As histórias do ursinho Pooh, que já foi chamado de Puff no Brasil, são ambientadas na Floresta de Ashdown, Sussex, Inglaterra. A floresta é uma área grande de pântano aberto calmo nos mais altos cumes arenosos da Área da Beleza Natural Proeminente situado a 30 milhas (50 km) ao sul de Londres.
Em 1925, Milne, um londrino, comprou uma casa de campo a uma milha ao norte da floresta, mas continuou a viver em Londres, era o pai de Christopher que com a sua esposa, seu filho e a babá costumava passar o fim de semana no local. O cenário serviu de inspiração para dois livros que mais tarde tiveram seus personagens adaptados para a TV. Em algum lugar da floresta um garotinho e seu urso brincam de forma inocente, mas após uma inspeção mais minuciosa de alguns especialistas, encontrou-se um cadeia de problemas de neurodesenvolvimento e psicossociais.
O próprio Pooh luta com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Seus pensamentos dispersos, estilo de vida desorganizado, aleatoriedade e esquecimento constante são típicos do TDAH.
O burro Ió, antigamente chamado de Bisonho, está sempre triste ou deprimido e é provavelmente o personagem mais triste da história dos livros infantis. Provavelmente sofre de depressão severa.
Roo parece mostrar sintomas de estar no espectro do autismo. Ele parece operar em dois extremos opostos; às vezes não presta atenção em nada que está acontecendo ao seu redor e acaba em situações um tanto perigosas. Outras vezes, decide sentar-se em silêncio na bolsa da mãe, ignorando completamente o mundo ao seu redor.
O Leitão está constantemente preocupado e hiper-vigilante com o que pode acontecer e de repente é surpreendido por coisas como ruídos e movimentos que o fazem correr e se esconder, isso é um sintoma de ansiedade. Além disso, o personagem gosta das coisas que o deixam calmo.
Kanga sofre de Transtorno de Ansiedade Social. Ela está preocupada com seu filho e como ele sobreviverá como uma mãe solteira. Se o Roo realmente tiver autismo, isso pode aumentar a ansiedade dele. Uma das razões pelas quais ela gosta de ficar sempre de olho no Roo ou de mantê-lo na bolsa.
O coelho Abel, ao que tudo indica pode sofrer de TOC - transtorno obsessivo-compulsivo. Ele precisa ter tudo em sua vida constantemente organizado, e qualquer interrupção nessa organização lhe causa muito sofrimento. Geralmente fica muito nervoso quando seu mundo não está em perfeita ordem e harmonia ao seu redor.
Como o ursinho Pooh, o Tigrão é um retrato da hiperatividade. Não consegue ficar parado por um momento e gosta de tomar decisões impulsivas.
E quanto a Cristovão, ou Christopher, é o único ser humano que mora na floresta, isso deixa claro que o mundo é produto de sua imaginação. A imaginação do garoto é mais do que vívida, levando à possibilidade de que ele sofra de esquizofrenia.
0 comments:
Postar um comentário