Com quem nossas divas se parecem.

Você já se pegou comparando os artistas brasileiros com artistas internacionais? Por exemplo, o grupo Dominó era o nosso Menudo, o grupo Br'Oz era similar aos Backstreet Boys, o grupo Rouge era a nossa versão das Spice Girls... E a Xuxa, a Mara, a Angélica... quem seriam? Eu tenho uma opinião, vamos ver se coincide o que eu penso com o que você acha?

Eu sei que muita gente não gosta de ser comparada com outra pessoa, mas em muitos casos é inevitável e em várias ocasiões as comparações soam como elogios. Isso depende muito de como a pessoa que está sendo comparada vai entender a comparação. O canoísta izaquias, por exemplo, não gostou de ser comparado com o Neymar, mas o cantor Crioulo, ao ser comparado com o Freddy Mercury, disse que se sentia honrado, ainda que a intenção do apresentador que fez tal comentário fosse fazer piada. Aquelas velhas piadas sem graça de homofóbicos do século 20.

Em alguns casos a comparação serve para explicar a dimensão de um artista. Por exemplo, a Rafaela Carrá, falecida artista italiana, uma vez que fui explicar o quanto ela era famosa e versátil, eu disse que era a Xuxa italiana. E teve também o caso da cantora Mexicana Gloria Trevi que quando virou notícias no Brasil, os jornalistas a comparam com a Xuxa também para explicar a dimensão da sua fama em seu país.

No caso deste post, a intenção não é desmerecer o trabalho de ninguém, é só uma observação da minha parte e você está livre para discordar, mas observe as similaridades entre elas.

5 - Madonna é super versátil, ela tem o título de rainha e não é para menos, pois canta, dança e interpreta, apesar de ter já ter recebido duras críticas pela sua atuação como atriz e cantora. Já foi sexy simbol na década de 80, e anos depois lançou livros infantis. Os cabelos loiros são sua marca registrada, mas nós já a vimos com as madeixas longas, curtas, e até pretas. Ela é referência para muitas artistas, mas costuma usar muitas referências também para o seu trabalho.

Xuxa tem o título de rainha dos baixinhos e, tal como a rainha do pop, nem sempre é original. Madonna tem fama de dar uma nova roupagem, ou uma repaginada, em algo já existente, ela também faz muitas referências a filmes em seus vídeos clipes e na produção de suas turnês. Pois Xuxa também já usou a própria Madonna como referência e ela mesma disse que a sua nave espacial foi inspirada no carro da Penélope Charmosa, só para citar algumas de suas inspirações. Além disso, já foi sexy simbol e tem algumas publicações impressas para crianças, a diferença entre as duas é que a nossa loira quase sempre se dedicou aos pequenos.

Algum problema nisso? Nenhum. Nada do que essas duas artistas fazem em suas carreiras tira delas o título de nobreza no meio artístico.

4 - Se tem rainha, tem princesa. Britney Spears começou a trabalhar desde bem criança e logo no seu primeiro álbum solo foi um estouro. Conquistou o carinho e reconhecimento de um público jovem e adolescente falando a linguagem deles. Foi para a tv, para o cinema, e amadureceu diante dos nossos olhos. Uma das imagens preservadas de sua trajetória são as performances com os seus bailarinos.

A nossa princesa é a Angélica, ela tem uma trajetória similar com Britney até se tornar super famosa, mas se diferenciam bastante no caminho que seguiram, embora a nossa lorinha pudesse ter tido uma carreira musical similar a musa estados-unidense se ela não optasse pelo romantismo. Aqui entre nós, dentre as musas infantis brasileiras Angélica alcançou a mesma dimensão que Britney atingiu entre as divas do pop internacional.

3 - Você sabe como a Emma Bunton foi parar no grupo Spice Girl? Isso aconteceu quando uma das garotas selecionadas desistiu da girl band, que em princípio se chamaria Touch. As cinco primeiras haviam sido escolhidas entre 400 candidatas, mas através de um convite Emma ocupou a vaga deixada. A loirinha meiga com uma voz muito doce e suave se encaixou perfeitamente no quinteto e anos depois resolveu investir em carreira solo, assim como as suas companheiras. Ela ganhou um programa de tv e gravou alguns álbuns musicais, sua forma de cantar quase sussurrando é inconfundível.

Assim como Emma Bunton, Eliana ocupou um lugar deixado no grupo das Patotinhas e depois da mesma forma no quarteto Banana Split. Sobre seus programas e álbuns musicais nem é preciso entrar muito em detalhes, né? Mas a sua voz... já percebeu o quanto se parece com a da garotinha apimentada? Se um dia pensarem em montar um grupo cover das Spice Girls eu sugiro Eliana para fazer o papel da Baby Spice.

2 - Dentre as tantas loiras tem espaço também para as morenas, vamos falar de Christina Aguilera. Ela também começou a trabalhar desde muito cedo e foi estimulada pelos familiares para participar de alguns concursos de canto, mas apesar de cantar muito bem, perdeu algumas vezes. Depois de ser reprovada no teste para atuar no Clube do Mickey, mais tarde recebeu um convite e o aceitou. Com um grande potencial vocal se lançou com cantora, mas não curtiu muito o gênero para o qual foi direcionada e mudou de imagem e de estilo, inclusive provocando polêmica com apelos demasiados sensuais. Na verdade, ela se reinventou várias vezes e no seu auge esteve no mesmo nível de Briney seguindo os passos de Madonna.

No Brasil, a história de Mara Maravilha se assemelha um pouco. Assim como Aguilera, ela sofreu com a separação dos pais, passou por bulliyng e desenvolveu uma personalidade difícil. É reconhecia pelo seu talento e poderia estar em um posto ainda melhor do que conquistou, mas parece que não teve boa direção ao longo do tempo. De todas as citadas até agora, é a que tem melhor voz e soube se reinventar algumas vezes também. No seu auge, esteve no mesmo nível de Angélica seguindo os passos de Xuxa.

1 - Para finalizar vamos falar de Lady Gaga. Essa mulher é super versátil e já esteve em par de igualdade com Madonna. Apesar de ter seu nome e imagem relacionada a um tipo de música, a que lhe deu mais fama, ela é capaz de cantar outros ritmos e de se adaptar se preciso for. Mas, além do apelo visual e de seu estilo musical, a sua maior marca é a voz potente e gostosa de ouvir.

Tal como Lady Gaga que a colocaram em combate com Madonna, Mariane já concorreu na audiência e até ganhou algumas vezes da Xuxa. Embora seja muito lembrada pelos programas e canções infantis, ela já apresentou outros formatos de programa e gravou outros estilos musicais. E assim com a Gaga, a Lady Mariane tem a melhor voz das divas dos anos 80 e 90, e está aí, ainda nos dias de hoje, para mostrar isso para a gente.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: