Você sabia que a mãe de Sandy e Junior, apesar de sempre ser muito discreta, escreveu várias músicas para os dois? E sabe qual é o primeiro álbum da dupla que ultrapassou a marca de um milhão de cópias vendidas? Quem é fã deve saber, mas se acompanhou a carreira de ambos apenas pela TV, este post é para você. Eu separei 25 fatos sobre a carreira musical dos dois, a respeito dos seis discos, desde o primeiro até o último lançado.
1. Sandy nasceu no dia 28 de janeiro de 1983, e Junior nasceu em 11 de abril de 1984. Os dois apareceram pela primeira vez, cantando na televisão, em maio de 1989. Portanto, ela tinha 6 anos, e ele 5.
2. Após essa primeira performance no programa Som Brasil, o áudio retirado da televisão começou a tocar em emissoras de rádio, o que gerou interesse na gravadora PolyGram (atualmente Universal Music Group), que os convidou a assinar um contrato.
3. O álbum Aniversário do Tatu, começou a ser produzido em 1990, e chegou nas lojas em 1991. A produção ficou a cargo de Xororó, o pai dos dois. Antes do lançamento, participaram de um concerto de Chitãozinho & Xororó em Jaguariúna. A produção da Rede Manchete, que na ocasião gravava imagens para a novela A História de Ana Raio e Zé Trovão, incluiu cenas da apresentação deles na novela.
4. O terceiro álbum de estúdio, Tô Ligado Em Você, lançado em 1993, distanciou-se das raízes sertanejas e adotou uma linguagem mais pop e dançante.
5. Até 1997, eles lançaram sete álbuns de estúdio, um a cada ano, sem interrupções. Em 1998, tiveram seu primeiro álbum ao vivo com três faixas bônus de estúdio. Em Cada Sonho (O Amor Feito Flecha), que é uma versão de My Heart a Will Go On, tema do filme Titanic. Cadê Você Que Não Está. E, No Fundo do Coração que é uma versão de Truly Madly Deeply da dupla australiana Savage Garden.
6. Das 93 canções gravadas nesses sete primeiros álbuns, 31 foram composições de Xororó e 13 foram composições de Noely. E 22 faixas foram versões de canções internacionais. O álbum que mais teve versões doi Dig Dig Joy, lançado em 1996, totalizando seis das 14 faixas.
7. No álbum Pra Dançar Com Você, lançado em 1994, Sandy estava no início da puberdade e sua voz estava mudando, como ela não conseguia alcançar as notas mais agudas, Junior, sendo mais novo e ainda com a voz infantil, acabou assumindo essas partes altas na gravação do estúdio.
8. Nesses sete primeiros álbuns, Sandy e Junior contaram as participações Xororó na música Casamento Natural, do primeiro disco. De Ney Matogrosso na música O Vira, do segundo disco. De Xuxa na música Rap do Aniversário, do quinto disco. E de Toquinho na música Era Uma Vez, gravada para a novela Era Uma Vez e inserida no sétimo álbum da dupla.
9. Em 1992, no final do ano, Sandy participou do especial de Natal do programa de Xuxa fazendo solo na música América Geral.
10. Em 1993, gravaram a canção Coça-Coça para o disco do programa infantil TV Colosso.
11. No final de 1994, eles participaram do especial de Natal da Xuxa cantando a música Coração e ganharam um especial na Rede Manchete, que exibiu parte do concerto deles. Gravaram também a canção Coração Do Brasil, com Chitãozinho & Xororó e Tonico & Tinoco.
12. Em 1996, aos 13 anos de idade, Sandy realizou uma performance solo da canção Águas de Março no tributo do Som Brasil à cantora Elis Regina. Ela classifica essa apresentação como um divisor de águas, já que a partir dali começou a ter um maior reconhecimento como cantora.
13. Em 1997, Sandy gravou com Andrea Bocceli a música Vivo Por Ela. O cantor italiano costumava gravar essa canção com uma artista de cada país onde fazia seus concertos ao vivo. A música foi incluída na trilha sonora da telenovela Corpo Dourado, sendo bastante executada nas rádios.
14. Também em 1997, eles participaram no álbum Natal Em Família nas faixas: Noite Feliz, Cante a Canção, Medley - Natal das Crianças/O Velhinho/Sinos de Belém, Um Sino Feliz, e no Medley Se Uma Estrela Aparecer/Adeste Fideles/Que Seja Um Natal Feliz.
15. Foi em 1997, durante a gravação do álbum Sonho Azul que Junior percebeu que, em consequência da puberdade, sua voz estava instável. Como ele não tinha domínio vocal, as gravações foram interrompidas durante três meses para que ele pudesse fazer exercícios de fonoaudiologia.
16. A partir de 1998, Sandy e Junior tiveram outros 5 álbuns de estúdio e outros 5 álbuns ao vivo.
17. Os álbuns Era Uma Vez... Ao Vivo, lançado em setembro de 1998, foi o primeiro trabalho dos irmãos a ultrapassar a marca de 1 milhão de cópias vendidas. Junior estreou como instrumentista nesse álbum, tocando guitarra nas faixas ao vivo Inesquecível, Não Ter e Eu Acho Que Pirei.
18. O videoclipe da música No Fundo do Coração foi a primeira indicação da dupla ao MTV Video Music Brasil (VMB), e, embora tenham acumulado diversas nomeações ao prêmio durante a carreira, nunca o venceram.
19. Em 1998, eles gravaram canções para a trilha sonora brasileira do filme de animação Mulan. Ambos interpretam Seu Coração, mas somente Sandy aparece na divulgação.
20. Em outubro de 1999, Sandy e Junior lançaram seu oitavo álbum de estúdio, As Quatro Estações. O álbum é considerado um divisor de águas na carreira da dupla, tanto comercialmente quanto artisticamente, e representou sua transição para o pop adolescente. Foi quando Sandy estreou como compositora também. O disco foi certificado com diamante duplo ao ultrapassar a mar dos 2,8 milhões de cópias.
21. A partir dos álbum lançados em 1998, Xororó teve apenas 4 composições. Noely, 1. Sandy escreveu 19 canções. E Junior tem 10 em seu currículo. E pelo menos seis músicas são versões de canções internacionais.
22. A música Love Never Fails, gravada para o álbum internacional, de 2002, foi gravada também em português, espanhol e francês, além da original em inglês.
23. Sandy e Junior tiveram 5 músicas em trilhas de novelas. Era Uma Vez…, na novela Era Uma Vez. Olha o Que o Amor Me Faz, na novela O Cravo e a Rosa. Malia, na novela Terra Nostra. Enrosca, na novela Estrela-Guia. E, Estranho Jeito de Amar, na novela Pé na Jaca.
24. Em abril de 2007, eles anunciaram a separação após dezessete anos de carreira em dupla. Seu último projeto foi o CD e DVD Acústico MTV, lançado em agosto do mesmo ano. Em dezembro de 2007, encerraram a turnê Acústico MTV.
25. Em 2019, eles se reuniram para uma turnê em comemoração aos 30 anos de carreira. Em 2020, a dupla lançou uma série documental em sete episódios que conta a história dos irmãos e o álbum ao vivo da última turnê Nossa História, gravado em São Paulo, ambos pela Globoplay.















.jpg)



0 comments:
Postar um comentário