Débora Cristina Lagranha Franco nasceu em São Paulo, no dia 3 de outubro de 1991. Ela é uma estrela prodígio, começou a fazer publicidades quando tinha apenas um ano e meio de idade, sempre levada, é claro, pela sua mãe.
Artisticamente conhecida como Debby, a pequena estrela foi a última apresentadora do Clube da Criança, o mais icônico programa infantil da TV brasileira. Antes dela passaram Xuxa, Angélica, Mylla e Pat. A primeira modelo a comandar o infantil diário, que mais tarde se tornou a rainha dos baixinhos, estreou praticamente junto com a emissora, no dia 6 de junho de 1983, no dia seguinte do início das operações da Rede Manchete.
Debby, ficou no ar até o esgotamento dos recursos da emissora para manter-se ativa. Mas antes dela, Angélica estrelou a melhor fase do infantil, e é dela também o período mais longo no comando da atração, desde 12 de outubro de 1987, até o comecinho de 1993. Seguida por Mylla Christie, que foi a apresentadora com a menor duração no programa, que esteve no ar desde 17 de maio de 1993 até meados de 1994, e ainda Pat Beijo, uma Miss Brasil, que permaneceu no comando do Clube desde 4 de julho de 1994, até setembro de 1995.
Os detalhes sobre o período da Xuxa, da Angélica, da Mylla e da Pat você pode ver num artigo exclusivo sobre cada uma delas.
Depois de Angélica, Debby foi a apresentadora mais nova a passar pelo Clube. A loirinha da manchinha na perna estreou com 12 anos, já a menina com carinha e cabelo de boneca tinha apenas cinco. Em uma entrevista, ela disse que sua mãe havia levado a sua irmã em um programa de caça-talentos, e ela acabou sendo convidada também, pela click models, para fazer o comercial da Malory. Depois disso fez um teste para o Clube da Criança e foi aprovada.
Como modelo de comerciais, Debby atuou em publicidades da Yakult, fez o comercial da primeira boneca da Eliana, e gravou até com o Roberto Carlos, entre outros.
O Clube da Criança foi reiventado e adequado a pequena apresentadora. Diferente das fases anteriores, com ela não tinha auditório, e entre conversa com convidados, interação com um coelho marionete e desenhos animados, o programa tinha meia hora de duração. Ia ao ar, às 18h. Nessa época, assim como Xuxa, Angélica e Pat, Debby ganhou a sua boneca também, e foi confirmada como protagonista da novela infantil A Queridinha, que não chegou a ser produzida devido a crise financeira da emissora. Aliás, essa foi a razão do fim do infantil.
Com o cancelamento do Clube, em 1998, Debby passou a atuar nos programas e filmes de Renato Aragão. Ele a havia convidado para atuar em Simão o Fantasma Trapalhão, tendo adaptado o papel para a pequena apresentadora, pois originalmente a personagem teria 15 anos.
Em 2000, Debby assinou com a gravadora Eldorado para gravar seu primeiro disco, que contém 11 músicas, as quais apresentou algumas vezes no programa Turma do Didi.
Além de Renato Aragão, Debby também trabalhou com a Xuxa, com a Angélica e com a Eliana, de quem disse ter sido uma grande fã. Com o trapalhão ela ficou dos seis aos doze anos e durante alguns anos atuou simultaneamente em a Turma do Didi e Xuxa No Mundo Da Imaginação.
Com a rainha dos baixinhos ela desenvolveu primeiro a amizade para só depois se tornar companheira de trabalho. Juntas fizeram Xuxa Popstar - em 2000, Xuxa e os Duendes - em 2001, Xuxa e os Duendes 2: No Caminho das Fadas - em 2002, e Xuxa Abracadabra - em 2003.
Além de O Trapalhão e a Luz Azul - em 1999, e Um Show de Verão, com a Angélica - em 2004.
Em 2005 ela integrou o elenco da décima segunda temporada de Malhação, e em 2008 se tornou apresentadora do Fator X, um programa focado em jogos e tecnologia exibido pela TV Brasil em parceria com a amazonense Rede Boas Novas. Em 2011 interpretou seu primeiro personagem adulto, Karen, na telenovela da Globo, A Vida da Gente, e em 2012 fez uma participação especial na telenovela, também da Globo, Aquele Beijo, que foi o seu último trabalho na televisão antes de mudar de área.
Debby parou de atuar em 2012, para estudar veterinária. No mesmo ano ela abriu um canil para resgatar animais abandonados, no ano seguinte tornou-se dona de uma hospedaria para cães e gatos, e em 2017 se tornou sócia da Nutra Pet, uma empresa estadunidense de suplementação pet, abrindo a primeira filial do ramo no Brasil.
Em 2018 ela foi convocada como veterinária responsável pelo bem-estar dos animais da telenovela Deus Salve o Rei, profissão na qual se especializou, ela trabalha em uma empresa que treina animais para televisão.
Em 2019 Debby voltou para a frente das câmeras, ela participou com o seu marido do Power Couple Brasil, na Rercord e em 2020, da Troca de Esposas, também na Record.
Além de ter apresentado o Clube da Criança, ter gravado outros programas de TV, filmes, novelas, reality shows e fazer várias peças de teatro, Debby também escreveu um livro chamado Vamos Viajar Sem Sair do Lugar, pela editora Paulinas.
Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.
0 comments:
Postar um comentário