A verdadeira história de Jean e Marcos

Jean e Marcos formaram uma das duplas mais populares do sertanejo da década de 90 e eram presença constante nos programas de televisão, mas os órfãos do mundo como ficaram conhecidos, não eram órfãos. Relembre agora a trajetória na música desses dois irmãos, e saiba por onde andam.

Quando os dois irmãos eram crianças, em dia, sem avisar, a mãe deles esperou o marido ir trabalhar, trancou os dois dentro da casa e desapareceu. Foi quando o pai passou a beber muito e os deixou aos cuidados da avó, mas mas seus tios achavam que a mulher já não tinha idade para ficar com os meninos e os levaram até a casa lar Irmão José, em Itapevi, São Paulo.

Isso aconteceu em 1982, na ocasião Jean tinha 6 anos e o Marcos 7. Foi nesse ano que o apresentador Gugu Liberato começou a ajudar o orfanato.

Segundo o Jean, foram anos bem desafiantes porque eles eram castigados com frequência e apanhavam quase todos os dias. Aquele lugar lindo e maravilhoso da novela Chiquititas nem de longe se assemelhava a realidade, inclusive o Marcos resolveu fugir sem nem ter para onde ir e acabou voltando para o abrigo, foi quando teve a ideia de montar dupla com o irmão porque ambos eram muito ligados a música, já que o pai deles era músico.

E na época, passava o programa Clip Trip na TV Gazeta, que apresentava vídeos musicais, e Jean gostava muito do Michael Jackson, então ele começou a copiar os passos do cantor e participou de vários concursos onde estudava, na escola Estadual Dr. Raul Briquet, em Itapevi. E o Marcos tocava bateria em uma banda de Rock, a Rock Boys, formada na escola também.

Em 1989, aconteceu uma quermesse na cidade e a organização estava atrás de uma dupla sertaneja, e como era difícil encontrar porque as pessoas não curtiam muito sertanejo, os dois foram chamados para cantar e eles fizeram playback do Chitãozinho e Xororó, embora não fossem exclusivamente sertanejos, pois faziam performances de vários artistas.

Então, no Natal de 1990, quando Gugu foi levar presentes para a casa e para as crianças uma das mulheres que trabalhava lá sugeriu que eles fizessem um pequeno show para o apresentador. Na ocasião, Jean estava com 15 anos e Marcos com 16. Gugu gostou tanto dos dois que resolveu contratá-los como artistas de sua empresa PromoArt, mas a sua intenção era colocar o Jean no grupo Dominó porque ele dançava bem, e o Marcos no grupo Polegar porque ele tocava bateria.

Porém, o Marcos não aceitou, ele não queria se separar do irmão. Ou o Gugu deixaria os dois juntos, ou então nada feito, e aí ele resolveu lança-los como dupla sertaneja.

O primeiro álbum da dupla foi lançado em 1991, pela Sony Music intitulado Órfãos do Mundo, com 10 faixas, produzido por Michael Sullivan, e tem produções também de Zé Henrique do grupo Yahoo, o compadre da Xuxa, e Cezar Lemos do grupo The Feevers. Ou seja, a dupla sertaneja foi produzida por um grupo de produtores do pop e do rock.

A faixa Tô Morrendo de Saudade foi a que fez mais sucesso, mas eles trabalharam também com as músicas Maria Isabel, Medo da Chuva que é uma regravação do Raul Seixas, e, Ainda Me Vingo Dela. Fora essas, o disco ainda tem Hey Ana. Última Canção. Dengosa. Órfãos do Mundo. Súplica Cearense, com participação de Sérgio Reis, Roberta Miranda e Tonico e Tinoco. E Lado a Lado. O álbum vendeu aproximadamente um milhão e meio de cópias e chegaram a alcançar o primeiro lugar em muitas emissoras de rádio, merecidamente. Eles gravaram até em Italiano, foi a música Amore Senza Finne, uma versão da música Amor Sem Fim de autoria da própria dupla.

Ao longo dos anos, eles lançaram 5 discos. Dois pela Sony Music: Órfãos do Mundo, em 1991, produzido por Michael Sullivan, e Conta Pra Ela Beija-flor, em 1993, produzido por Juvenal de Oliveira. Outros dois pela RGE: Meu Jeito de Ser, em 1995, produzido por Nill Bernardes, e Não Vá Embora, em 1997, produzido por Pinochio.

O quinto álbum, Festa Country e Vanerão, foi produzido por Jean e Marcos e Sillas da Guitarra. Foi finalizado nos estúdios do Alex Gil do grupo Polegar, que ficou responsável também pela parte do backing vocal, e foi lançado por Jean e Marcos e Brasil Resultados.

Ao todo, eles venderam aproximadamente 5 milhões de álbuns ao longo da carreira.

Em 1999, o Gugu resolveu dispensar todos os artistas da PromoArt. Jean e Marcos tinham acabado de renovar o contrato, mas aceitaram o rompimento do mesmo sem nenhum problema, inclusive abdicaram da multa da rescisão que era em torno de 1 milhão para cada um, como gratidão por tudo o que o apresentador fez por eles.

Em 2001, eles assinaram com outro empresário, no entanto, as coisas começaram a desandar, o cara não foi ético, além de fazer algumas investidas em Marcos forçando um teste do sofá. O cantor não cedeu, a relação azedou, e a dupla ficou pelo menos 5 anos sem poder cantar tentando fazer a rescisão do contrato.

Isso obrigou que eles buscassem trabalho em outras áreas, e foram parar no comércio como vendedores, além de se separarem. Jean foi parar em Recife, depois mudou para Maringá, enquanto Marcos ficou em São Paulo. Em 2013, o programa Domingo Espetacular da Rede Record fez uma matéria com a dupla, os dois não se viam a quatro anos.


Curiosidades

Em 1986 e 1988, as crianças do orfanato participaram do Viva a Noite com o Gugu. Na primeira vez ele levou os meninos para voar por São Paulo, e na segunda vez passearam de maria fumaça.

Marco Antonio Galeano, o pai de ambos, sempre esteve presente na vida dos meninos, mesmo quando eles foram levados para o orfanato. Na época em que foram foram lançados como dupla sertaneja ele deixou de beber e passou a frequentar uma igreja evangélica. Em dezembro de 2014, ele faleceu em decorrência de um câncer no pâncreas.

Em 2017, Jean e Marcos foram homenageados no programa Terra Padroeira na TV Aparecida, onde anunciaram oficialmente o retorno.

Hoje em dia ambos estão casados, Marcos vive em Minas Gerais com sua esposa Mel, e Jean em São Paulo com sua esposa Adriana que o ajuda bastante em sua carreira musical. Ele tem planos de lançar um EP solo ainda em 2024.

A dupla tem um canal no Youtube e um perfil no Instagram onde são bem ativos e lá tem o número do telefone e o endereço de e-mail para quem quiser contratá-los para shows.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: