Menudo.

O grupo Menudo foi criado em Porto Rico, pelo produtor Edgardo Díaz, em 1977. Completando, portanto, 40 anos agora em 2017.

Desde o seu início até a década de 1980 passaram pelo grupo os seguintes integrantes:

Xavier Serbiá, Miguel Cancel, René Farrait, Carlos Meléndez, Ricky Meléndez, Johnny Lozada, Charlie Massó, Ray Reyes, Roy Rosello, Robby Draco Rosa, Nefty Sallaberry, Ricky Martin e Sergio González.

Outros tantos foram escolhidos para compor o quinteto, de todos, a formação de maior sucesso foi composta por Ray, Charlie, Robby, Roy e Ricky.
Essa formação gravou um dueto com o Trem da Alegria, O Coqui, no primeiro álbum do grupo mirim.

Para entender melhor o que foi o Menudo, é preciso entender também o que é o Porto Rico.

O Estado Livre Associado de Porto Rico é uma ilha que está localizada no mar do Caribe, pertencente aos Estados Unidos. Mas essa relação é meio confusa. A cultura é predominantemente espanhola, o idioma é espanhol e inglês. Os habitantes elegem o seu governador, tem cidadania estados-unidense, mas não podem eleger o presidente dos Estados Unidos, exceto se morarem no território norte-americano. 

Os garotos alcançaram projeção internacional primeiro na Venezuela e depois a fama se estendeu para os outros países como México, Argentina, Colômbia, Chile, Uruguai e Brasil.

Umas das características do Menudo eram as canções dançantes e as roupas extravagantes. O hit mais forte foi Não se Reprima.

Os garotos, além dos discos, viraram revistas em quadrinhos, álbum de figurinhas, chiclete, e eram sucesso garantido quando se apresentavam na tv. E os shows costumavam reunir um grande público, de modo que apenas estádios de futebol poderiam comportar o número de pagantes.

O fenômeno pode ser comparado à beatlemania no mundo e algo parecido só aconteceu na década de 2000 com o RBD.

O nome Menudo, é uma referência a um menino muito jovem, garotinho. Por isso, uma das principais características do grupo era a frequente troca dos componentes, que eram substituídos por volta dos 16, 17 anos.

Esse foi o grande problema do grupo, pois os fãs, em sua maioria adolescentes, ficavam descontentes com as trocas sucessivas.

Em 1990, o grupo retornou ao Brasil para a promoção do álbum e também da canção-título Os Últimos heróis. A imagem, no entanto, já era outra, os rapazes ostentavam um visual mais adulto e roqueiro.

Em 1993 mudou outra vez, com novos integrantes e então mais comportado, o Menudo veio ao Brasil pela última vez para o lançamento do álbum Vem Pra Mim. Esse grupo fez um dueto com a Myilla Christie na música Eu Só Queria, na época que ela apresentava o Clube da Criança.

Em 2007 foi anunciada a recriação do Menudo. A MTV norte americana promoveu um reality show para eleger os rapazes com uma linguagem e roupagem mais adequada ao estilo das boys bands.

A primeira canção lançada foi More Than Words. O grupo durou até 2009. 

Por onde andam?
Daquela geração de maior sucesso, Ray se tornou produtor e foi o idealizador do projeto El Reencuentro, que reuniu alguns ex integrantes em 1998 e seguiram fazendo show até 2015.

Charlie depois de lançar discos solos, tornou-se ator e diretor de tv. esteve no grupo El Reencuentro.

Robby lançou 2 discos no Brasil, depois se mudou para os Estados Unidos, atuou no filme Salsa Um Ritmo Quente, escreveu livro, lançou mais discos, compôs e produziu para o Ricky Martins, é dele a canção de maior sucesso de Ricky, Maria. 

Roy se mudou para os Estados Unidos, lançou música, gravou filme, tornou-se corretor de imóveis e namorou com a Mara Maravilha, com quem gravou uma música para o primeiro álbum da apresentadora na época do Show Maravilha.

Ricky Martim se mudou para os Estados Unidos, depois para o Mexico. Gravou novela e lançou álbuns solos com algumas canções em português. Voltou para os Estados Unidos e se firmou no mercado pop com suas canções.

Curiosidades.
Ricky Meléndez, da primeira formação, foi o integrante mais novo do grupo, entrou com 9 anos de idade, e foi o que mais tempo permaneceu no conjunto, 7 anos (1977 a 1984).

Na década de 1990, o grupo Legião Urbana gravou a canção Hoje a Noite Não Tem Luar, Zezé Di Camargo & Luciano gravaram Cara ou Coroa, as Paquitas New Generation gravaram a canção Não se Reprima, o grupo Dominó gravou a canção Se Tu Não Estás, Xuxa gravou Viva Bravo e Angélica gravou Quero Ser.

Nem tudo foram flores na carreira dos menudos.
Em novembro de 1990, Sérgio e Rubén foram detidos no aeroporto de Miami, portando maconha.

Robert, Rawy, Edward e Jonathan, quando deixaram o grupo, alegaram quebra de cláusulas contratuais, abusos e maus tratos.

Em 2014 Roy Rossello participou do reality A Fazenda, na Record, e na ocasião revelou que tinha sofrido abusos sexuais pelo produtor do grupo, quando integrou os Menudos. Em 2017 ele voltou a falar do assunto e disse que protegia o Ricky Martim, que fazia o papel de irmão mais velho.

O curioso é que Roy geralmente aparece muito perto de Ricky nas fotos do grupo.

0 comments: