The Good Place - contém spoiler.

Tem uma série na Netflix chamada The Good Place (O Bom Lugar), que é uma comédia leve com classificação para adolescentes de 13 anos. A princípio não passa de bobeirinha superficial, mas no fundo apresenta uma ótima crítica ao comportamento humano e ao conceito de moralidade. Na verdade, não é bem no fundo, é escrachado mesmo.

Todos os personagens estão mortos e vivem em uma vila aparentemente comum, mas que é uma espécie de céu. O que se passa é que as coisas não são como realmente parece. Eleanor que supostamente chegou no Bom Lugar por engano, não quer se auto-denunciar e se esforça para se tornar uma boa pessoa com a ajuda de Chidi. Uma tarefa nada fácil quando se tem uma vizinha exemplar em tudo o que faz, a Tahani, que só não tem uma vida totalmente perfeita porque o seu par é um monge que fez voto de silêncio.

Todos convivem harmoniosamente com o arquiteto do lugar, que seria uma espécie de deus, e que adora experimentar a vida similar a dos humanos.

O que está por trás da comédia é uma ótima crítica, como o fato de o céu ser na verdade um inferno. Ou seja, estamos o tempo todo nos torturando para esconder o que temos de pior na interpretação dos outros, deus é um carrasco que se diverte com nossos apuros, o que julgamos como bons atos podem ser um bilhete para o inferno e estamos o tempo todo buscando algo ou alguém que satisfaça nossas curiosidades e carências, mesmo que encontremos isso em algo ou alguém que não diz ou faça nada a respeito.

E o pior. A maioria das pessoas que assistirão a esta série não farão interpretação nenhuma e continuarão agindo da mesma forma porque estamos tão acostumados com agressividade que nos falta sensibilidade para percebermos as coisas que soam com simplicidade.

0 comments: