiro, esse que foi o último também veio de fora, ele é chileno. A sua entrada no ramo artístico foi um tanto inusitada, ele trabalhava em um banco e tinha uma colega que já trabalhava com Silvio Santos como assitente de palco que o convidou para ver um ensaio do balé do SBT, e naquele dia dois bailarinos faltaram e ele acabou ensaiando como substituto e não saiu mais do grupo.

Dois anos depois, atuando como bailarino, foi chamado para um teste com outros dez rapazes, mais ou menos, para trabalhar no lugar de Carlos Cesare, e se saiu tão bem que o teste que fez foi usado para os três primeiros programas com ele já efetivado como dublador. Ele disse que gostava do programa, então sabia como os dubladores atuavam e por isso sabia como fazer.

Infelizmente ele ficou pouco tempo na atração porque em 1991 o programa acabou. Em uma semana lhe disseram que a gravação estava suspensa e, na semana seguinte, quando foi ao estúdio ficou sabendo que o programa tinha acabado.

Com o fim do Qual É a Música?, ele ainda ficou mais dois anos atuando como bailarino, mas ao ver outros programas saírem do ar tomou a decisão de deixar a TV para voltar a estudar. Fez Administração e pós-graduações em Gestão de Recursos Humanos e Seguros e Previdência Privada. Anos depois, viajou para vários países, inclusive voltou ao seu país natal, o Chile, mas retornou ao Brasil à procura de trabalho e até gostaria de voltar para a televisão, mas na área de produção, não na frente das câmeras.

Em 1999, Silvio Santos resolveu ressuscitar o Qual é a Música? e o SBT promoveu um concurso no Programa do Ratinho para escolher a nova dupla de dubladores. Dentre mais de 700 participantes Felipeh Campos foi o escolhido.

Para fazer par com ele, Ellen Roche foi a eleita pelos jurados. Diferente do colega Felipeh estreante, ela já tinha os dois pés na TV, pois em setembro de 1996 tinha participado do programa Se Rolar, no SBT. Já no ano seguinte tornou-se assistente de palco do programa Gol Show e, logo após, do Domingo Legal, apresentado por Gugu. Depois, entre os anos de 1997 e 1999 fez parte do elenco do programa Fantasia como uma das meninas alegres e dançantes.

Apesar do cenário ser todo moderno, Ellen e Feliphe eram caracterizados da mesma forma que os clássicos dubladores, com desenhos no rosto e não faltava aquela viradinha no final da dublagem. Eles ficaram no programa até 2002, quando o Silvio Santos resolveu tirar o programa do ar.

Ellen foi uma das escolhidas para participar da segunda edição do reality Casa dos Artistas e acabou ficando no segundo lugar embolsando 100 mil reais. Ainda em 2002, Silvio apresentou uma edição especial do Qual é a Música? com os participantes da Casa Dos Artistas 2, mas foi só uma edição mesmo, porque em seguida toda a produção do programa foi demitida.

Mas em 24 de abril de 2005, um domingo anterior à estreia do reality show O Grande Perdedor, Silvio apresentou uma nova edição especial do Qual É A Música?. E depois, quando acabou o reality o programa voltou à grade de programação, em 14 de agosto de 2005. A emissora exibiu alguns programas de 2002 que tinham sido engavetados, e chamou outra vez a Ellen e o Felipeh. No entanto, ela ficou pouco tempo.

Ellen deslanchou na carreira artística, mostrou ao Brasil que era mais do que um rostinho bonitinho. Ela já tinha sido capa da Playboy em novembro de 2001, e em 2002 foi eleita, em votação promovida pela revista VIP, a mulher mais sexy do mundo. De 2007 a 2019 foi rainha de bateria da escola de samba paulistana Rosas de Ouro, e 2011 foi rainha da bateria da Porto da Pedra. Ainda em 2011, fez uma participação na novela Insensato Coração, na Globo.

A sua estreia como atriz aconteceu em 2004 na novela Metamorphoses, na Record, e depois disso fez várias participações em programas, séries e telenovelas da TV Globo. O seu primeiro grande papel foi no remake de O Astro, em 2011. Depois atuou na telenovela Sangue Bom, Geração Brasil, Haja Coração, O Outro Lado do Paraíso... entre outros trabalhos na TV.

Em seu lugar entrou a Patricia Salvador. Ela já vinha de uma longa trajetória no meio artístico. Começou a trabalhar aos 13 anos como modelo. Na televisão estreou em 1998, foi colega de Ellen Roche no programa Fantasia. No ano seguinte, em 99, foi realocada para o programa Tentação, anos depois foi assistente de palco no Sorteio da Tele Sena e no Roda a Roda... Atuou nas novelas Marisol e Esmeralda, depois trabalhou também no programa Family Feud e, finalmente, no Qual é a Música?.

Essa temporada do programa durou só alguns meses, estreou em agosto e saiu do ar no comecinho de outubro. Felipeh fez faculdade de jornalismo e passou por várias emissoras. Em 2007 trabalhou como colunista no programa Superpop, na RedeTV!. Em 2011 voltou ao SBT no programa Quem Convence Ganha Mais. Em 2014, trabalhou no programa Mulheres, na TV Gazeta.

Em 2014, participou do reality A Fazenda, na Record. E em 2015, integrou a bancada do programa A Tarde é Sua, comandado por Sonia Abraão, onde ficou até 2022, quando migrou para a Jovem Pan. Atualmente é um dos maiores influenciadores do Youtube.

A Patricia continuou no SBT, ela esteve ao lado de Silvio Santos no programa Roda Roda Jequiti desde 2003 até 2011. E participou também da competição Bailando por um Sonho, em 2006, onde foi a vencedora. Esse programa era a versão do Dança Dos Famosos do SBT.

Em 2007, o programa Qual é a Música? voltou outra vez e lá estava a Patricia Salvador como dubladora outra de novo. Mas sem o Felipeh. Em seu lugar entrou o Alberto Goya. Os dois ficaram até o programa sair do ar definitivamente em 25 de maio de 2008.

Patricia seguia firma no SBT. Ela substituiu uma vez a Adriane Galisteu no programa Charme em 2007, e a substituiu outra vem em 2008 durante as férias da apresentadora. Em 2009 atuou na novela Vende-se Um Véu de Noiva e passou a apresentar o programa Ganhe Mais Dinheiro com Jequiti, que ficou no ar por dois anos. O seu último trabalho no SBT foi como atriz na novela Carinha de Anjo, em 2017. Depois disso ela saiu da mídia. Tornou-se mãe e abriu uma loja no Shopping Flamingo do bairro barueriense de Alphaville.

Alberto é ator e bailarino. Ele atuou em musicais em teatro e na TV também. Trabalhou com a Claudia Raia... participou do Domingão do Faustão, Programa da Sabrina, Máquina da Fama... Depois resolveu aventurar-se na Europa e passou a atuar em companhias de danças internacionais.


Curiosidades


O Pablo ficou tão popular que chegou a ser uma forte influencia na hora dos pais escolherem os nomes de seus filhos. Mais de 20 mil meninos, e até meninas, ganharam este nome nos anos 80, isso foi quatro vezes mais do que na década anterior.

Na ocasião do concurso para os dubladores no retorno do Qual é a Música?, em 1999, correu um boato de que o Pablo havia falecido em decorrência do vírus HIV. Ele ficou bem chateado a fake news, apareceu para mostrar que estava bem vivo e cheio de saúde. Disse que a única doença que tinha pegado era uma gripe. 

Ele adotou o nome artístico Pablo e seu perfil no Instagram se chama pablosbt.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: