A boneca Xuxa foi lançada pela Brinquedos Mimo em maio de 1987. Mas o projeto era mais antigo, ela foi idealizada quando Xuxa apresentava o Clube da Criança na Rede Manchete. Segundo algumas informações, em 1985 ela soube da história de uma menina que só dormia com uma boneca de pano inspirada nela feita pela mãe da criança.
Então ela deu início às negociações com a Mimo e a princípio a boneca seria lançada em março de 1986, mas no comecinho do ano ela mudou para a Globo e como o Xou da Xuxa só estreou no final de junho daquele ano, o lançamento do brinquedo foi adiado, aliás por duas vezes. A boneca só chegou no mercado em 1987. O desenho foi de Maurício de Sousa, o criador da Turma da Mônica, e as roupas foram elaboradas pela estilista Márcia Cunha. A boneca tinha o cabelo feito de náilon, o corpo macio e flexível preenchido com espuma de poliuretano, media 85 cm e tinha cheirinho de erva-doce.
A boneca foi lançada oficialmente na 6ª Feira Anual de Brinquedos, a Abrin em São Paulo, e só naquele ano, 1987, foram vendidas cerca de 800 mil unidades. Depois, em 1991, passou a ser distribuída em outros países da América Latina. Mas o brinquedo não parou nessa primeira versão, pois em 1988 deu-se início a produção das Xuxinhas, a versão estilo Barbie. E com essa versão os produtores deitaram e rolaram. Tinha a Xuxinha do Xou da Xuxa, ginasta, volta ao mundo com características negras, orientais... Enfim, uma infinidade de modelos.
Depois teve ainda a versão media, como a coleção conto de fadas. Mas em meados da década de 1990 a Estrela resolveu fazer outra versão da boneca. Inclusive a Xuxa presentou a Madonna com uma boneca sua durante uma entrevista.
Se a Madonna já conhecia a boneca, ou não, não dá para saber, mas quando a Xuxa estrou o seu programa nos Estados Unidos, ela ganhou uma versão exclusiva para o público estados-Unidense, a Superstars Xuxa, que tinha como brinde uma fita k7 com as suas canções em inglês. Esse brinquedo não agradou os fãs brasileiros, pois diferente do cuidado que foram elaboradas as produzidas pela Mimo e pela Estrela, os traços do modelo norte americano não se assemelhavam a apresentadora, nem o tamanho do seu cabelo era parecido.
Apesar das várias versões, a mais famosa é a primeira. Aquela que gerou um monte de lendas urbanas que até foi ironizada num comercial da Netflix. Para assistir a este conteúdo e a outro tema no mesmo vídeo, clique na imagem abaixo.
0 comments:
Postar um comentário