A Forma da Água - O Monstro da Lagoa Negra.

E cá estou eu na 11ª temporada desse bloguinho e na minha 2ª temporada em Barcelona. Com muito gosto retomo as postagens mantendo a programação adotada em 2017 com um texto mais pessoal na segunda-feira e a biografia escrita de um artista ou programa de tv na sexta-feira, além do vídeo produzido para o meu canal no Youtube e eventualmente outros post no decorrer da semana.

Percebi da outra vez que estive na Espanha, que fica mais difícil acompanhar os lançamentos do Brasil, seja nas rádios, tvs ou cinemas, mas pude ver em tempo de comentar o lançamento do filme A Forma da Água, de Guillermo Del Toro, que assim como o filme As Aventuras de Pi, foi inspirado na criação de um brasileiro que virou um longa rodado no Brasil. A diferença é que agora o diretor assumiu.

Guillermo Del Toro disse que assistiu o filme O Monstro da Lagoa Negra, mas o final foi diferente do que ele esperava e então resolveu imaginar como deveria ser. Em A Forma da Água, o monstro tem uma relação afetiva com a protagonista e a mesma aparência do homem anfíbio brasileiro, aliás, a criatura é da mesma linhagem, pois ela foi capturada no Brasil.

Pouco conhecido no Brasil, o personagem é citado por Chico Buarque na música "Cálice", quando canta:
"Como é difícil acordar calado /  Se na calada da noite eu me dano / Quero lançar um grito desumano / Que é uma maneira de ser escutado / Esse silêncio todo me atordoa / Atordoado eu permaneço atento / Na arquibancada pra a qualquer momento / Ver emergir o monstro da lagoa".

O filme O Monstro da Lagoa Negra é uma produção estadunidense, mas de acordo com o produtor William Alland, a ideia para o filme foi originalmente trazida por um diretor brasileiro que ele conheceu na casa de Orson Welles. O homem falou de um amigo que tinha desaparecido no Amazonas ao realizar filmagens para um documentário sobre rumores da existência de um povo-peixe no lugar. O filme, então, passa na Amazônia e logo no começo mostra Clint Eastwood em início de carreira, que por volta dos seus 19 anos teve uma participação tão pequena que nem foi citado nos créditos.

Ingrid Bergman disse que esse era um dos seus filmes preferidos e que sempre o assistia em seu aniversário. Com certeza muita gente que lembra do longa se sentirá presenteado, pois a criatura do filme A Forma da Água é quase idêntica ao Monstro da Lagoa Negra, e o diretor fez questão de repetir uma cena em que começa com a mão o homem anfíbio, com dedos ligados por membranas natatórias, saindo de dentro da água. 

Em relação As Aventuras de Pi, ou A Vida de Pi, o autor da obra, Yann Martel, foi questionado sobre plágio, já que a história é muito parecida com Max E Os Felinos do brasileiro Moacir Scliar. Ele se defendeu dizendo que se baseou em uma crítica do livro de Moacir, e não na história como um todo. O filme teve 11 indicações ao Oscar e ganhou 4. 

0 comments: