Banda Calypso.

A  Banda  Calypso  foi  formada  em  Belém  do  Pará,  no  ano  de  1999,  pela  cantora  Joelma  Mendes  e  pelo  guitarrista  e  produtor  Cledivan  Almeida  Farias,  mais  conhecido  como  Chimbinha.

No  início  a  divulgação  do  trabalho  se  limitava  às  regiões  Norte  e  Nordeste  do  Brasil,  mas  não  demorou  muito  para  desfrutar  do  sucesso  em  nível  nacional  e  depois  internacional.  Já  existia  um  ritmo  chamado  calipso,  que  é  uma  mistura  de  lambada, merengue, cúmbia e zouk, entre outros, que recebeu influência das características do estado do Pará. Aliás, no Pará, uma das características musicais do local é o brega, além do carimbó que faz parte do folclore brasileiro.

Chimbinha nasceu em Belém, no Pará. Começou a tocar guitarra aos 12 anos, sendo influenciado por artistas de sua terra. E junto com eles, reinventou o ritmo calipso. Aos 18 anos já era o produtor musical mais conhecido de Belém.

Joelma nasceu em Almeirim, no Pará. Começou a cantar em bares de sua cidade aos 19 anos. Ficou conhecida depois de participar da Feira de Arte e Cultura da cidade. Ela cantou por seis anos na banda Fazendo Arte, até que decidiu gravar seu primeiro CD solo. E aqui começa a história da Banda Calypso.

Apesar de Joelma e Chimbinha terem sido os grandes representantes da banda Calypso, havia outro vocalista no começo de tudo, o Dinho Dantas que integrou a banda nos primeiros álbuns. Chimbinha disse que quando conheceu Joelma, ela queria muito gravar um cd solo e que já tinha o repertório e o dinheiro. No entanto, o dinheiro não era suficiente, mas ele gostou muito dela e resolveu propor uma parceria. Joelma disse que a proposta lhe caiu muito bem, porque depois de gravar o cd ela não tinha ideia do que fazer. Nasceu assim a Banda Calypso.

O primeiro álbum foi lançado em 1999 e mesmo Chimbinha sendo um artista influente na música paraense, nenhuma produtora aceitou distribuir o CD da nova banda. Depois de muito tentar, conseguiram uma parceria que possibilitou uma venda limitada de 1000 cds, que foram esgotados dentro de uma semana. Com esse resultado, surgiram contratos para shows e a banda foi se expandindo pelo estado. E mesmo com sua divulgação limitada apenas ao Norte e Nordeste do brasil o disco ultrapassou a marca de 750 mil cópias e em outubro de 2001 foi relançado com a introdução de 3 faixas bônus: Loirinha, Rubi e Brega Fó.

A banda lançou ao todo, 12 álbuns de estúdio, 1 acústico, 5 coletâneas, 10 Álbuns ao vivo, 8 DVDs e 3 álbuns promocionais. O quarto álbum foi concluído em menos de uma semana e contou com a saída de Dinho e a entrada de Edu Luppa nos vocais. O disco foi plagiado por um grupo paraense e mesmo assim ultrapassou a marca de 900 mil cópias ao ser lançado.

O sexto foi lançado em novembro de 2004 e apresentou um dos clássicos da banda, que é, A Lua Me Traiu. O DVD gravado em  Manaus, em 2004, presta uma homenagem a Gilberto Barros, o apresentador que tinha o programa Sabadaço na Band, e que foi o maior incentivador da banda na televisão aberta. O DVD se tornou o mais vendido do ano, e antes mesmo de ser lançado em todo território nacional já possuía mais de 300 mil cópias. Ao todo, vendeu mais de 1,5 milhão de cópias.

O oitavo álbum chegou em 2005, no ano em que a banda iniciou sua primeira turnê internacional, passou por EUA, Itália, Portugal e Suécia, e se apresentou pela primeira vez no Domingão do Faustão na Rede Globo. Esse foi o disco mais vendido da banda com um total de 1.850.000 e foi indicado ao Grammy Latino, concorrendo na categoria, Melhor álbum de música regional ou de raízes brasileiras. Quem levou o prêmio foi Elba Ramalho.

A banda seguiu sua trilha de sucesso até 2015 quando foi anunciado o começo do fim. Primeiro, em agosto, o fim do casamento de Joelma e Chimbinha, e alguns meses depois, o fim da banda. A parceria durou até o fim de dezembro daquele ano, mas a separação do casal resultou em alguns atritos que prejudicaram a banda. Nem Joelma e nem Chimbinha souberam lidar com a situação e lavaram roupa suja em público. No dia 1 de janeiro de 2016 ela seguiu em carreira solo e Chimbinha mudou a grafia do seu nome, agora com X, para se ajustar a nova formação da banda que passou a se chamar XCalypso.

Curiosidades.
A Banda gravou a música Acelerou em inglês que ficou intitulada Accelerated My Heart.
Em maio de 2011 foi lançado o álbum Meu Encanto com a música Entre Tapas e Beijos, regravação de Leandro & Leonardo, que abriu a série Tapas & Beijos, da Rede Globo.
Em 2015 Joelma e Chimbinha viajaram para Miami para gravar um CD em espanhol, mas o álbum não chegou a ser lançado devido separação do casal e o fim da banda.

Por  onde  anda?
A troca de farpas entre os dois protagonistas da banda continuou meses após o fim da parceria. Joelma tratou de gravar logo novas canções e se lançar em carreira solo mantendo o padrão e o visual que a caracterizou na banda Calypso, até o nome da banda foi agregado ao seu, Joelma Calypso, mas depois abdicou e passou a usar só Joelma mesmo.
Chimbinha mudou a grafia do seu nome, passou a escrevê-lo com X, Ximbinha, e agregou a letra ao nome da banda, XCalypso, além de reformulá-la com uma nova identidade visual e musical. Na primeira versão da nova banda, Thabata Mendes assumiu o vocal, mas saiu poucas semanas depois e assim, após algumas sucessivas trocas, em meados de 2017 Ximbinha deu fim a banda e a relançou apenas como Banda X. 

Assista o vídeo aqui.

0 comments: