Programa Fantasia

O programa Fantasia estreou no SBT, no dia 1 de dezembro de 1997. Dirigido por Paulo Santoro, entrou no ar entre 16h30 e 18h30, comandado por Adriana Colin, Débora Rodrigues, Jackeline Petkovic e Valéria Balbi.

O programa reproduzia o formato original do Canale 5, da Itália, que se chamava Non è la Rai. A sua estreia aconteceu em 9 de setembro de 1991, e após a segunda temporada passou para o canal Italia 1, até o seu final que ocorreu em 30 de junho de 1995.

Apresentadoras

Adriana Colin nasceu em Boa Esperança do Sul, em São Paulo, no dia 14 de junho de 1966. Ela começou a trabalhar na televisão em 1988, no SBT, integrando o elenco do programa Veja o Gordo, com Jô Soares, que tinha acabado de mudar da Globo. E também fez figuração no humorístico a Praça é Nossa.

Depois, em 1989 ela foi eleita Miss São Carlos e em seguida, Miss São Paulo. E ainda em 1989, deixou de ser modelo e integrou o grupo Banana Split, com Andreia Reis, Mel Nunes e Rosane Muniz, fazendo shows pelo Brasil e na Europa. Andreia Reis saiu em 1990, dando lugar a Eliana que ficou por um ano mais ou menos.

Débora Rodrigues nasceu em Bela Vista do Paraíso, Paraná, no dia 23 de maio de 1968. Ela era militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e foi convidada a posar para a revista Playboy, em 1997. No mesmo ano ela fez uma participação na novela A Indomada, na Globo e logo foi convidada para integrar o elenco de Fantasia.

Jackeline Martins Petkovic nasceu em São Paulo, no dia 10 de novembro de 1980. Ela era a mais jovenzinha do elenco das apresentadoras e conseguiu a vaga através de uma seletiva. Jacky venceu 12 mil candidatas que disputavam o posto. Ela disse que tinha, inclusive, muitas meninas famosas fazendo teste, entre elas havia algumas Paquitas.

Valéria Balbi nasceu na cidade de São José dos Campos, em São Paulo, no dia 3 de agosto de 1966. Ela começou a trabalhar no SBT em 1989, como atriz, na novela Cortina de Vidro, que foi escrita por Walcyr Carrasco. Ela fez uma passagem pela Band como apresentadora do telejornal Acontece, ao meio dia, e fazia dublagem para personagens de animações educativas. Em 1997, quando soube dos testes para apresentadora, ela se inscreveu mesmo sem saber o que era, e foi escolhida.

Além dessas quatro apresentadoras, o programa contava com a participação de dezenas de modelos, e dentre as tantas meninas que passaram pelo Fantasia, algumas conseguiram se destacar em outros meios.

O programa era dividido em nove blocos, as apresentadoras se revezavam nas brincadeiras e no intervalo de cada uma, as garotas cantavam e dançavam músicas em karaokê, os sucessos da época. Adriana Colin, por exemplo, apresentava as Palavras Cruzadas e o Para Bola. A Valeria Balbi apresentava Na Boca do Forno, o Jogo das Cores e o Fique de Olho. A Jackeline Petkovic apresentava os quadros infantis Jogo da Memória e Batalha Naval, além do Sete e Meio que era um Jogo das Cartas. E Débora Rodrigues apresentava o Quem Sabe Ganha, em todos os blocos, e depois também o Para Bola, Fique de Olho e o Sete e Meio.

A Débora costumava se caracterizar de alguma personalidade, ou personagem, e ela disse uma vez que a audiência subia até dois pontos quando ela estava na tela. Aliás, o programa chegou a provocar uma pane no sistema de telefonia de São Paulo. Como as brincadeiras eram feitas através de chamada telefônica, aconteceu de o sistema não suportar e caiu. Foram mais ou menos três milhões de pessoas tentando ligar ao mesmo tempo.

O Fantasia dobrou a audiência do SBT, com um mês no ar o programa ganhou mais tempo e tirou do ar o jornalístico Aqui Agora. Mas em 1998 começou a mudar, saiu a Valéria Balbi para apresentar um telejornal na emissora, e a Jackeline passou a apresentar o Bom Dia & Cia, com a mudança da Eliana para a Record.

Então, as dançarinas Amanda Françozo e Tânia Mara, através de testes, se tornaram apresentadoras. E o programa teve também novas brincadeiras, como  Revelando, Diga Diga, Mais ou Menos, As Cinco mais Votadas, Jogo das Seis Pistas, Jogo da Velha, Qual é a Palavra e Qual é o Preço.

Em junho daquele ano, 1998, o Fantasia passou a ser exibido à noite devido à transmissão da Copa do Mundo, o SBT também transmitia os jogos, e nessa fase o programa passou a receber convidados para cantar entre um jogo e outro. Passado a copa, voltou ao horário das tardes, mas saiu do ar em 15 de agosto, devido a baixa audiência.

No mesmo ano, em 1 de novembro de 1998, o programa passou a ser apresentado aos domingos, ao meio-dia, por Carla Perez. Na estreia chegou a marcar 22 pontos de Ibope, mas saiu do ar em agosto de 1999, devido a baixa audiência, ou seja, ficou no ar menos de um ano.

Não bastando o programa ter saído do ar por duas vezes devido a baixa audiência, o Silvio Santos insistiu uma terceira vez, e em 8 de janeiro de 2000, voltou aos sábados, com Celso Portiolli, Márcia Goldschmidt, Christina Rocha, Otávio Mesquita e Lu Barsoti. Com esse grupo, o Fantasia ficou no ar por cinco meses.

O Silvio Santos ressuscitou o programa pela quarta vez, em 2007. No dia 30 de outubro, voltou ao ar, das 1h às 3h da madrugada, apresentado por Helen Ganzarolli, Caco Rodrigues e Luiz Bacci. Mas no segundo dia do programa, Bacci já havia deixado a apresentação e já tinha voltado para a Record. Dessa vez as dançarinas que antes tinham um ar meio ingênuo ficaram mais sensuais, e o programa foi trocado de horários várias vezes.

Entre 24 de dezembro de 2007, a 12 de janeiro de 2008, foi exibido às 15h00, depois voltou para as madrugadas. Em 10 de março voltou para as tardes, porém uma semana depois saiu definitivamente da grade da emissora. Ou seja, a última exibição aconteceu no dia 17 de março de 2008.


Curiosidades.


Algumas das Garotas Fantasia conseguiram se destacar no ramo artístico. Como Amanda Françozo e Tânia Mara, que foram aprovadas para assumir os postos de apresentadoras deixados por Valéria Balbi e Jackeline Petckovick. A Amanda seguiu carreira de apresentadora depois de deixar o Fantasia, e Tania Mara investiu em sua carreira de cantora.

A Tania Mara disse que quando foi fazer o texte para o programa, ela foi engana. Lhe disseram que era teste para cantora, e ela acabou no elenco de dançarinas.

Além delas, a Fernanda Vasconcellos se tornou dançarina do Domingo Legal, e depois passou a fazer novela na Globo. A Ellen Rocche foi a vencedora do concurso que escolheu a dubladora do Qual é a Música?, depois foi para o reality Casa dos Artistas, e mais tarde estreou como atriz na Globo.

A Patrícia Salvador se tornou assistente de palco do Silvio Santos, mais tarde assumiu o posto de dubladora no Qual é a Música?, deixado por Ellen Roche, e ainda apresentou alguns programas no SBT, como o Roda a Roda Jequiti e o Charme, substituindo a Galisteu.

Daiane Amêndola que integrou a formação das Paquitas geração 2000 fez parte do elenco antes de ser Paquita. Depois ela também trabalhou com o Faustão.

Se quiser assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.



0 comments: