Grupo Dominó

O apresentador Gugu Liberato pegou carona no sucesso do grupo menudo e lançou no Brasil o grupo Dominó. O lançamento aconteceu em 1984 com os seguintes integrantes: Afonso Nigro, Nill Santos, Marcos Quintela e Marcelo Rodrigues. Os garotos tinham entre 14 e 15 anos e tiveram o seu clipe de estréia, Companheiro, apresentado no Fantástico.

A música foi lançada em um compacto que continha ainda a canção Ela Não Gosta de Mim, as duas foram inseridas no primeiro álbum do grupo no ano seguinte, em 1985, que tinha ao todo 10 canções. O disco contava também com a participação do grupo Balão Mágico.

Em 1986 o grupo lançou o segundo álbum e a música que mais emplacou nas rádios foi Mariá. No mesmo ano foi lançado um disco em espanhol que fez muito sucesso no mercado latino. Esse LP tinha uma regravação da música "Lindo Balão Azul", de Guilherme Arantes.


Em 1987 o grupo já era um fenômeno e lançou o terceiro LP com os sucessos 'P' da Vida, Manequim e Medusa. E foi o ano que o quarteto estreou no cinema no filme Os Fantasmas Trapalhões.

Em 1988, o "álbum preto", como é conhecido, mostrou uma fase de amadurecimento do grupo e apresentou músicas de caráter mais reflexivo como, Com Todos Menos Comigo, Bruta Ansiedade e As Palavras que teve a participação de Angélica.
Nesse ano os rapazes participaram de dois filmes: Os Heróis Trapalhões - Uma Aventura na Selva e Os Trapalhões na Terra dos Monstros, onde cantam a canção Paraíso.


Em 1989 a saída do Nill coincidiu com a estréia do grupo Polegar que apresentava um novo formato de boy band e o Dominó começou a perder espaço na mídia.

O quinto álbum foi lançado em 1990 e tinha o hit Maria. Os três rapazes continuaram juntos por mais um tempo até a saída de Afonso.

Em 1992 Afonso saiu do grupo, então a Promoart e a Sony Music resolveram remontar o quarteto com o ator, cantor e bailarino Ítalo e o cantor e apresentador Rodrigo Faro. Além do rápido sucesso de O Que Eu Te Ponho, a música Sem Compromisso, que tinha participação de Mara Maravilha, então namorada de Marcelo, foi a que teve mais repercussão.


Em 1993, Marcos deixou o grupo e foi substituído por Fábio e no mesmo ano Marcelo também se despediu do Dominó dando lugar a Valmir.

Em 1995 o grupo foi totalmente reformulado. Rodrigo Phavanello, Héber Albêncio, Valmir e Ricardo foram lançados com a música Oh! Carol. Nem o grupo e nem a música conseguiram boa repercussão e praticamente desapareceram da mídia.

Em 1997 com a troca de Valmir e Ricardo por Cristiano Garcia e Rodriguinho o grupo conquistou um novo público e o mercado internacional com a canção Baila, Baila Comigo.


Essa mesma formação gravou um álbum chamado Give Me Love em 1999.

Em 2001 Rodrigo Phavanello deixou o grupo e deu lugar a Klaus Hee. O grupo lançou o álbum La bomba.


Após alguns anos sumidos, o grupo voltou em 2003 sem a Promoart, com novos integrantes e uma nova proposta. A formação foi composta por Maike Eversong, Ricky Fell, Diego Pompeu e Leandro Lemos. O álbum lançado se chamou Vem Ver.
Com a saída de Maike Eversong dois novos integrantes foram selecionados, Julio Rua e o ex-modelo e ator Arthur Cezar. Essa formação foi considerada pela produtora como a última formação oficial do grupo Dominó.

No ano de 2008 houve uma nova tentativa de colocar o grupo no mercado fonográfico, mas com um nome diferente, DMO.
Primeiro foi com os ex-integrantes Arthur Cezar e Leandro Lemos que se juntaram a Alexandre Albertoni e Isaac, mas não conseguiram se manter por muito tempo.
Depois, com Rafael Pires, Vinícius, Thalis e Jojo que ensaiaram e gravaram o primeiro álbum que teria quatro canções inéditas e oito regravações da primeira formação, mas essa formação não prosseguiu. Finalmente com João Paulo Damazio, Leandro Naiss, Rachid Camargo e Thiago Ruffineli o grupo foi lançado no final do ano e se desfez em 2009.

Por onde andaram aqueles que foram os pioneiros do grupo?

Afonso Nigro seguiu carreira solo e trabalhou com vários artistas. Gravou novelas no Brasil e no México, tornou-se produtor musical e fez trilhas sonoras para o SBT, além de ser jurado dos programas Cantando e Ídolos Kids na mesma emissora.

Marcos Quintela tornou-se empresário e empresariou a apresentadora Eliana, de quem foi namorado. Em 2010 foi nomeado presidente da Young, agência de publicidade de Roberto Justus.

Nill seguiu carreira solo, tornou-se advogado, professor de direito, formou-se em tologia e virou pastor em Curitiba. Depois que saiu do grupo, ainda participou de mais dois filmes dos Trapalhões, Uma Escola Atrapalhada (1990) e Os Trapalhões e a Árvore da Juventude (1991).

Marcelo Rodrigues investiu em uma empresa de transportes e mora em Orlando, Flórida.


Curiosidades.

Ítalo Coutinho se mudou para a Europa para seguir carreira solo, em 2014 assumiu sua homossexualidade.

Rodrigo Phavanello, Klaus Hee e Alexandre Albertoni posaram nus para a revista G Magazine. Rodrigo em duas edições.

Nill disse que saiu do grupo porque ele era muito competitivo e queria mais espaço.

Veja o vídeo aqui.

0 comments: