Os artistas da Promoart

O Gugu trabalhou no SBT desde a sua fundação e se tornou um dos principais artistas da casa e, além de apresentar programas também lançou discos, então, fez-se necessário a criação de uma empresa para gerenciar a sua carreira. Assim nasceu a Promoart. A sede ficava em uma casa na rua Aurélia, no Alto da Lapa, onde ele tinha nascido e crescido, e aí com o tempo expandiu a sua função e começou a gerenciar a carreira de outros artistas.

Grupo Dominó

Em 1984, o Menudo fazia um grande sucesso e chegou no Brasil pelas mãos do Gugu. Ele entrou em um acordo com o empresário do grupo para explorar comercialmente a marca no Brasil, mas o cara desistiu da ideia e, então, o apresentador resolveu criar a sua própria boyband. Dentre 150 garotos com idades entre 14 e 15 anos que passaram por testes de canto e dança, Marcos Roberto Quintela, Afonso Celso Lucatelli Nigro, Lenilson dos Santos e Marcelo Henrique Rodrigues foram os escolhidos.


Conrado

Em 1979, um garotinho de 12 anos, ainda inocente, começou a atuar como modelo em comerciais para a televisão na cidade de Belo Horizonte, e aos 14 passou a apresentar e cantar, na TV Alterosa que é afiliada ao SBT. Quando o grupo Dominó já existia e foi cantar na cidade, Gugu o viu, gostou e o contratou.

O garoto foi levado para São Paulo onde gravou seu primeiro LP solo pela gravadora RCA Vitor, em 1987, intitulado Conrado. Ele foi lançado no mercado nacional e agenciado pela Promoart, mas depois passou a frequentar mais a Globo do que o SBT.


Grupo Polegar

Em 1988, Gugu começou a preparar um novo grupo musical e submeteu novamente alguns garotos para testes. Os escolhidos foram Alan Frank, Rafael Ilha, Alex Gill e Ricardo Costa que formaram o Polegar. Diferente do Dominó, não dançavam, mas tocavam instrumentos musicais como uma banda de rock. O quarteto foi lançado oficialmente em 1989.


Banana Split

Outro grupo que foi lançado pela Promoart e fez muito sucesso foi o Banana Split formado por Adriana Colin, Mel Nunes, Rosane Muniz e Andréia Reis. Elas trabalhavam como elenco de apoio do humorístico Veja o Gordo, de Jô Soares, no SBT, e tinham uma paixão em comum, a música, e foram incentivadas pelo apresentador para montarem um musical.

Inicialmente elas se chamavam As meninas do Jô, e em 1989 montaram o show Certas Mulheres, no qual cantavam e dançavam músicas de artistas que admiravam, no repertório tinha até Madonna. Alguns meses depois, já em 1990, assinaram com a Promoart e gravaram um álbum pela gravadora Continental sob o nome de Banana Split.


Jean e Marcos

Em 1991, o sertanejo estava bombando no país e o Gugu que sempre soube surfar bem a onda do momento, lançou a dupla Jean & Marcos. Os garotos moravam em um orfanato em São Paulo que ele costumava ajudar. Foi o lançamento mais lucrativo do apresentador, pois só no primeiro disco que foi produzido por Michael Sullivan, o produtor da Xuxa, eles venderam um milhão e meio de cópias.

Jean e Marcos lançaram outros três discos enquanto tinham contrato com a Promoart e se mantiveram ligados a empresa até o Gugu desistir de investir na área musical e romper com todos os artistas do casting.


Marcelo Augusto

Outra grande estrela da Promoart foi o Marcelo Augusto. Ele iniciou sua carreira como modelo desfilando e fazendo ensaios fotográficos, mas descoberto quando estava na plateia do Viva a Noite e foi convidado para trabalhar na emissora. Ele atuou no programa Corrida Maluca, comandado por Gugu, e em 1991, apadrinhado pelo apresentador, lançou seu primeiro disco.

Ao todo, Marcelo Augusto lançou seis álbuns musicais. Ele permaneceu vinculado à Promoart até o fim da década de 90, quando o Gugu encerrou as atividades da empresa.


Outros artistas

Além desses artistas lançados pela Promoart, vários outros assinaram contrato com a empresa como a dupla Christyan e Ralf, Leandro e Leonardo, Ruan e Rob, Durval e Davi, o cantor Matogrosso, Juliano César, e Jayne. Mas alguns artistas não eram necessariamente músicos, é o caso da Solange Gomes que foi a moça da banheira do Domingo Legal, um dos quadros mais emblemáticos da TV da década de 90. Ela fazia shows pelo país, em boates, reprozindo a brincadeira do programa, impedindo homens de pegar sabonetes da banheira.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: