Evita Perón.

María Eva Duarte de Perón, conhecida como Evita, nasceu na província, entenda estado, de Buenos Aires, no dia 7 de Maio de 1919.

Existem dúvidas sobre o seu local de nascimento, pois no registro de nascimento consta a cidade de Junín, mas indícios apontam uma estância, sessenta quilômetros ao sul de Junín, próximo ao povoado de Los Toldos (no município de General Viamonte).

Sua infância foi pobre. A mãe, Juana Ibarguren, era uma costureira obsessiva com limpeza, extremamente organizada e amante do estancieiro Juan Duarte, que tinha outra família, legítima, em Chivilcoy, com outros 6 filhos. Ele era proprietário de terras e comprou a bela Juana Ibarguren em troca de um jumento e uma carroça.

Ele faleceu em um acidente de automóvel e Juana esteve com seus filhos em seu velório para dar-lhe um último beijo, mas foram expulsos do local. Não saíram sem antes conseguir o que tinham ido fazer, mas depois ela se mudou com os filhos para fugir das humilhações da condição de amante. Juan havia registrado todos os filhos com Juana, curiosamente Eva, não. Muitos historiadores relacionam este fato, tido como uma frustração para Evita, aos condicionantes psicológicos que a levariam a buscar afirmação e sucesso na vida.

Eva sonhava em ser artista, uma estrela do teatro e do cinema. Ela tinha verdadeira paixão pela atriz norte-americana Norma Shearer. Assistia dezenas de vezes os filmes no cineminha de Junin e jurava para si mesma que ainda teria uma casa com telefones brancos e lençóis de cetim, como Norma nos filmes. E assim, mudou-se para Buenos Aires para tentar a carreira de atriz.

Aos 15 anos, em um dia 2 de janeiro de 1935, acompanhada do cantor de tangos Agustín Magaldi, ela partiu para a capital, Buenos Aires. Apelidada de "Paris da América do Sul", a cidade fora arruinada pela crise mundial de 1929-30 e dependia das exportações de carne e de trigo, Eva foi morar com Juancito, seu irmão que servia o exército, pálida e morena, batia incansavelmente às portas dos teatros sem muita coisa a oferecer. Sem real talento artístico nem extraordinária beleza, ela era ignorante, arredia. Às humilhações vividas, somaram-se outras.

Em 1937 depois de se submeter aos caprichos de alguns canastrões da indústria cinematográfica, estreou no cinema, no filme Segundos Afuera onde pode mostrar sua falta de talento, e em seguida, foi contratada para fazer radionovelas.

Em 1944 conheceu Juan Domingo Perón, então vice-presidente da Argentina e ministro do Trabalho e da Guerra, que coincidentemente tinha o mesmo nome de seu pai. Ele foi preso no ano seguinte por militares descontentes com sua política, voltada para a obtenção de benefícios para os trabalhadores e Evita organizou comícios populares que forçaram as autoridades a libertá-lo e pouco depois se casaram. Perón foi eleito presidente em 1946.

Famosa por sua elegância e seu carisma, conquistou para o peronismo o apoio da população pobre, na maioria migrantes de origem rural a quem ela chamava de "descamisados".

Eva foi, possivelmente, uma personalidade dividida. De um lado, repleto de altruísmo e generosidade, há a moça simples, ‘revoltada com a injustiça’, e de outro, a mulher seduzida pelo poder.

Entre a total obscuridade na vida de Evita, ao mais absoluto resplendor pessoal e político, seguida da morte, tudo ocorreu em apenas 7 anos.
Nesse curto período ela saiu do anonimato para se tornar uma das mulheres mais importantes e poderosas do mundo.
Morreu aos 33 anos de idade.

Às 20h e 25min de 26 de julho de 1952, morre aos 33 anos, de câncer de útero. Embalsamado, seu corpo ficou exposto à visitação pública até que, durante o golpe de Estado que derrubou Perón em 1955, seu cadáver foi roubado e enterrado no Cemitério Monumental de Milão, Itália. Dezesseis anos mais tarde, em 1971, o corpo foi exumado e transladado para a Espanha. Ali foi entregue ao ex-presidente Perón, que vivia exilado em Madri. O médico argentino que embalsamou Evita revelou que fora um trabalho perfeito, uma vez que, Evita parecia "uma boneca" devido a sua baixa estatura, pele alva e vestido de cetim branco. Após a vinda do esquife da Espanha numa caixa de vidro...Evita parecia adormecida.

Perón voltou à Argentina em 1973 e foi reeleito presidente, tendo a terceira mulher, Isabelita Perón, como vice. Após sua morte, em 1974, Isabelita Perón trouxe o corpo de Evita para a Argentina onde foi exposto novamente por um breve período. Foi então enterrada novamente no mausoléu da família Duarte no cemitério da Recoleta, na cidade de Buenos Aires.

Curiosidades.
O escritor argentino Tomás Eloy Martínez, autor de Santa Evita (1995) garante que a frase "Voltarei e serei milhões", atribuída a Evita e inscrita em bronze em seu túmulo, nunca foi pronunciada.

Evita nunca foi esquerdista e sempre refutou esse título, mas o voto feminino, por exemplo, que era uma reivindicação histórica das mulheres comunistas argentinas, foi implantado por Evita. No entanto, não foi bem aceito, porque foi entendido como um golpe de Evita.

Em 2006, o diretor britânico Alan Parker dirigiu o filme Evita, um musical que contou com a atuação Antonio Banderas e Madonna no papel de Eva Perón.
Madonna enviou aos produtores o clipe da música Take a Bow para convence-los a lhe darem o papel. Mas, na época das gravações houve protestos contra a sua atuação por considarem a cantora indigna de representar Evita, já que a veneram como uma santa.

A música Dont Cry For Me Argentina foi rescrita por Andrew Webber em 1976 e entrou para o álbum do longa de 1996 na voz de Madonna. A canção já foi gravada e interpretada várias outras vezes como por Olívia Newton John, Donna Summer, Sinéad O´Connor, Sarah Brightman, Andréa Bocelli, Nicole Scherzinger e Vanusa, entre outros.

Apesar de Vanusa ter gravado em inglês, a música teve também uma versão em português que foi gravada por Claudia,

Em 25 de julho de 2012 o governo argentino modificou a cédula de cem Pesos Argentinos e substituiu a efígie do ex-presidente Julio Argentino Roca, responsável por atos de genocídio contra povos indígenas, pela efígie de Eva Perón.

Assista o vídeo aqui.

0 comments: