Como é o Natal na Espanha

Natal chegando, uma das épocas mais gostosas do ano, na minha opinião, e não me canso de ouvir as mesmas canções e admirar o mesmo padrão de decoração nas casas, nas lojas e nas ruas. Bom, quase as mesmas coisas.

Eu moro em Barcelona, na Espanha, desde 2017. Aqui as tradições de fim de ano são um pouco diferentes das que estamos acostumados no Brasil. A começar pela estação em que celebramos o Natal, pois no hemisfério norte é inverno, o ápice do frio, e muda totalmente o comportamento das pessoas.

Se no Brasil, em pleno verão, as pessoas ficam mais festivas e aproveitam para passear e fazer fotos nas decorações das praças e ver a queima de fogos na praia, por aqui a grande maioria prefere ficar trancado em casa, é mais cômodo.

Mas, além disso, têm alguns outros detalhes bem curiosos, um deles é a ceia da noite do dia 24 de dezembro. Aqui o Natal é celebrado em sua data oficial, então, se alguém fizer um convite para jantar nessa noite especial, isso acontecerá no dia 25. Talvez por isso no dia 26 também seja feriado.

Mas, e os presentes?

Os presentes só chegam no dia 6 de janeiro, e são entregues pelos Reis Magos. O que faz todo sentido. Os três homens são recebidos com uma festa digna dos desfiles de carnaval no Brasil, sem exagero, pois cada um aparece em um carro alegórico enorme, entre uma ala e outra do desfile que reúne milhares de pessoas nas ruas. Antes, porém, eles já podem ser vistos em pontos estratégicos da cidade recebendo crianças para ouvir seus pedidos, tal como estamos acostumados a ver o Papai Noel nos shoppings.

Logo, o Papai Noel não desce pela chaminé na madrugada do dia 25, excepto para quem vive no estado da Catalunha. Ou melhor, as crianças recebem seus regalos no Natal, porém, não é pelas mãos do bom velhinho.

Na Catalunha existe a tradição do Caga Tiô. É um tronco de madeira que recebe uma carinha feliz e fica posicionado na sala das casas como parte da decoração natalina. Ele recebe uma manta que o cobre confortavelmente, mas no dia 25 as crianças lhe dão uma surra para que cague seus presentes. Obviamente os pais puseram os pacotes de baixo do cobertor antes que os pequenos começassem a batê-lo. 

Parece óbvio que é um truque dos pais?

Pois, o que me diz do Papai Noel?

0 comments: