Sonho de Verão estreou nos cinemas no dia 21 de dezembro de 1990. Foi idealizado por Diler Trindade e dirigido por Paulo Sérgio de Almeida. Acredite se quiser, mas o filme foi pensado basicamente para mostrar as Paquitas de biquíni. Segundo o próprio Diler, a ideia veio durante as primeiras sessões do filme Lua de Cristal, onde havia algumas pessoas gravando depoimentos e vendo a reação dos espectadores que saiam das sessões. Foi quando alguns meninos gritaram que aquilo era uma bobagem e que eles deveriam colocar as Paquitas de biquíni. É claro que foi uma brincadeira, mas isso acendeu uma luzinha na cabeça do produtor e ele pediu que Marlene Matos liberasse as meninas para gravar o longa.
Elenco.
Além de Sérgio Mallandro como Léo, tem Andréa Veiga como Jam, Fafy Siqueira como Dona Sofia, o grupo Yahoo, a Angela Matos, o Faustão também aparece. E ainda, Ana Maria Nascimento e Silva, Paulão, Denis Derkian, Jacqueline Laurence e Oswaldo Loureiro.
Toda a turma das Paquitas, que era composta por Juliana Baroni, Bianca Rinaldi, Letícia Spiller, Tatiana Maranhão, Ana Paula Almeida, Roberta Cipriani, Priscila Couto, Cátia Paganote e teve também a participação de Maria José Llaneza, a Paquita Chilena.
E não poderia faltar os Paquitos Marcelo Faustini, Cláudio Heinrich, Egon Junior, Robson Barros e Alexandre Canhoni, além das gêmeas Mariana Richard e Roberta Richard.
Todas as Paquitas, os Paquitos, as gêmeas e os integrantes do grupo Yahoo, eram chamados pelos seus próprios nomes.
Segundo Paulo Sergio Almeida, o diretor, a intenção foi fazer um filme estilo chanchada. Isto é, sem pretensão de parecer real. Esse foi um estilo muito utilizado pelo cinema brasileiro até a década de 1980. Em relação ao Sonho de Verão foi uma grande sacada porque a maioria do elenco não era de ator e atriz, e não tinha muito orçamento para o filme, então muitas cenas tinham que ser feitas uma única vez, e os desafios não pararam por aí.
O filme que se trata de uma história de verão, foi gravado no inverno, para a tela isso foi resolvido com um filtro alaranjado para passar uma impressão de calor. No entanto, os meninos e as meninas passaram bastante frio ao ter que pular na água da piscina e do mar. Além disso, as Paquitas e os Paquitos que deveriam ser as estrelas do longa, quase não tinham tempo de gravar, eles cancelavam bastante as gravações devido a agenda lotada que tinham com shows ao vivo e TV.
Sinopse.
A história é de um casal, donos de uma imensa mansão, que resolvem viajar aos Estados Unidos em busca de um médico que possa tratar de Juliana (Juliana Baroni), sua filha mais nova que não fala desde a morte de sua irmã mais velha. A casa fica aos cuidados de Sofia (Fay Siqueira) e de Vitor Hugo (Paulão). No táxi, a caminho do aeroporto, o motorista Léo - Sergio Mallandro) atento a conversa dos dois, resolve tirar partido da situação.
Ele diz que é sobrinho dos donos da casa e leva a namorada (Jam - Andrea Veiga), que chama todos os amigos. E o ônibus dos jovens que estava indo à colônia de férias, onde a Bianca (Bianca Rinaldi) iria, foi desviado para a mansão e o Léo, louco, diz que é ali mesmo. Porque a Bianca é namorada de Marcelo (Marcelo Faustini) e ele estava bem triste ter que ficar longe da menina.
As coisas saíram do controle de Leo, mas como tudo virou uma grande festa a menina Juliana voltou a sorrir e falar, e por isso todos foram perdoados.
Curiosidades.
Segundo Andrea Veiga, cada vez que as gravações eram canceladas por eles, a roteirista reescrevia as cenas para os que estavam disponíveis, para não perder tempo, que eram o Sergio, a Andrea, o Paulão e a Fafi. Então, assim ela acabou se tornando praticamente a protagonista do filme.
Apesar do frio, o filme cumpriu com o objetivo, deixou a garotada bastante exposta e até despiu totalmente um dos Paquitos, o Robson. O longa ultrapassou a marca de 1.500.000 milhões de espectadores, foi um dos maiores sucessos da década de 1990, mas a crítica não deixou de fazer alguns comentários bem pertinentes.
Segundo a crítica, o filme praticamente não tem roteiro, é um claro e intenso jogo de marketing, divulgando uma marca de chocolate, o caminhão do Faustão, as Paquitas, os Paquitos, com uma Paquita chilena extra, por causa do segundo maior mercado para o Xou da Xuxa, o Chile. Musicalmente, divulga-se o disco dos Paquitos e o grupinho Yahoo, de forma excessiva.
O tema do filme, Sonho de Verão, foi cantado pelas Paquitas. Essa música entrou no segundo álbum delas. E a trilha contou com outras canções do álbum anterior das Paquitas, como Playback e Um Ano Sem Você. Teve também músicas do disco dos Paquitos, como A Nova Onda e Muito Prazer. Músicas da Andrea Veiga, como De Bem Com a Vida e Se Liga 16. Do Yahoo, Veneno e Somos a Luz do Amanhã. E da Angela Matos, Cigana e Um Caso de Amor.
Um ano após seu lançamento nos cinemas, o filme foi incluído no guia Vídeo Infantil da coleção Guias Práticos Nova Cultural e recebeu uma estrela, o que em sua cotação significava regular.
O filme foi lançado em VHS pela Globo Vídeo em meados de 1991. Durante a década de 1990, foi relançando na coleção O Globo no Cinema, do jornal O Globo. Anos depois, em 2001, foi relançado digitalmente em DVD pela Som Livre. Teve áudio e vídeo remasterizados e parte do elenco e produtores foram convocados para gravar depoimentos sobre curiosidades das filmagens.
Marcelo e Bianca fazem papel de namorados. Não sei exatamente se eles começaram a namorar nesse período, ou já estavam namorando. Os dois mantiveram o relacionamento escondido da Marlene Matos por quase um ano e meio até contar para ela.
O Claudio e a Letícia Spiler também fazem papel de namoradinhos, e ela disse que os dois realmente ficaram juntos por alguns meses. E tem uma cena em que a Tatiana Maranhão diz que está apaixonada pelo Xand. Em uma live, perguntado sobre isso, se eles chegaram a namorar, ele não confirmou e nem negou.
O filme foi lançado fora do Brasil e as Paquitas gravaram a música Sonho de Verão em espanhol. Você pode ouvi-la no canal Paly List, clicando aqui. E para assistir a este conteúdo completo, clique na imagem abaixo.
0 comments:
Postar um comentário