Luis Fernando Guimarães

Luiz Fernando Guimarães nasceu no Rio de Janeiro, no dia 20 de novembro de 1949. Tornou-se ator em 1974 ao substituir um amigo na peça O Inspector Geral, de Gogol, encenada pelo grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone. Sua estreia no cinema foi em 1976, em O Ibrahim do Subúrbio, mas antes interpretou Colibri em Uma Rosa com Amor em 1972. Ator de comédia, com um humor entre o escrachado e o irônico, não decepcionou quando foi escalado para um papel dramático em O Que É Isso, Companheiro?, de Bruno Barreto, onde interpretou um dos sequestradores do embaixador norte-americano, na vida real, o jornalista Franklin Martins.


Seu sucesso na televisão foi gradativo. Ele participou na Rede Globo no programa infantil Sítio do Picapau Amarelo, ao lado de Regina Casé, e sua primeira participação importante em novela foi em Vereda Tropical, em 1984. Em 1988, integrou o elenco do humorístico TV Pirata e ganhou grande destaque, e a partir de então fez várias participações de sucesso em telenovelas e programas de humor, como Juba & Lula e Armação Ilimitada, Programa Legal, e o enorme sucesso Os Normais.

Em 2000, Luiz Fernando, em conjunto com a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), inaugurou em Niterói uma oficina teatral que leva seu nome. O projeto, do qual o ator participa diretamente, visa promover a inclusão social e elevar a autoestima de pessoas portadoras de deficiências físicas. Entre vários trabalhos realizados na TV, cinema e teatro, em 2004, ganhou o Prêmio Qualidade Brasil como melhor ator teatral no gênero comédia por sua atuação em O Caso da Rua ao Lado. Este prêmio é conferido mediante votação de artistas e críticos.

Luis Fernando Guimarães foi o primeiro homem convidado a participar da campanha para prevenção do câncer de mama veiculada pela televisão.

Em dezembro de 2019, ele anunciou em suas redes Sociais que se casou com seu namorado, com quem já convivia há 20 anos.

0 comments: