Mundial de futebol.

Copa do Mundo FIFA, conhecida também como Mundial de futebol, é um Campeonato Mundial de Futebol que ocorre a cada quatro anos. É o evento esportivo mais assistido em todo o mundo, superando até mesmo as Olimpíadas.

A origem do futebol é incerta, sabe-se que as primeiras manifestações do pé na bola, surgiram entre 3.000 e 2.500 a.C, na China. Em 1848, a Cambridge University Association Football Club elaborou algumas regras do jogo que foram adotadas pela Football Association em 1863, criando o futebol como nós o conhecemos hoje.

E em 1928, na França, sob a liderança do presidente Jules Rimet, foi criada uma competição aberta a todas as federações reconhecidas pela FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado), e a primeira edição ocorreu 2 anos depois, em 1930, no Uruguai, cuja seleção saiu vencedora.

O nome da taça fazia referência a Jules Rimet.

A partir da segunda edição, o torneio adotou o sistema de eliminatórias que permite a participação só das melhores seleções de cada continente. O formato atual do Mundial tem um número limitado de seleções participantes, 32 equipes.

Ao longo de todos esses anos, apenas 8 países foram campeões mundiais até hoje. O Brasil, a única seleção a ter jogado em todas as competições, e é o maior campeão com cinco títulos. É também o único proprietário permanente da Taça Jules Rimet por ter conquistado o tri campeonato em 1970 com Pelé, o único jogador tricampeão mundial da história.

O Brasil venceu o mundial nos seguintes países: 1958 – Suécia. 1962 – Chile. 1970 – México. 1994 – Estados Unidos. 2002 Japão e Coréia do Sul.

As outras seleções que já conquistaram o título são, Itália (4X), Alemanha (4X), Uruguai (2X), Argentina (2X), França (1X), Inglaterra (1X) e Espanha (1X).

O Brasil já sediou a Copa do Mundo em duas ocasiões. Em 1950, quando chegou até a final, mas perdeu para o Uruguai. E em 2014, quando chegou na semifinal, mas perdeu para a Alemanha, que levou o título. E isso ainda está bem claro em nossas memórias, não é mesmo?

Sediar o mundial de futebol gera bastante controvérsias.
A FIFA detém o título de uma das instituições mais corruptas do mundo. Teoricamente o país sede dos jogos seria beneficiado em vários aspectos, como o alto giro do dinheiro deixado pelos turistas em vários meios no país, e as melhorias que cada cidade sede precisa fazer que, consequentemente, fica como legado para a população.
No entanto, apenas a FIFA e os jogadores que já são, em sua grande maioria, podres de ricos, ganham dinheiro. Pois, os ingressos são caros, a instituição recebe ajuda do governo e não paga impostos e, além disso, os investimentos são concentrados em reformas ou construções de estádios, que no caso do Brasil, os custos ficaram quase todos para o governo arcar as despesas com dinheiro público, além de investimentos em obras que ficaram paradas e já estão sucateadas devido o tempo e outros para obras desnecessárias, como uma ponte estaiada em um lugar que não tinha necessidade, servindo apenas como enfeite.

Falta também uma seriedade no quesito respeito cultural e política por parte da FIFA.
O show de abertura não é montado por alguém nativo do país sede, e tão pouco a música tema é produzida por compositores locais. O tema do mundial da África, por exemplo, foi cantada por Shakira, a do Brasil teve Claudia Leite, mas o foco estava em Pitbul e Jennifer Lopes, e a da Rússia foi produzida por Diplo, um dj estadosunidense.
Houve suspeita de fraude na eleição do Brasil como país sede para os jogos de 2014.
E não se levou em consideração que a Rússia é um dos países mais agressivos do mundo em relação aos homossexuais, e tudo o que foi feito não passou de uma recomendação para que casais gays não demonstrassem afeto em público para que não corressem riscos de agressão.

Assista o vídeo aqui.

0 comments: