Virou Manchete (primeira semana de agosto de 2025) - Passou Nesse Mês (agosto de 1980)

Record News tem sinal invadido.

Lembra do programa Disney Club, do SBT? Os meninos transmitiam uma TV pirata, a TV CRUJ. E do programa Tá No Ar, da TV Globo, que tinha também um quadro em que um personagem invadia a transmissão para fazer protestos? Pois, na terça-feira dia 29, aconteceu algo parecido, mas real com a Record News. 

Durante a transmissão do Jornal News 19, o sinal do Youtube sofreu uma interferência e teve o noticiário substituido por imagens perturbadoras com mensagens misteriosas durante dois minutos. Nesse tempo foram exibidas frases desconexas em inglês e imagens em preto e branco, aparentemente de um telejornal antigo dos Estados Unidos.

A emissora publicou uma nota dizendo que o seu time de TI está trabalhando para descobrir a origem do problema e também estão em contato com a equipe do YouTube para entender o ocorrido. A falha se deu somente no sinal do YouTube. As demais transmissões, inclusive o sinal de TV aberta e PayTV, não foram afetadas.

Essa não é a primeira vez que a Record sofre esse tipo de interferência. Em oito de outubro de 2022, o programa Fala Brasil foi tirado do ar devido a um ataque de hacker. A emissora ficou sem acesso ao seu acervo de programação, Ibope, e-mails, internet e intranet. Na ocasião, foi feito um pedido de resgate, e caso a Record não cumprisse, os hackers fariam um ataque DDoS e o conteúdo será vendido na dark web. Mas a emissora conseguiu copiar os dados do arquivo e recuperar acesso aos e-mails e a internet.

O caso similar, mais polêmico, que se tem notícia é de 1987, quando hackers invadiram, ou uma pessoa só, não se sabe, invadiu o sinal de duas emissoras diferentes nos Estados Unidos. E a polícia nunca conseguiu identificar o autor, ou autores, da façanha.

 

LOTV News

Shrek, o Ogro mais amado do mundo voltará aos cinemas no quinto filme e agora tem uma grande família. Relembrando a trajetória do personagem, o primeiro filme foi lançado em 2001, que foi a adaptação do livro ilustrado Shrek, lançado em 1990. Depois tiveram outros, lançados em 2004, 2007 e 2010, cujos títulos eram trocadihos. Shrek 2 era uma referência ao casal, Shrek e Fiona. Shrek Terceiro fazia referência a realeza.

Como o filme abordou a família de Fiona, ela é uma princesa, então o Shrek casando com ela entraria para a família real. Hoje nós temos o rei Charles III na Inglaterra, antes dele já tiveram outros dois reis Charles, por isso ele é o terceiro. No caso do Shrek é só um trocadilho muito bem pensado. E no quarto filme o trocadilho do nome não funcionou em português, aliás, só funciona em inglês.

Shrek Forever, na tradução ficou Shrek Para Sempre, mas no título original Four é o número quatro, é uma referência ao quarto filme da franquia, e Ever quer dizer Sempre. Então, foi bem pensado, mas a brincadeira se perdeu ao ser traduzida. E o Shrek 5... Talvez seja uma sátira de Jackson Five... Provavelmente, Jackson Five era o grupo musical do Michael Jackson com seus outros quatro irmãos, e na família de Shrek eles são em cinco.

Desde que foi liberado o primeiro teaser do filme, surgiram algumas polêmicas a respeito. Teve muita gente criticando a estética dos personagens que está levemente adulterada, e levantaram polêmica também sobre a cor dos olhos da Felícia, a filha de Shrek e Fiona, que, quando era bebê, eram azuis e agora estão castanhos.

Quanto a estética dos personagens eu notei mesmo uma leve alteração, acho que estão mais infantilizados. Não sei. Mas a equipe técnica é a mesma dos filmes anteriores. Já quanto aos olhos da bebê que cresceu, a cor muda na vida real, eu digo por mim, eu já percebi em alguns sobrinhos meus que tinham os olhos de uma cor quando eram bebês e agora são de outra cor.

E outra coisa. O filme ainda nem foi lançado, mas a equipe já deve começar ainda este ano a produção do spin-of do Burro. Assim como já teve o filme do Gato de Botas, que é um personagem do filme Shrek, aliás, têm dois filmes do Gato de Botas. Pois, o Burro ganhará o seu próprio filme também, onde contará com a presença de sua esposa Dragão e de seus filhos híbridos, metade burro e metade dragão. A previsão de lançamento é para o ano de 2027.

 

Aconteceu

Cariúcha corrigiu advogada de Rayane Figliusi, namorada de Belo, ao vivo, durante o programa Fofocalizando, ao usar o termo denegrir. Ela pediu desculpas por interromper e disse que não se usa mais essa palavra porque é muito racista e pediu que a mulher não voltasse a usá-la, por gentileza.

Os rolos originais do filme Super Xuxa contra o Baixo Astral, de 1988, que tinham sido considerados perdidos, foram localizados por um colecionador e estão em análise técnica na produtora do filme para possível restauração.

Vem aí uma nova emissora na TV aberta, o canal X-Sports, canal do Grupo Kalunga voltado exclusivamente para esportes, em parceria com a ESPN que sub-licenciará conteúdo de seus canais. A transmissão ocupará a antiga frequência da MTV Brasil. O Grupo Kalunga já tinha investido na Loading, em 2020, voltada para cultura pop, animes e games, mas encerrou as atividades em menos de seis meses.

Espalhou-se a notícia de que Britney Spears foi convidada para fazer o show em Copacabana, em 2026, depois do grande sucesso de Madonna e Lady Gaga, mas a produtora Bonus Track, responsável pela organização do evento, divulgou uma lista preliminar com artistas desejados para as próximas edições com base em sua alta visibilidade e apelo comercial junto a patrocinadores. Dentre os artistas cogitados estão Adele, Beyoncé, Taylor Swift e a banda U2, e o nome de Britney não foi incluído.

Passou Neses Mês

No dia 11 de agosto de 1980, estreou a novela Coração Alado, na TV Globo. Foi escrita por Janete Clair e dirigida por Roberto Talma e Paulo Ubiratan, e contou com Tarcísio Meira, Débora Duarte, Carlos Vereza, Vera Fischer, Aracy Balabanian,Walmor Chagas, Jardel Filho e Ney Latorraca nos papéis principais.

A novela teve cenas gravadas no agreste de Pernambuco e em Nova York. Com esta novela, Janete Clair voltou a sofrer com a censura. Mas o que realmente chocou foi a cena do estupro de Vívian, personagem de Vera Fischer, cometido por Leandro, vivido por Ney Latorraca, no capítulo 40. E outro momento desconcertante para a época foi a masturbação de Catucha, personagem de Débora Duarte.

Coração Alado conseguiu a média geral de 57 pontos no IBOPE, mas devido as polêmicas, a trama nunca foi reprisada. Foi disponibilizada no Globoplay em 22 de janeiro de 2024, através do projeto Fragmentos, que resgata obras que possuem poucos capítulos preservados. Coração Alado tem apenas os capítulos 1, 2, 92, 93, 184 e 185.

Ou seja, os dois primeiros, os dois do meio da trama, e os dos últimos capítulos. Essa era uma tática adota pelas emissoras até meados dos anos de 1980, guardavam apenas esses capítulos, começo, meio e fim, e reutilizavam as fitas dos outros capítulos para outras gravações.

Canal Livre

No dia 17, estreou o programa Canal Livre, um talk-show jornalístico exibido semanalmente pela Rede Bandeirantes. É um dos programas de entrevistas mais representativos da história da televisão brasileira, símbolo de independência nos anos 1980 e 1990. Ganhou destaque desde os tempos de luta pela liberdade democrática e firmou-se como um programa de grande prestígio no Brasil e no exterior.

Durante a sua existência, passaram pelo programa figuras importantes do cenário nacional e internacional como Lula, Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Caetano Veloso, Darcy Ribeiro, Tom Jobim, Chico Buarque, Alceu Amoroso Lima e Daniel Ortega.

0 comments: