Curiosidades sobre o Natal.

Se você é do tipo que celebra o Natal com ceia, troca de presentes, abraços e juras de amor ao próximo, mas não sabe de onde vem tudo isso, este texto é para você.

1 - O Natal é uma festa católica. Foi a igreja católica que instituiu o dia 25 de dezembro como o aniversário de Cristo, por isso, muitas denomimações cristãs não celebram essa data.

2 - O Papai Noel não tem nada a ver com o homem chamado Nicolau que viveu na Antiguidade e que virou santo. A figura tem origem em tradições germânicas e nórdicas. O protestantismo, que buscava um simbolismo diferente da comemoração católica, que enfatizava a figura do presépio, utilizou o personagem.

Já a imagem que conhecemos do Papai Noel tem uma origem muito mais comercial, o personagem com roupa vermelha e branca foi criada e difundida pela publicidade da Coca-Cola no século XIX. Ou seja, a figura que conhecemos é uma invenção da Coca-Cola e dos meios de comunicação de massa.

3 - O dia 25 de dezembro foi escolhido como dia de aniversário de vários deuses, todos mais velhos que Jesus.

Horus nasceu há 3000 anos antes de Cristo. Mitra nasceu há 1.200 anos antes de Cristo.  Attis nasceu há 1.200 anos antes de Cristo. Héracles nasceu há 500 anos antes de Cristo e Dionísio nasceu há 500 anos antes de Cristo.

4 - O solsticio de inverno é uma comemoração do Norte da Europa, os Germânicos celebravam desde os finais de dezembro até aos primeiros dias de janeiro. Foi a primeira festa sazonal comemorada pelas tribos neolíticas do norte da Europa, e é até hoje considerado o início da roda do ano por muitas tradições.

5 - A igreja católica simplesmente optou por essa data para celebrar o Natal apenas para se sobrepor à festa que não pertencia à sua tradição. Isso aconteceu em muitas datas e com muitas culturas com a intenção de persuadir os povos a deixarem de cultuar entidades pagãs e celebrar o cristianismo.

0 comments: