Xuxa: Projetos que foram engavetados


Discos

A Xuxa já gravou tantas músicas que dá para ela lançar vários álbuns com faixas inéditas, e várias dessas gravações ela até chegou a mostrar em seus programas, mas nunca vimos em nenhum CD ou disco lançado. Algumas foram parar no disco de outros artistas, como foi o caso da Patinha da Vovó que o Trem da Alegria gravou aproveitando a gravação da própria Xuxa. 


Tivemos o álbum de 1993, que foi a primeira coletânea de canções descartadas, depois o CD Seleção Fãs lançado em 2013, a coletânea Raridades X e Raridades Natal que foram lançadas em 2024. Mas têm álbuns que nós nunca vimos, um deles é o Xuxa em inglês, cujas canções ela gravou para o seu programa dos Estados Unidos. Na época, as músicas eram distribuidas em fitas K7 com sua boneca, o disco mesmo nunca foi lançado.


E outros discos que nunca vimos e sempre esperamos foi a trilha sonora do filme Lua de Cristal. O filme foi lançado em 1990, a música tema entrou no álbum Xuxa 5, lançado no mesmo ano, mas tem faixas da trilha do filme que nunca foram lançadas. Uma delas é a música Chá Com Porradas dos Paquitos.

E outro álbum que foi cancelado depois de Xuxa ter apresentado várias canções foi o CD do Planeta Xuxa que foi pensado para o público adolescente e jovem, já que ela estava se dedicando apenas ao projeto Só Para Baixinhos. E tal como fazia no Xou da Xuxa, apresentou várias gravações para ver a reação da plateia, as que tiveram melhor resultados entrariam na track list oficial, no entanto, ela rompeu a parceria com Marlene Mattos e deu fim ao programa antes do álbum ser lançado.


Em 2005, ela lançou o álbum Xuxa Solamente Para Bajitos, uma versão em espanhol do projeto Só Para Baixinhos que a fez voltar a vender milhões com na época do Xou. Depois, em 2011, anunciou o lançamento do Xuxa Fiesta, a versão em espanhol do Xuxa Festa lançado no Brasil. Algumas músicas foram mostradas no programa da Suzana Gimenez, na Argentina, mas o álbum nunca foi lançado. Depois, em 2018, foi anunciado seu lançamento outra vez, mas também não aconteceu.

Programa em espanhol

Em 2002, após o fim do Xuxa Park e do Planeta Xuxa, ela voltou a fazer um programa diário, 10 anos depois do fim do Xou da Xuxa, coisa que eu achava que nunca mais aconteceria. O infantil Xuxa No Mundo Da Imaginação era uma versão para a TV do projeto Só Para Baixinhos, tinha meia de duração com quadros didáticos e educativos, além de desenhos animados e músicas.

Como a Globo é uma televisão comercial, o programa não alcançou a audiência que a emissora precisava para mantê-lo no ar. O infantil passou por algumas adaptações e foi cancelado no final de 2004. No entanto, televisões de outros países se mostraram interessadas no projeto, e um piloto em espanhol foi gravado para a TV da Espanha e do México. Ainda de acordo com alguns relatos, havia interesse da TV5, o canal em que Xuxa trabalhou na Espanha, em adaptar o formato para o público francês.

Quando ela gravou o Xuxa Park na Espanha, já tinha emissoras da França e da Itália disputando a sua contratação. Mas El Mundo De Imaginación ficou só na imaginação mesmo, não saiu do papel.

Filme em Hollywood

Outro projeto internacional que não se tornou realidade foi um filme em Hollywood. O projeto foi planejado quando ela estava no seu auge, embora ainda não tivesse estreado seus programas fora do Brasil, mas já tinha lançado seu primeiro disco em espanhol. Antes de estrear El Show de Xuxa na Argentina, Xuxa negociou com uma emissora do México, era sondada por canais de TV da Franca, da Itália... e repercutia também nos Estados Unidos.


Lembremos que o Michael Jackson quis ter filhos com ela, e os Simpsons a colocaram duas vezes na série. Uma vez foi só uma menção em uma sátira sobre os excessos, os estereótipos do Brasil no exterior, e outra vez era ela mesa. Os estados-unidesnses tinham difculdades em pronunciar seu nome.

E no início de 1991, Xuxa saiu de férias e deixou o Sergio Mallandro em seu lugar no Xou da Xuxa. Na ocasião, disse que iria gravar um filme lá fora, ou seja, no exterior. Segundo relatos e postagens de fãs e arquivos informais, o filme ficou conhecido como Xuxa Kids e seria gravado nos estúdios de Hollywood. No entanto, o projeto nunca saiu do papel.

Em compensação, Xuxa firmou contrato com a MTM Enterprises para um programa de TV, que ficou no ar por dois anos e meio, apesar dela ter gravado apenas 65 episódios.

Canal de televisão

Com tantos projetos em discussão, e material já existene, Xuxa poderia ter tido o seu próprio canal de televisão. E, acredite, ela quis, e chegou a mencionar esse desejo em seu programa. Durante o auge da Xuxa Produções, era comum nos bastidores e na imprensa a especulação de que a marca Xuxa tinha força suficiente para sustentar um canal infantil próprio na TV por assinatura.


Se isso tivesse acontecido, o canal da Xuxa seria mais ou menos o que é o SBT, poderia se manter só com as publicidades das próprias empresas. Xuxa teve produtora própria, selo discográfico próprio, agência para gerenciar seus shows e carreira internacional, rede de loja de roupa, além de inúmeros licenciamentos para brinquedos, revistas em quadrinhos... 
Mas o canal não aconteceu.

Parque aquático

Outro grande projeto da Xuxa que foi reduzido para proporções bem modestas foi o seu parque de diversões. O Xuxa Water Park, um parque aquático, foi anunciado em 1988, para ser construído em Itanhaém, em São Paulo.


Era um mega-projeto com investimento estimado em centenas de milhões de dólares com montanha-russa aquática, piscinas de ondas, áreas infantis, praça de shows, lojas e o Castelo da Xuxa.


Ingressos e passes vitalícios chegaram a ser vendidos antes de qualquer obra concreta, mas o projeto nunca saiu do papel porque foi embargado por órgãos ambientais. O Ibama e o Ministério Público apontaram risco à Mata Atlântica na área escolhida, paralisando o projeto e depois impedindo a construção.


A ideia nunca foi descartada completamente, e anos mais tarde, em 2003, o projeto foi adaptado para um parque menor dentro do shopping SP Market, em São Paulo, chamado Mundo da Xuxa, ocupando a área onde tinha funcionado o Parque do Gugu. A inauguração aconteceu em 17 de julho de 2003 e funcionou por mais de 11 anos, encerrando suas atividades em 28 de fevereiro de 2015.

0 comments: