Como foi o mês de maio

1984

Novela Partido Alto

No dia 7 de maio de 1984, estreou a novela das 20h, Partido Alto, na TV Globo. Foi escrita por Gloria Perez e Aguinaldo Silva, e dirigida por Roberto Talma com as participações de Cláudio Marzo, Elizabeth Savalla, Raul Cortez, Betty Faria, Lílian Lemmertz, Rubens Corrêa, Glória Pires e Célia Helena nos papeis principais.

Gloria e Aguinaldo eram iniciantes na TV e apesar dos pedidos dela para não fazer dupla, a emissora não deu ouvidos e ele acabou abandonando o projeto porque os dois não se entendiam, já que cada um tinha um jeito diferente de escrever. Então, mais ou menos da metade para frente Gloria escreveu sozinha. A novela teve dois álbuns musicais, um nacional e outro internacional.


Novela Pacto de Sangue

No dia 8 de maio de 1989, estreou a novela Pacto de Sangue, na TV Globo. Foi escrita por Regina Braga, com direção de Herval Rossano. Contou com as atuações de Carlos Vereza, Carla Camurati, Esther Góes, Sandra Bréa, Cristina Aché, Othon Bastos, Rubens de Falco e Maria Isabel de Lizandra nos papéis principais. Além de Sandra Annemberg que na época trabalhava como atriz.

Essa novela foi uma das homenagens ao centenário da Abolição da Escravatura e da Proclamação da República, e foi a primeira que a Globo apresentou totalmente gravada, ou seja, as gravações foram finalizadas antes de estrear e também foi uma das mais curtas da história da emissora. Não foi uma boa experiência porque não obteve o êxito esperado e nesse caso ninguém podia fazer nada porque não dava para fazer nenhuma alteração na trama.

Pacto de Sangue teve um álbum musical, com a atriz Zezé Motta na capa, e foi a primeira vez que entrou uma música sertaneja em uma trilha sonora de novela. Foi a canção Saudade, de Chrystian e Ralf.


Show da Simony

No dia 15, estreou o Show da Simony, no SBT, que ia ao ar bem cedinho, às 7h30 da manhã. A Simony tinha estreado na emissora no comando do programa Do Ré Mi Fa Sol Lá Simony, mas se desentendeu com a produção e ia romper o contrato antes de completar um ano, então o Silvio Santos lhe deu esse programa com uma nova equipe para que se sentisse mais a vontade.

O cenário era uma floresta encantada feita em luz neon e contava com o auxílio dos personagens Cavo Caverno, Mago Merlin, Super Feliz e a Fada Luciana. O Feliz, depois disso, passou a ser o homem do tempo do jornal Aqui Agora, o Edilson Oliveira que interpretou o Mago Merlim fez vários personagens na TV, um deles foi o Chiquinho da Eliana.

Entre as Simonetes estava a Dani Mel, que se tornou radialista e apresentadora de TV. E as crianças que participavam das gravações também usavam fantasias, todas se vestiam de duendes e gnomos, vermelhos e amarelos. Mas apesar de ir bem, o programa durou só um ano.


Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si com Mariane

Também no dia 15, Mariane Dombrova estreou como apresentadora no comando do Do Ré Mi Fá Sol Lá Si, que antes era da Simony. Aqui no LOTV tem vídeos sobre o programa e um documentário completo sobre a Mariane.


O Astronauta de Mármore

E foi no mês de maio que o grupo Nenhum de Nós lançou o álbum Cardume, o segundo da banda, que contém a música O Astronauta de Mármore, versão de Starman de David Bowie, e se tornou um dos grandes sucessos dos anos 80.


1994

Ayrton Senna

No dia 1 de maio de 1994, aconteceu o fatídico acidente com o piloto Ayrton Senna, no Grande Prêmio de Fórmula 1, em San Marino. Aliás, nesse GP aconteceram vários acidentes que atingiram, além dos pilotos, membros da equipe técnica e o público. Rubens Barrichello bateu, Lehto e Pedro Lamy se chocaram e dois pneus foram arremessados para a arquibancada ferindo vários torcedores, Michele Alboreto perdeu um pneu na saída dos boxes e se chocou contra os mecânicos da Ferrari, ferindo também um mecânico da Lotus, e Roland Ratzenberger também sofreu um acidente fatal.


Novela Éramos Seis

No dia 9, estreou a novela Éramos Seis, no SBT. Baseada no romance do mesmo título, lançado em 1943 por Maria José Dupré, foi adaptada por Silvio de Abreu e Rubens Ewald Filho, com direção de Nilton Travesso. Contou com as participações de Irene Ravache, Othon Bastos, Jandir Ferrari, Tarcísio Filho, Luciana Braga, Leonardo Brício, Jussara Freire e Paulo Figueiredo no elenco principal.

Essa foi a retomada das novelas no SBT, e foi a quarta adaptação do livro. A primeira foi feita pela Record em 1958, a segunda e a terceira pela Rede Tupi, em 1967 e 1977. Foi a única novela do SBT que ganhou o Troféu Imprensa de melhor novela, e Irene Ravache ganhou o Troféu Imprensa de melhor atriz pelo papel de Dona Lola, sendo, a única vez também que uma atriz ganhou esse prêmio numa novela do SBT. A trilha sonora foi lançada em um álbum com a trilha de As Pupilas Do Senhor Reitor, que substituiu Éramos Seis.


Castelo Rá-Tim-Bum

Também no dia 9, estreou o infantil Castelo Rá-Tim-Bum, na TV Cultura. Ao todo foram 90 episódios inéditos exibidos até dezembro de 1997, além de um especial. Esse programa é considerado um dos melhores produtos audiovisuais da história da televisão brasileira. Já chegou a marcar 12 pontos de audiência, atingindo picos de 14 pontos em reprises.


Novela Tropicaliente

No dia 16, estreou a novela Tropicaliente, na TV Globo, no horário das 18h. Foi escrita por Walther Negrão e dirigida por Gonzaga Blota. Com as participações de Sílvia Pfeifer, Herson Capri, Regina Dourado, Francisco Cuoco, Victor Fasano, Cássio Gabus Mendes, Selton Mello e Carolina Dieckmann nos papéis principais. Essa foi a estreia de Marcio Garcia e Giovana Antonelli nas telenovelas.

A novela recebeu críticas por esconder a miséria social do Ceará, e como foi financiada, em parte, pelo governo do estado, recebeu críticas da oposição política política também. Outra crítica foi o sotaque dos atores cearenses da novela que falavam de uma forma que ninguém fala no Ceará. No entanto, tinha quem achava bom que mostrar somente as belezas da terra, pois se mostrasse o que tem de ruim ninguém ia querer ir para lá.

A novela teve dois álbuns muisicais, um nacional com a atriz Paloma Duarte na Capa e um internacional com o ator Herson Capri na capa. Detalhe, o álbum internacional é todo composto por músicas em espanhol.


Memorial de Maria Moura

No dia 17, estreou a minissérie Memorial de Maria Moura,  é uma adaptação do romance homônimo de Rachel de Queiroz, escrita por Jorge Furtado, com supervisão artística de Carlos Manga. Contou com Glória Pires, Kadu Moliterno, Cristiana Oliveira, Zezé Polessa, Otávio Müller, Ernani Moraes e Marcos Palmeira nos papéis principais.


Casamento do Michael Jackson

No dia 26, Michael Jackson se casou com Lisa Marie Presley, um feito esperado por poucos, ou ninguém, e que gerou dúvidas sobre a legitimidade da relação por muitos. Eles gravaram vídeo clipe juntos, apareceram juntos no MTV VMA de 1994, onde trocaram um beijo, para provar a relação para aqueles que ainda duvidavam, mas o casamento durou um ano e sete meses. Ambos mantiveram a amizade até o fim da vida dele.


1999

Fim da Manchete e início da RedeTV

No dia 10 de maio de 1999, a Manchete fez as suas últimas transmissões. Já no dia 11 a logo não foi exibida e alguns dias depois a sua programação passou a levar a identificação provisória de TV! do grupo TeleTV que adquiriu as concessões da emissora, a inauguração oficial da RedeTV! aconteceu em 15 de novembro do mesmo ano.


Novela Força de Um Desejo

No dia 10, estreou a novela Força de um Desejo, na TV Globo. Escrita por Gilberto Braga, foi dirigida por Marcos Paulo e Mauro Mendonça Filho, e contou com as atuações de Malu Mader, Fábio Assunção, Reginaldo Faria, Paulo Betti, Cláudia Abreu, Marcelo Serrado, Nathalia Timberg, Lavínia Vlasak e Selton Mello nos papeis principais.

A novela tinha sido escrita em 1988, por Alcides Nogueira, com o título Amor Perfeito. Então, Gilberto Braga fez uma atualização do roteiro para a época em que foi, finalmente, gravada. Essa foi a volta de Sonia Braga em telenovelas brasileiras depois de 19 anos, a sua última tinha sido Chega Mais, em 1980, ela fez uma participação nos primeiros capítulos. A novela teve apenas um álbum musical com a atriz Malu Mader na capa.


Backstreet Boys

No dia 18, chegou nas lojas o ábum Millennium do grupo Backstreet Boys. Esse foi o terceiro álbum de estúdio do quintento e é o que fez o maior sucesso até hoje. Millennium se tornou um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos, vendendo mais de 40 milhões de cópias em todo o mundo.


Xuxa

E foi em maio também que Xuxa lançou o seu segundo álbum inédito em espanhol com o título El Mundo Es De Los Dos. Foi o segundo no estilo dance, depois da boa receptividade do CD Xuxa Dance lançado em 1996.


Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo

0 comments: