A verdade sobre Bohemian Rhapsody.

Quem é fã da banda Queen deve ter percebido que muitos detalhes do filme Bohemian Rhapsody não batem com a realidade. Eu resolvi ir atrás das informações corretas e encontrei mais coisas do que percebi ao assitir o longa, e aqui estão elas.

Início.
No filme Freddie começou a cantar com Brian May e Roger Taylor e adotou o nome artístico de Freddie, mas na vida real ele já tinha tido outras bandas antes. A primeira foi montada quando ele tinha 12 anos e foi nessa época que ele passou a ser chamado de Freddie pelos amigos.

A banda de Roger e Brian se chamava Smile e Freddie já os conhecia da faculdade, mas antes de se juntar aos rapazes ele passou ainda por outras duas bandas e quando se juntaram, ficaram famosos e alteraram o nome da banda para Queen, Freddie adotou a alcunha Mercury como sobrenome artístico, baseado na letra de uma de suas primeiras canções.

Relação com o grupo.
No filme Freddie abandona o grupo por um contrato milionário para produzir dois álbuns, mas na realidade eles nunca se separaram. O grupo realmente parou de produzir e fazer shows por um tempo, mas por foi por um acordo entre todos depois do fracasso do LP Hot Space em que mesclaram rock com música disco e dance, entre outros ritmos. Freddie lançou realmente dois álbuns solos, Mr. Bad Guy em 1985 e Barcelona em 1988 com Montserrat Caballe, mas fez isso paralelamente a sua dedicação a banda Queen, além disso os outros integrantes também trabalharam em projetos independentes.


O retorno do grupo aconteceu antes do Live Aid que aconteceu em julho de 1985, eles, inclusive, estiveram no Brasil em janeiro daquele ano quando aconteceu a primeira edição do Rock In Rio. Foi nessa ocasião que tiveram o maior público de sua carreira e que todos cantaram junto as suas canções. Outro detalhe é que o diagnóstico do HIV só aconteceu em 1987, diferente do que mostra o filme associando a revelaçao da doença à volta do grupo aos palcos.

Relacionamentos.
A relação entre Freddie e Mary Austin foi mais forte e intensa do que mostra o filme. Depois que se separam eles se tornaram amigos e Freddie foi padrinho do seu filho. Ela herdou a sua mansão e os direitos autorais de suas canções.


Paul Prenter foi realmente um cara que interferiu na vida de Freddie e não era bem visto pelos integrantes da banda, mas ele não foi para a tv falar da vida pessoal de Freddie depois que foi demitido. Foi ao contrário, ele foi demitido depois que vendeu uma história da intimidade do cantor, dizendo que dois amantes de Freddie tinham morrido de aids.


Freddie e Jim Hutton, o cara com quem ele manteve uma relação até o fim de sua vida, conheceram-se numa boate, e ao contrário do que mostra o filme, Freddie não foi atrás depois de buscá-lo no catálogo telefônico, eles se reencontraram casualmente na boate outra vez.


História inventada.
Ray Foster, o executivo que aparece no filme e recusa a música Bohemian Rhapsody porque é muito longa e pede para o grupo fazer mais música comercial, pode ser apenas uma invenção para incrementar o longa, porque não há evidências de que ele tenha existido. Segundo a revista Rolling Stone, o personagem do filme pode ter sido inspirado no chefe da EMI, Roy Featherstone, embora, ao contrário do Foster do filme, Featherstone era um grande fã do Queen.


Curiosidades.
Sasha Baron Cohen foi a primeira opção para interpretar o Freddie Mercury, mas segundo as bocas malditas, ele foi dispensado porque queria dar ênfase só ao vocalista. A segunda opção foi Ben Wishaw, mas o produtor optou pelo Rami Malek..


Stephen Frears ia dirigir o filme, mas foi dispensado junto com Sasha Baron. Bryan Singer iniciou as filmagens, mas por faltas consecutivas na produção e desacordo com o elenco foi demitido também. Dexter Fletcher foi chamado para finalizar a produção.

Joseph Mazzelo que interpreta o baixista John Deacon é o garotinho que atuou no filme Jurassic Park de 1993.


Sabendo que tinha pouco tempo de vida, Freddie Mercury gravou vários vocais para que o grupo terminasse as canções depois de sua morte. A última música que ele colocou voz foi Mother Love, mas não chegou a concluí-la. O guitarrista Roger Taylor terminou a gravação.

A última aparição de Freddie Mercury foi no Brit Awards de 1990. Ele já apresentava alterações no seu físico e na ocasião não falou nada, o que potencializou as desconfianças de que ele tinha Aids. Freddie faleceu no dia 24 de novembro de 1991, um dia depois de publicar um comunicado assumindo que era portador do HIV.

Veja o vídeo clicando aqui.

0 comments: