O incêndio que acabou com o Xuxa Park

Xuxa Park estreou no dia 4 de junho de 1994, e marcou a volta de Xuxa ao público infantil no Brasil, depois que tentou engatar um programa para toda a família, após o término do bem sucedido Xou da Xuxa. Em 2021 completou 20 anos do trágico fim do mesmo.

Como a própria apresentadora disse na estrea do programa, Xuxa Park era a junção de tudo o que ela já tinha feito e gostado, ou seja, tinha um pouco de Xou da Xuxa também, mas a atração sofreu várias alterações ao longo do ano, até voltar-se totalmente ao público infantil. Isso aconteceu em 1997. Você pode ver tudo a respeito desse semanal, clicando aqui.

Em meados de 1999, Xuxa Park passou por novas alterações, inclusive as instalações mudaram do antigo Teatro Fênix para os Estúdios Globo, nessa fase a nave usada pela apresentadora como veículo de chegada e saída do palco também passou por uma boa repaginada e provavelmente o infantil durasse alguns anos mais, mas o último programa foi exibido no dia 6 de janeiro de 2001, apresentando uma comemoração do Dia de Reis.

Já haviam outros programas gravados, mas no final de semana seguinte, no dia 11 de janeiro de 2001, um incêndio destruiu o cenário do porograma durante a gravação do especial de carnaval que iria ao ar no dia 24 de fevereiro. Xuxa estava antecipando as gravações do Park para sair de férias e faltava apenas um programa mais para deixar pronto.

Em uma gravação comum faltavam apenas cinco minutos para que Xuxa entrasse na nave, quando um incêndio provocado por um curto circuito incendiou a cúpula que a envolvia. Em poucos segundos o estúdio foi tomado pelas chamas e fumaça, nisso 26 pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave. No entanto, várias pessoas disseram que nesse dia ela optou por acabar o programa dançando no palco, e em entrevistas a própria apresentadora revelou que havia sentido cheiro de queimado e mais calor do que o habitual, na nave, o que a fez pedir para que a produção desse atenção ao problema.

Xuxa escapou ilesa fisicamente, mas teve diversos traumas psicológicos. Ela ficou abalada ao saber do número de feridos, dos quais sete estavam em estado grave. Depois de um longo tratamento, custeado pela emissora, todos se recuperaram plenamente, e mesmo com oito edições inéditas gravadas, o Xuxa Park nunca mais voltou ao ar, em respeito às vítimas, de acordo com a emissora.

David Ângell que esteve presente na gravação relata a sua experiência em um vídeo que está disponível no canal LOTV. Para assistí-lo, basta clicar na imagem abaixo.



0 comments: