6 curiosidades sobre Xuxa.

Em 1979, aos 16 anos, Xuxa Meneghel deu início a sua carreira de modelo e como tal estampou várias capas de revistas, gravou vários comerciais para a TV, fez participações em filmes e chegou a trabalhar na TV Globo antes de ir para a Rede Manchete.

Trabalhou na Globo antes de ir para a Manchete.

É isso mesmo que você ouviu, mas com certeza também já sabia porque é não segredo que ela atuou como figurante dos programas Os Trapalhões e Planeta dos Homens com Jô Soares. Aliás, ela fez até novela, ou pelo menos uma pequena participação em um capítulo de Elas Por Elas.

Fez capa de disco para a Som Livre antes de lançar discos pela gravadora.

Quando estreou o seu infantil de maior sucesso, Xuxa foi intimada a gravar uma trilha sonora para o programa, mas essa não foi a sua primeira vez que entrou em um estúdio para colocar voz numa canção, pois já tinha gravado o LP Clube da Criança e Xuxa e Seus Amigos quando era contratada da Rede Manchete.

O LP Clube da Criança foi lançado em 1984 pela RCA e Xuxa participou em três faixas, da qual uma fez solo, e no ano seguinte lançou o álbum Xuxa e Seus Amigos pela Philips/Polygram, atual Universal Music, além de participar em outras três faixas do álbum Trem da Alegria também em 1985, lançado pela RCA. Mas bem antes de colocar voz nesses três discos a apresentadora estampou a capa do LP Disco 81 lançado pela Som Livre quando era modelo. Ironicamente, mais tarde se tornou a maior fonte de renda da gravadora.

Xuxa tem um disco engavetado.

Ao estrear o Xou da Xuxa, o diretor da Som Livre, João Araújo, pediu para que o produtor Guto Graça Mello produzisse o disco do programa e Xuxa gravou a duras penas, porque apesar de já ter colocado voz nos álbuns mencionados anteriormente esse projeto lhe exigia muito e era um produto desacreditado. Ela tinha dificuldades para gravar e ninguém queria dar músicas por medo do fracasso de vendas, mas o resultado foi espetacular e com o sucesso que fez, Guto foi convidado para dar sequência no trabalho e produzisse outro.

Ele produziu o segundo disco, mas se desentendeu com Marlene Mattos e até lhe deu uma bofetada, o que provavelmente tenha lhe causado sua demissão. O disco foi engavetado e Michael Sullivan foi chamado para produzir o álbum, mas depois do trabalho pronto, o próprio Guto chegou a dizer que pouca coisa foi alterada do projeto inicial. As faixas Rambo, Quem Quiser Que Conte Outra, Aquecendo e Nós Somos O Amanhã, por exemplo, não estavam na seleção de Guto. Então é provável que esse LP descartado não seja tão distinto do que aquele que chegou às lojas.

Marlene Mattos compôs para Xuxa.

E outro detalhe do Xegundo Xou da Xuxa, é que se para o primeiro disco ninguém queria dar composições para a apresentadora gravar porque pensavam que seria um fracasso de vendas, aliás, a própria Som Livre não tinha expectativa que o álbum passasse de 100 mil cópias, se chegasse nessa marca já seria um sucesso. E passou de 2 milhões e 600 mil cópias. Para o segundo ela recebeu em torno de 900 composições, mas apesar de tantas opções, a própria apresentadora assinou uma faixa, ela escreveu a música Hey Mickey que é uma versão da original que tem o mesmo nome. Teve composição de Reinaldo Waisman que era o cenógrafo do programa, ele compartilhou com Robson Stipancovich a canção Banda da Xuxa e teve música escrita até por Marlene Mattos.

A empresária da epresentadora usou o pseudônimo Arnaldo na música Rexeita da Xuxa, que é simplesmente uma das faixas mais tocadas do álbum.

Xuxa gravou programa no SBT.

De 1991 até o final de 1993, Xuxa gravou a versão do Xou da Xuxa em espanhol, na Argentina. Os dois primeiros anos o programa foi transmitido pelo canal TELEFÉ, e o terceiro ano foi pelo CANAL 13. Em 1999, ela voltou a gravar para a TELEFÉ, mas dessa vez era um quadro de pegadinhas com artistas, chamado Xuxa de América, para o programa Videomatch, comandado por Marcelo Tinelli. Ela tinha feito algo parecido em 1994 no Xuxa Park, tratava-se de um bloco do programa chamado Canta Brasil.

Na época Xuxa não viajava com tanta regularidade para o exterior porque Sasha era um bebê. Então, ao invés dela ir até a Argentina, os artistas argentinos vinham até o Brasil e o curioso disso é que ela era contratada da Globo, mas a TELEFÉ tinha parceria com o SBT, então, as gravações aconteciam nos estúdios da emissora do Silvio Santos. Ou seja, o homem do baú pode colocar na história da sua TV que a rainha dos baixinhos, com suas Paquitas, gravou um programa em suas dependências.

Programa reprovado na Globo.

Praticamente todos os programas que Xuxa se propôs a fazer, entrou no ar, inclusive Xuper Star que não deu certo por razões diversas e a direção da Globo chegou a dizer que foi um erro ter transmitido, mas teve pelo menos um episódio. Segundo a direção da emissora, o mesmo deveria ter sido considerado apenas como um piloto. Ainda assim, os programas que deram certo, a apresentadora gravou pilotos, inclusive para aquele que fez o maior sucesso no país e ultrapassou fronteiras, o Xou da Xuxa.

Lembre-se que o Xou teve troca de cenário, troca de cenógrafo, e mesmo quanto tudo estava bonitinho, teve piloto também. Ou seja, aquele programa de estreia, não era a primeira gravação do Xou.

Na Record, Xuxa desceu um pouco do pedestal e aceitou apresentar a versão de um enlatado, isso quer dizer, de um programa estrangeiro que era distribuído para vários países e já tinha uma versão igual no Brasil. Dancing Brasil já passava na Globo sob o nome de Dança dos Famosos e anteriormente passou no SBT chamado Bailando Por Um Sonho.

Em 2004, a TV Globo tentou fazê-la apresentar um programa que já tinha sido testado e aprovado em outros países, o Heartbeat, ou Batidas do Coração. Era uma ideia original da Endemol que já tinha sido produzido na Holanda, na Argentina e no Chile. Tratava-se de um jogo de conhecimentos gerais e o tempo da resposta dependia do número de batidas do coração do participante que acertando as questões recebia um prêmio, acumulativo, em dinheiro.

Como o programa fez sucesso, ganhou uma versão infantil que ao invés de dinheiro oferecia aos participantes brinquedos e até uma viagem à Disney. Como Xuxa estava naquela pegada de trabalhar com Crianças outra vez, a emissora pensou que seria uma boa opção para ela e a atração seria apresentada nas tardes de domingo com a intenção de atingir toda a família. Mas na versão original o apresentador aparecia para os participantes apenas em monitores e Xuxa não gostou muito da ideia, ela queria promover algumas alterações no formato e... não rolou.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: