Tani Khalil.

Tania Calil Padis Campos nasceu em São Paulo, no dia 8 de julho de 1977.

Tania praticou balé por 16 anos, entre os 6 e 22 anos, dançou profissionalmente por cinco, na Companhia Paulista de Dança. É bailarina clássica formada pelo Ballet Paula Castro, morou por cinco meses em Cuba para estudar na Escola Nacional de Ballet de Cuba, uma das mais respeitadas do mundo. Estrelou também campanhas publicitárias, apesar de integrar o casting da agência de modelos Elite, nunca desfilou nas passarelas.

Para se aperfeiçoar como bailarina, buscou inspiração no teatro e descobriu uma nova vocação, foi enveredando cada vez mais pelos caminhos da arte dramática, deixando a dança de lado. Entrou em cena pela primeira vez aos sete anos, representando Julieta em um teatrinho da escola, decidida a investir na carreira de atriz, estudou teatro durante sete anos, se formou pelo Cármina Escola de Atores e passou pelos cursos de Beto Silveira, do Teatro Escola Macunaíma, também participou do curso de televisão e teatro para profissionais no estúdio Wolf Maya e da Oficina de Interpretação para Teatro Oswaldo Boaretto, por cinco anos. No cinema fez o curso de Magno Azevedo e o de Márcio Mehiel. Tânia estudou ainda locução e apresentação de TV pelo SENAC.

Em 2002 estreou na televisão no elenco de apoio da novela Sabor da Paixão. Em 2004, participou do seriado Galera, da TV Cultura, fazendo uma professora de história e interpretou sua primeira personagem de destaque, a sambista Nalva Ferrari, na novela Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva, papel que esteve cotado para Scheila Carvalho e Luma de Oliveira. Em 2006, viveu Nikki Ortega, uma trambiqueira em Cobras & Lagartos. Em 2008, participou dos seriados Casos e Acasos e Guerra & Paz. Em 2009, voltou as novelas, interpretando a apaixonada Duda em Caminho das Índias.

Nos palcos, estreou em 1995, com uma peça de Naum Alves. Desde então, já encenou obras de Nelson Rodrigues, Curta Comédia, de Luís Fernando Veríssimo e direção de Wolf Maya, O Mala, de Larry Shue e direção de Isser Korik, ao lado de José Rubens Chachá. Em 2002, participou do curta-metragem Lssd, um projeto do curso de cinema da FAAP, em 2005, esteve no elenco de outro curta, O Sexo Oposto, sob direção de Hudson Glauber, finalmente em 2009, participa do curta Inocente, com direção de Thiago Luciano e Beto Shultz, que esteve no 13ª Festival Internacional do Filme Latino, em Los Angeles, Estados Unidos.

Foi capa das revistas: Boa Forma, Claudia, Manequim, Corpo a Corpo, entre outras. Realizou ensaio sensual para revista VIP, sendo capa da publicação em setembro de 2004, esteve presente ainda na lista das cem mulheres mais sexy do mundo da mesma revista nesse ano, foi considerada também uma das 25 mulheres mais sexy no ranking anual da revista Isto É Gente em 2004 e 2009. Recusou convite da revista masculina Playboy para posar nua.
Em 2010 participou do espetáculo Grandes Pequeninos, o musical infantil foi baseado no livro-CD homônimo lançado por Jair Oliveira, em 2009 e que foi indicado ao Grammy Latino no mesmo ano. Estreou recentemente a peça Vamos?, com texto de Mário Viana e contracenando com Dalton Vigh.

Em 2010 a atriz se envolveu com um projeto infantil, lançado no mês de outubro, Acampamento de Férias do Didi, onde interpretou Débora. No cinema, a atriz vai atuar com Murilo Rosa e Isaiah Washington no filme de ficção científica Área Q, uma co-produção entre Brasil e Estados Unidos, que trata do aparecimento de extraterrestres em Quixadá e Quixeramobim, cidades cearenses. Ela viverá Valquíria, uma repórter interesseira a serviço de superpotências. O longa-metragem tem direção de Gerson Sanginitto e produção de Halder Gomes, as gravações acontecem no Ceará e em Los Angeles.

Em 10 de dezembro de 2005, se casou com o cantor Jair Oliveira, que na infância fez parte do grupo Balão Mágico, conhecido na época como Jairzinho, na igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Paulo, oficializando uma união que já durava quatro anos, ela conheceu o marido quando ele cantava em um bar em São Paulo. Antes de Jair, ela teve três namoros longos. O casal tem duas filhas, Isabella, nascida em 10 de julho de 2007 no hospital São Luiz, e Laura nascida em 5 de março de 2011 no hospital São Luiz, assim como sua irmã.

0 comments: