Em 1992 Xuxa fez uma investida bem sucedida na Europa. Na ocasião ela assinou contrato com a emissora Tele 5 da Espanha, onde gravou o programa Xuxa Park, que ia ao ar aos domingos pelo fim da tarde. Com um cenário que se distinguia do Xou da Xuxa, a apresentadora contava com o formato do juvenil Fun House, que era chamado de La Casa de La Guasa.
Em 1993 não houve acordo entre ela e a emissora, e assim Xuxa não deu sequência às gravações do programa. Porém a Tele 5 tinha o direito de explorar o formato de Fun House por mais um ano, e para solucionar o problema convidou uma artista bem conhecida do público espanhol para assumir o posto deixado pela brasileira.
Seu nome é María Teresa Rabal Balaguer. Ela nasceu em Barcelona, na Espanha, no dia 5 de novembro de 1952.
Teresa estreou no cinema em 1961, com nove anos, no filme Viridiana e, em 1967, entrou para uma Companhia de teatro. A sua estreia nos palcos aconteceu em 1970, com a obra Vidas privadas. Esse foi o seu pontapé para uma longa lista de peças em que atuou, além de seguir sua carreira no cinema de uma forma mais discreta.
No dia 1º de maio de 1977, Teresa se casou com o cantor, músico e compositor, Luis Eduardo Rodrigo Espinosa e acabou se afastando da atuação no cinema. Ela só voltou em outras três ocasiões, em 1980, em 1982 e 2002, no entanto, na TV continuou trabalhando.
Teresa gravou suas primeiras canções na década de 70, a primeira foi em 1973, e em 1980 ela lançou o seu primeiro disco que foi destinado ao público infantil. A partir daí a sua carreira ficou voltada às crianças, e ao longo dos anos lançou 24 discos, vendendo um milhão e meio de cópias.
Com um espetáculo pensado para crianças, Teresa saiu de turnê com um circo chamado El Circo de Teresa Rabal, com o qual ficou 10 anos em circulação. Em 1990, com a chegada das televisões pagas, ela foi contratada pela TV Antena 3 e ficou por lá até 1993, quando mudou para a Telecinco, onde apresentou o programa La casa de la guasa, junto com Kike Supermix.
Kike fazia parte do Xuxa Park para dar uma mão no castelhano da Xuxa, e com Teresa Rabal ele ficou porque tinha que cumprir o contrato com a emissora.
Para manter mais o menos a mesma identidade do programa que tinha sido estreado com a Xuxa, a Teresa Rabal se vestia de forma parecida com ela. Mudaram o cenário porque o mesmo havia sido pensado para a rainha dos baixinhos, e este não se adequava à Teresa, mas o figurino característico da apresentadora brasileira foi mantido para ela.
Mas não foi só o figurino que a artista espanhola usou igual ao da Xuxa. Assim como a nossa loire, Teresa dedicou a sua carreira para as crianças e foi, também, além das vendas de discos, em 1995, por exemplo, ela criou o prêmio Veo Veo com a finalidade de incentivar atividades culturais entre os pequenos. E desde então, até 2010, havia o festival Veo Veo em nível regional, nacional e internacional. Além disso, criou a Fundação Teresa Rabal, de ajuda a infância.
Em 2009 Teresa voltou a fazer turnê com seu circo e lançou novos discos com sucesso de vendas. No entano, nos dias atuais, fora dos palcos e da TV, ela acumula dívidas geradas pela sua internação para tratar de um câncer, e também pelo tratamento do seu saudoso marido, e não as consegue pagar.
Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.
0 comments:
Postar um comentário