Adriana Calcanhoto

Adriana da Cunha Calcanhotto nasceu em (Porto Alegre, no dia 3 de outubro de 1965.

Ela é cantora, compositora, instrumentista, produtora musical, arranjadora, escritora e ilustradora, além de atuar como professora e embaixadora da Universidade de Coimbra, em Portugal.

As suas composições abordam estilos variados, como samba, bossa nova, pop e baladas. Dentre as características de repertório, observa-se a regravação de antigos sucessos da MPB e arranjos diferenciados, com seus principais sucessos em tom melancólico. Também gravou uma série de discos de música infantil sob a alcunha Adriana Partimpim.

Adriana é assumidamente homossexual desde a juventude, e teve como cônjuge a cineasta Suzana de Moraes que faleceu em 2015, quando compartilhou em suas redes sociais a dor da perda. O casal, que já morava junto há muitos anos, declarou a união civil na Justiça (já que na época o casamento homossexual não era permitido, e só veio a ser regulamentado pelo STF em 2011) e depois comemorou a decisão com cerimônia e uma festa íntima apenas para amigos e familiares, oficializando a união em 2010, mas não estiveram isentos de comentários em veículos da imprensa, tanto brasileiros como portugueses.

0 comments: