Titanic - 20 anos do filme.

Titanic foi um navio de passageiros, britânico, que começou a ser construído em março de 1909 e lançado ao mar em maio de 1911.

Partiu em viagem para Nova Iorque em 10 de abril de 1912, em sua rota estava França e Irlanda.

As 23h40 do dia 14 de abril, Titanic colidiu com um iceberg e afundou com mais de 1500 pessoas.

Em 2017 completou 20 anos do último filme que retratou o acidente.

Sobre o navio.
O Titanic foi pensado para ser o navio mais luxuoso e mais seguro de sua época, supostamente chamado de inafundável. Mas o navio começou a inclinar em apenas 5 minutos após a colisão e levou cerca de 3 horas para ir ao fundo do mar. Estima-se que a água invadia o casco 15 vezes mais rápido do que as bombas conseguiam tirá-la.

Seu naufrágio destacou vários pontos fracos, desde o projeto até procedimentos emergenciais que levou a mudanças nas leis internacionais de navegação. Mas uma das coisas que não aprendemos até hoje é que quanto maior o navio, isso vale para edifícios também, maior é a dificuldade de evacuação em casos de acidentes.

Os destroços do Titanic foram procurados por décadas até serem encontrados em 1985. Ele se encontra a 3.843 m de profundidade e a 650 km ao sudeste de Terra Nova no Canadá.

Filme de James Cameron.
Em 1996 James Cameron começou a rodar o longa que conta a trágica história do navio e tem como personagens principais os atores Lonardo DiCaprio e Kate Winslet.

Cameron filmou os verdadeiros destroços do Titanic e as imagens foram usadas no filme. Uma réplica foi construída no México. Miniaturas e computação gráfica também foram usadas para recriar o naufrágio. O orçamento foi de aproximadamente 200 milhões de dólares e arrecadou 2,1 bilhões de dólares.

O filme foi relançado nos cinemas em 4 de abril de 2012, após uma conversão 3D em homenagem aos 100 anos da viagem inaugural do RMS Titanic.

Outros filmes de James Cameron.
James Cameron trabalhou em outros filmes além de Titanic, entre eles estão Exterminador do Futuro, Rambo II, a série Aliens e depois de Titanic, Avatar que teve um orçamento e arrecadação maior ainda.

Outros filmes sobre o Titanic.
Alguns filmes fazem menção a Titanic, abordando de forma sutil o acidente, mas outros 3 longas já tinham retratado a trágica viagem antes de James Cameron.

Bastidores do Titanic.
Rose Devitt Bukater que inspirou a personagem principal do filme viveu 101 anos, ela faleceu em 1996.

O lançamento do filme estava previsto para 2 de julho de 1997, porém, atrasos na pós-produção adiaram seu lançamento para 19 de dezembro. Alguns atores pensaram em desistir do filme pelo excesso de tempo em condições salubres para as gravações.
Para a gravação foi construído um tanque de água no México e o custo do filme ficou mais caro do que o próprio Titanic. A réplica do filme era 10% menor do que o navio original. Alguns artefatos originais do navio foram usados na gravação.

Os mais pessimistas apostavam em um grande fracasso, mas o filme foi indicado a 14 Oscars e levou 11, mesmo assim não conquistou uma aclamação universal, pois chegou a ser considerado o pior filme de todos os tempos numa votação popular.

0 comments: