Já no dia 3 de janeiro, estreou a sessão de filmes da TV Globo, Temperatura Máxima, em uma terça-feira. Detalhe, sua primeira exibição aconteceu no início de 1988, mas era apenas um especial de verão, a estreia oficial foi em 1989.
A faixa de filmes foi criada para apresentar longas de ação e aventura e o filme de estreia foi o Comando Para Matar. Ao longo dos anos a sessão mudou várias vezes de horários e dia também, estabilizou-se no domingo, mas já foi transmitida no sábado, e com o tempo começou a exibir produções de diversos gêneros, terror, comédias, infanto-juvenis e até animações.
No dia 9, estreou na TV Globo a novela O Salvador da Pátria. Escrita por Lauro César Muniz, teve direção de Paulo Ubiratan e contou com Lima Duarte, Maitê Proença, José Wilker, Betty Faria, Francisco Cuoco, Susana Vieira e Lúcia Veríssimo nos papeis principais.
A história gira em torno de Sassá Mutema, um homem muito simples que foi utilizado para desviar as atenções de um político corrupto, mas acabou conquistando o público e se tornou um político com potencial para presidente.
A proposta inicial era que Sassá, um boia-fria analfabeto, se tornasse o presidente do Brasil. No entanto, era ano eleitoral, seriam as primeiras eleições diretas depois de décadas de regime militar e a Globo foi pressionada por grupos políticos para que a história fosse modificada, já que o personagem podeira influenciar o voto dos eleitores.
Lauro César Muniz redirecionou a abordagem da novela para uma organização do narcotráfico que ao final seria denunciada por Sassá, mas ele, o autor, acabou se afastando por problemas de saúde e o Alcides Nogueira, que era colaborador no roteiro, escreveu os últimos capítulos com auxílio de Carlos Lombardi e Ana Maria Moretzsohn, mas o desfecho foi definido por Lauro César Muniz.
A novela teve dois álbuns musicais, o nacional com o ator José Wilker na capa, e o internacional com a atriz Maitê Proença.
E na música tivemos o lançamento da trilha sonora do filme Super Xuxa Contra Baixo Astral. Mais de seis meses depois do filme entrar em cartaz.
Para assistir a estes e outros fatos dos anos de 1984, 1994 e 1999, clique na imagem abaixo.
0 comments:
Postar um comentário